Buscar

Comunidade Surda e a Língua de Sinais

Prévia do material em texto

2
GRUPO SER EDUCACIONAL
“NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO”
DISCIPLINA:LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS
NOME DO ALUNO
KEYLLA PRIMO MENDES
FARIAS BRITO, ESTADO DO CEARÁ
2022
SOMENTE SURDO PODE PERTENCER A COMUNIDADE SURDA E FAZER AQUISIÇÃO DA LINGUA? 
De acordo com enunciado acima sabemos que a resposta é não, pois os surdos, mudos, ou qualquer pessoa que necessite do uso de sinais para se comunicar pode usar a Libras. A comunidade surda pode ser composta por surdos e ouvintes, por exemplo, familiares, professores, amigos, interpretes e outros que queiram participar e compartilhar a língua de sinais. 
	A comunidade surda é uma espécie de espaço onde se difundem a língua e cultura surdas. Essas comunidades estão espalhadas pelo mundo inteiro reunindo surdos e ouvintes que partilham do mesmo ideal de luta de manutenção dos interesses de igualdade e acessibilidade dos surdos.( MAGNANI, 2007, P.3). A comunidade surda é constituída principalmente por surdos, mas não apenas deles, os familiares, educadores, alguns profissionais da educação e saúde que tenham interesse nas línguas de sinais. Para entendermos melhor a comunidade surda precisamos entender também a língua brasileira de sinais-LIBRAS, e saber que cada país possui sua própria língua de sinais. Exemplificando uma criança surda ou ouvinte para se tornar um falante na sua língua materna precisa está em sintonia com ela, a interação com adultos surdos proporcionará além da aquisição da língua, a construção da identidade, através da comunidade surda. Outro fator que deve ser lembrado é a diferença entre a cultura surda e a comunidade surda, pois a primeira é um conjunto de comportamentos aprendidos de um grupo de pessoas que possui sua própria língua , valores, regras e tradições (1989.p5. FELIPE, 2007. P 45) ela é também universal e aceita somente surdos. E a comunidade surda é toda pessoa com deficiência auditiva e também outras pessoas que se socializam a coma pessoa surda.
	Para finalizar sabemos que esta comunidade sofreu muitos desafios até chegar onde hoje estão , onde surdos e seus familiares lutam para reconhecimento da LIBRAS. A comunidade surda busca acabar com estereótipos que ameaçam sua acessibilidade e direitos adquiridos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES,Rafaela, 2022, microempreendedora do Distrito de Cariutaba, Farias Brito,Ceará

Continue navegando