Buscar

Aula prática 03 - Fenômenos fisicos e reações químicas - Biologia e Farmácia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
PROF. DRA. EDUARDA DE MAGALHÃES DIAS FRINHANI
PROF. DR. LEONARDO HENRIQUE DE OLIVEIRA
QUÍMICA GERAL
AULA PRÁTICA 03
FENÔMENOS FÍSICOS E REAÇÕES QUÍMICAS
JOAÇABA – SC
ABRIL DE 2021
1. OBJETIVOS
- Diferencias fenômenos físicos e químicos.
- Reconhecer reações de oxirredução.
2. PROCEDIMENTO
2.1. AQUECIMENTO DO MAGNÉSIO
1. Segure um pedaço de fita de magnésio com uma pinça metálica.
2. Leve à chama do bico de Bunsen até a emissão de luz. Não olhe diretamente para a chama!!!
3. Deposite o produto da reação dentro de uma cápsula de porcelana. 
Descreva o produto desta reação (cor, aparência, etc.), destacando as diferenças entre o produto e a substância original. 
2.2. AQUECIMENTO DO IODO
1. Coloque três cristais de iodo em um béquer de 100 mL.
2. Cubra o béquer com um vidro de relógio. No vidro de relógio, adicione água destilada até aproximadamente 2/3 da sua capacidade.
3. Coloque este conjunto sobre uma tela de amianto. Aqueça em chama baixa até que os vapores de iodo cheguem ao vidro de relógio. Espere mais cinco minutos e desligue o gás. 
	OBSERVAÇÃO:
Não retire o vidro de relógio até o final do processo. A inalação dos vapores de iodo pode causar irritação!!
4. Retire o vidro de relógio cuidadosamente e jogue fora a água. Observe o vidro de relógio e anote suas observações:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.3. AQUECIMENTO DO DICROMATO DE AMÔNIO
1. Coloque uma pequena porção (ponta de espátula) de dicromato de amônio em um tubo de ensaio.
2. Segure o tubo de ensaio com uma pinça de madeira e aqueça na chama do bico de Bunsen. Obs: não direcione a boca do tubo para você ou seus colegas.
3. Deposite o produto da reação dentro de uma cápsula de porcelana. Descreva o produto desta reação (cor, aparência, etc.), destacando as diferenças entre o produto e a substância original. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.4 REAÇÃO DO IODETO DE POTÁSSIO E NITRATO DE CHUMBO
1. Pipete 5 mL de solução de iodeto de potássio 0,1 mol.L-1 e transfira para um béquer de 50 ou 100 mL. 
2. Lave a pipeta e pipete 5 mL de solução de nitrato de chumbo 0,1 mol.L-1 e transfira para o mesmo béquer.
3. Anote as suas observações:
2.5 REAÇÃO DO CLORETO DE AMÔNIO E HIDRÓXIDO DE BÁRIO 
1. Pese 2,8 g de cloreto de amônio em um béquer, reserve. 
2. Pese 8,0 g de hidróxido de bário octaidratado em um erlenmeyer. Cuidado! O hidróxido de bário é uma substância irritante.
3. Transfira o cloreto de amônio para o Erlenmeyer contendo hidróxido de bário. 
4. Coloque o Erlenmeyer em cima de uma tábua de madeira previamente molhada com alguns mililitros de água. 
5. Agite a mistura com um bastão de vidro, mas não mova o erlenmeyer. 
Cuidado! Exalará um odor de amônia, não aproxime o rosto e certifique se as janelas estejam abertas.
6. Espere aproximadamente 2-3 minutos e sinta a temperatura do erlenmeyer.
7. Acrescente ao erlenmeyer 2-3 gotas do indicador fenolftaleína. Anote suas observações
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.6 METAIS COMO AGENTES REDUTORES – PARTE I
1) Em um béquer de 50 mL coloque 10 - 20 mL de solução de nitrato de prata, AgNO3(Aq), 0,1 mol.L--1 . Cuidado!! O nitrato de prata provoca manchas escuras na pele e outros materiais.
2) Mergulhe um fio de cobre (Cu(S)) previamente lixado, conforme indicado na Figura 1.
Figura 1 – Representação do sistema para reação do cobre com nitrato de prata
3) Deixe o sistema em repouso até o término das atividades.
4) Sabendo que soluções aquosas de Cu+1 apresentam coloração esverdeada e soluções aquosas de Cu+2 apresentam coloração azul, faça as observações pertinentes sobre os produtos da reação química realizada e escreva a equação balanceada. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Descarte a solução no frasco indicado pelo professor.
2.7 METAIS COMO AGENTES REDUTORES – PARTE II
1) Numere 5 tubos de ensaio 1 a 5 e organize-os na estante para tubos de ensaio.
2) Coloque um pedacinho de cobre metálico no tubo 1, fita de magnésio no tubo 2, Zinco metálico no tubo 3, um pedacinho de alumínio (Al) no tubo 4 e uma pequena bola de esponja de aço (Fe) no tubo 5. 
3) Utilizando uma pipeta graduada, previamente limpa, adicione aproximadamente 5 mL de CuSO4 1,0 mol.L-1 em cada tubo. 
4) Espere 3 minutos para a reação ocorrer. Se houver reação escreva a equação balanceada. Do contrário, escreva “aparentemente não ocorreu”. Anote outras observações pertinentes, como mudança de coloração, aquecimento, liberação de gás.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Despeje o conteúdo de cada tubo de ensaio com os pedacinhos metálicos utilizados no recipiente para descarte indicado pelo professor. Lave os tubos e as pipetas com água da torneira depois com água destilada.
6) Repita os procedimentos 1 a 4, substituindo a solução de sulfato de cobre por ácido sulfúrico 3 mol.L-1. Utilize pipeta limpa!! 
Observação: A reação com o Ferro é lenta.
7) Espere 3 minutos para a reação ocorrer. Se houver reação escreva a equação balanceada, seguindo o exemplo abaixo. Do contrário, escreva “aparentemente não ocorreu”. Anote outras observações pertinentes, como mudança de coloração, aquecimento, liberação de gás. 
Despeje o conteúdo de cada tubo de ensaio com os pedacinhos metálicos utilizados no recipiente para descarte indicado pelo professor. Lave os tubos e as pipetas com água da torneira depois com água destilada.
8) Repita os procedimentos 1 a 4, substituindo a solução de sulfato de cobre por sulfato de zinco 1 mol.L-1. Utilize pipeta limpa!! 
9) Espere 3 minutos para a reação ocorrer. Se houver reação escreva a equação balanceada. Do contrário, escreva “aparentemente não ocorreu”. Anote outras observações pertinentes, como mudança de coloração, aquecimento, liberação de gás. 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________AO TERMINAR A AULA PRÁTICA:
O material de vidro após o uso deve ser lavado com água e detergente com o auxílio de uma escova. Depois de bem enxaguado com água da torneira, enxague com água destilada. 
Depois de lavado, o vidro deve permitir o escoamento de água sobre sua superfície, sem formar gotas, que indicam a presença de matéria gordurosa. 
Deixe o material secando sobre papel toalha em cima da bancada. Nunca deixe a vidraria de cabeça para baixo!!
Mostre a bancada limpa eorganizada para o professor antes de sair do laboratório.
2

Continue navegando