Buscar

LULA x BOLSONARO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luiz Inácio Lula da Silva mais conhecido como Lula, é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico  e politico brasileiro , filiado ao Partido dos trabalhadores (PT). 
Lula concorreu as eleições presidenciais três vezes antes de se tornar presidente1989, 1994 e 1998 e finalmente em 2002 ganhou as eleições e se tornou o 35° Presidente do Brasil assumindo a presidencial em 1 de janeiro de 2003 sendo reeleito em 2006 teve seu mandado prolongado até 1 de janeiro de 2011.
O governo Lula foi muito marcado por projetos sociais para os mais pobres e também por escândalos de corrupção. Os projetos sociais mais marcantes e reconhecidos internacionalmente pelas Organizações das nações unidas como programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome, como o Bolsa Família e Fome zero. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo, Mas escândalos de corrupção também tiveram grande impacto no período em que governou o País um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil, o Mensalão o esquema consistia na compra de parlamentares com dinheiro desviado de estatais e órgãos públicos. O Petrolão e o desvio de bilhões de reais que quase quebrou a Petrobrás De acordo com investigações e delações premiadas, estavam envolvidos em corrupção membros administrativos da empresa estatal Petrobras, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da República, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e governadores de estados, além de empresários de grandes empresas brasileiras. Como Lula foi inocentado de todas as acusações de envolvimento em escândalos de corrupção, hoje em 2022 está concorrendo a presidência para o seu terceiro mandato conta o então Presidente e principal rival na campanha para a presidência Jair Bolsonaro.
Jair Messias Bolsonaro é um militar reformado e politico brasileiro , filiado ao Partido Liberal (PL). foi Deputado Federal pelo Rio de Janeiro de 1991 à 2019 em 2018 ganhou as eleições presidenciais, e em 1 de janeiro de 2019 se tornou o 38° Presidente do Brasil.
O governo Bolsonarista utilizou como projeto principal de sua campanha, promover a flexibilização armamentista da população. Também foi marcado por escândalos e contradições, um dos principais escândalos envolvendo o governo foi a demora a na compra de vacinas e as propostas envolvendo superfaturamento nas compras além de escândalos envolvendo ministros da educação. Dados apontam que mais de 400 mil mortes poderiam ser evitadas se o governo tivesse investido na compra e incentivo à vacinação e não em tratamentos sem comprovação cientifica como foi o caso da hidroxicloroquina. 
Apesar do cenário envolvendo o atual presidente ele tem grande apoio da comunidade cristã evangélica e grandes empresários, que de acordo com a polarização que vivemos se intitulam de “extrema direita”.
Hoje as pesquisas eleitorais apontam um provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro, onde eu vejo que o Brasil está se dividindo cada vez mais e que tem se propagado ainda mais fanatismo e ódio por conta de extremistas tanto de direita quanto de esquerda, eu desejo que todos possam respeitar opiniões que se divergem e possam debater de maneira que as melhores ideias vençam. Rezo para que Brasil se torne um País melhor. Hoje as ideias e propostas que mais se aproximam do que gostaria para o Brasil não são apresentadas por nenhum dos candidatos citados hoje, pra mim seria a “terceira via”.

Outros materiais