Buscar

Análise de Cenário de Risco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS
10 Acertos
1ª Questão - O Guarda Municipal Fulano trabalha de segunda a sexta no cruzamento da rua X com a rua Y, no horário de 7 às 15 horas. Ao afirmarmos que ele está sendo submetido a riscos físicos, considera-se que estamos nos referindo a que tipo de situação?
R - Estamos apontando que ele fica exposto aos raios solares.
2ª Questão - Ao ser contatado para planejar um evento, o Policial Rodoviário Federal Beltrano questiona onde ocorrerá. O responsável pergunta a Beltrano porque isto é importante. Beltrano expõe os seguintes argumentos: I - Em muitos casos, os ventos mais intensos acompanham a chegada de frentes frias e, consequentemente chuvas. As áreas litorâneas são mais vulneráveis às ações desses fatores ambientais. II ¿ Ventos intensos geram ondas de calor intenso, promovendo a possibilidade de queimadas. III - Intensas precipitações em locais com relevo acentuado podem, também, promover o deslizamento de encosta. Sobre os argumentos de Beltrano, podemos afirmar que:
R - Os argumentos I e III estão corretos.
3ª Questão - Ao gerenciar a segurança de um evento esportivo que ocorre em sua cidade, o GM Fulano fica atento a qualquer alteração no ambiente interno e externo ao espetáculo. Ele faz isso porque sabe ser importante no que diz respeito a análise das ameaças e vulnerabilidades. É correto afirmar que:
R - Se os ambientes interno e externo mudarem, mudarão os tipos de ameaças e vulnerabilidades.
4ª Questão - O Guarda Municipal Sicrano está diante da missão de planejar um evento que jamais ocorreu em sua cidade. Ele pensa que a Análise Preliminar de Risco pode lhe ajudar. Ele está certo em razão dos motivos expostos abaixo, exceto um. Qual?
R - A análise preliminar de riscos identifica o que pode ser feito a partir do momento em que não se leva em consideração os aspectos relativos as possíveis falhas.
5ª Questão - Ao estudarmos a expressão "evento adverso", somos apresentados às suas diversas definições. Não é uma delas:
R - Um evento inédito que promova a concentração de um grande número de pessoas, necessitando de um grande contingente de órgãos de segurança para prover a ordem naquele local.
6ª Questão - O Centro de Operações Rio (COR) informa a comunidade carioca que ela deve seguir instruções específicas voltadas para uma emergência devido à ameaça real ou iminente de chuvas fortes na Cidade do Rio de Janeiro. Esse informe ou sinal é denominado:
R – Alerta
7ª - O GM Fulano está planejando a segurança de um evento ciclístico que ocorrerá em sua cidade. Ele pensa que seria importante levantar os pontos fortes e fracos que poderão se apresentar para a realização da competição esportiva. Uma metodologia adequada para o que ele pretende seria a:
R - Análise SWOT.
8ª Questão - O que será feito, como será feito, porque será feito, quem fará, quando será feito, onde será feito e quanto custará. Estas são perguntas que constam de qual metodologia usada em Gerenciamento de Riscos?
R - 5W2H.
9ª Questão - Dentre os eventos adversos que podem acontecer em nosso país, NÃO é um deles:
R - Sufrágio universal.
10ª Questão - Ao fazer uma análise inicial do Aterro do Flamengo, local onde aconteceu no período de 15 a 23 de junho de 2012 a Cúpula dos Povos, percebe-se uma série de riscos que pode provocar danos ao bom andamento do evento, exceto:
R - Pistas de alta velocidade fechadas para uso recreativo e competições.

Continue navegando