Buscar

EXERCÍCIO - Atuação do Psicólogo no âmbito educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO - Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
1.  Na formação do psicólogo é possivel conhecer uma série de teorias que tem como objetivo compreender as subjetividades e os comportamentos humanos. Para construir suas práticas é importante que o profissional busque determinados conhecimentos. No caso da atuação do psicólogo escolar, quais campos/conhecimento são essenciais para a construção de suas práticas?
Você acertou!
A. Aprendizagem e desenvolvimento.
As teorias da aprendizagem e as teorias sobre o desenvolvimento humano são referências básicas para orientar o conhecimento e a prática do profissional psicólogo que atua no ambito escolar. Conhecer como os sujeitos aprendem e como se dão os processo de desenvolvimento auxiliam o profissional conhecer e acompanhar os alunos.
2. Na visão de Eduard Claparède sobre como a psicologia deve olhar a aprendizagem.
Você acertou!
B.  Defendia uma abordagem funcionalista da Psicologia.
Édouard Claparède defendia uma abordagem funcionalista da psicologia, ou seja, para ele, o pensamento seria uma atividade biológica a serviço do organismo, com funções de adaptação ao ambiente.
3. Podemos identificar elementos sobre o processo de ensinar e aprender que são importantes para o conhecimento do psicólogo que atua no contexto escolar. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O processo de ensinar e aprender é o encontro de diferentes subjetividades e propicia uma interação dialógica.
II. Haverá um momento em que aquele que ensina se torna desnecessário.
III. A superação da assimetria que o encontro (professor- aluno) implica a razão e a existência do encontro.
IV. No caso do ensino, trata-se de o aprendente tomar posse de um saber que o diferencia de seu ensinante.
Resposta correta.
E. Todas as alternativas estão corretas.
O processo de ensinar e aprender é o encontro de diferentes subjetividades que propicia uma interação dialógica que supera a assimetria que originou o encontro. Esta superação implica a razão e a existência do encontro. No caso do ensino, trata-se de o aprendente tomar posse de um saber que o diferencia de seu ensinante. Eis o momento em que aquele que pretende ensinar se torna desnecessário, marcando o término de uma relação que continua em outros horizontes, mas que possibilitou a ambos retirarem daí benefícios inegáveis (professor e aluno).
4. A partir de novos estudos e também devido mudanças nos contextos históricos, sociais e culturais das sociedades, a Psicologia reconstrói suas formas de entender a sua contribuição no contexto escolar propondo assim novas práticas. Em relação ao final da primeira metade do século XX (em especial a partir de 1970) quais práticas passam a ser entendidas como mais efetivas pela Psicologia da educação? Marque a opção correta.
Você acertou!
E. Enfase nos fatores ambientais e socioeconômicos, minimizando os fatores biológicos.
Um novo marco surgiu na década de 1970, quando se buscavam novas explicações para o comportamento escolar. Nesse período, o foco dado aos problemas de aprendizagem mudou. Minimizaram-se os fatores biológicos e deu-se ênfase aos fatores ambientais e socioeconômicos. Deixou-se de pensar em “[...] objetivos ajustatórios ou discriminatórios para [se] pensar nos processos educacionais de um modo mais amplo” (BARBOSA; SOUZA, 2012, p. 170).
5. De que forma o psicólogo no âmbito escolar pode buscar a organização do trabalho pedagógico visando um melhor relacionamento professor-aluno em sala de aula?
Você acertou!
E. Trabalhando de forma conjunta com a comunidades escolar E reconhecendo os processos subjetivos que envolvem os processos de aprendizagem.
As práticas patologizantes e categorizantes não devem ser características de um fazer psicológico no século XXI. Também a compreensão do trabalho do psicólogo escolar como uma extensão de atendimentos clínicos com uso de testes psicológicos e medicamentos para lidar com as queixas escolares é uma antiga realidade que precisa ser superada. Entende-se a importância do trabalho em conjunto com a comunidade escolar a partir da compreensão da complexidades dos processos subjetivos que envolvem a aprendizagem, assim como compreender as relações sociais e institucionais que são estabelecidas no ambito escolar.

Continue navegando