Buscar

HANS EYSENCK

Prévia do material em texto

Hans Eysenck baseia em três dimensões sobre a personalidade: Extroversão, Neuroticismo e Psicoticismo e cada uma tem o seu oposto. São: Extroversão versus Introversão, Neuroticismo versus Estabilidade Emocional e Psicoticismo versus Autocontrole. 
Extroversão e introversão: Indivíduos com altos níveis de extroversão se envolvem mais em atividades sociais, ser mais comunicativas e se sentem mais cômodas em grupo. Eles tendem a ser mais falantes, sociáveis e se sentem mais à vontade em grupos. A extroversão é muda do alto que é o extrovertido e baixo que é o introvertido. Os introvertidos tendem a ser mais calmos, evitando as grandes reuniões sociais e podem se sentir desconfortáveis ao se envolver com estranhos.  Eysenck baseava que extroversão se relaciona com níveis de atividade cerebral ou com atividade cortical. Os extrovertidos experimentam níveis mais baixos de atividade cortical, o que os levaria a buscar estímulos externos. Os níveis de atividade mais altos nos introvertidos os levariam a evitar estímulos externos que possam acarretar um maior aumento da atividade.
Neuroticismo e Estabilidade Emocional: Indivíduos com alta pontuação em medidas de neuroticismo tendem a experimentar níveis mais altos de estresse e ansiedade. O neuroticismo também é caracterizado pelo perfeccionismo e uma tendência a se sentir insatisfeito, zangado ou frustrado com os outros quando seus desejos não são realizados ou quando suas expectativas não são atendidas. Quem tem uma baixa pontuação de neuroticismo geralmente experimenta mais estabilidade emocional. Indivíduos com um baixo nível de neuroticismo são mais tolerantes com as falhas dos outros e permanecem mais calmos em situações exigentes. Neuroticismo é um nível que varia de temperamento calmo para nervoso. Hans Eysenck teorizou que este aspecto da personalidade é influenciado pelo sistema nervoso simpático, que é responsável pela resposta de “luta ou fuga”. Pessoas que tem altos níveis de neuroticismo têm problemas com ansiedade e ataques de pânico. 
Psicoticismo e Autocontrole: O psicoticismo foi uma adição tardia à teoria da personalidade de Eysenck, Essa terceira dimensão da personalidade varia da normalidade (baixo psicoticismo) ao alto psicoticismo. Indivíduos com escores mais altos de psicoticismo têm maior probabilidade de envolver em comportamentos irresponsáveis ​​ou mal calculados. psicoticismo também tem associações mais positivas. Eysenck sugeriu que o psicoticismo era influenciado por fatores biológicos e estava correlacionado com níveis de hormônios como a testosterona.

Continue navegando