Buscar

Atividade 1 - Xenofobia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Xenofobia e preconceito / Formação cultural e diversidade cultural
“O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.” Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/xenofobia-na-europa.htm. Pesquise sobre o contexto apresentado e, com base nos seus estudos filosóficos sobre a formação da cultura e a intolerância ao “diferente”, exponha argumentos embasados sobre os seguintes questionamentos: 
1) É possível afirmar que toda forma de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas ou subculturas em países europeus são manifestações de xenofobia? Por quê? 
Nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas em países europeus podem ser consideradas xenofobia. Em diversos casos as atitudes movidas pelo preconceito estão associadas a motivações políticas, choque de culturas e conflitos ideológicos. O preconceito criado pela xenofobia é controverso. Muitas vezes se manifesta em atos de discriminação e ódio contra estrangeiros. Há intolerância e aversão a pessoas de outros países ou de diferentes culturas, causando diversas reações entre as pessoas xenófobas (SIGNIFICADO, 2022).
Entretanto, a xenofobia não surge com tais grupos de extrema direita, mas, sim, é explorada por eles para intensificar preconceitos na sociedade contemporânea. A fim de compreender a dimensão racial da xenofobia europeia, deve-se voltar no tempo e encontrar suas raízes, o que demanda compreender a lógica da colonialidade, ao passo que o colonialismo é um processo de poder. (BRAGATO, 2014, p. 211-212).
2) O imigrante é excluído socialmente nas nações hegemônicas? O processo de exclusão pode chegar ao ponto de relegar o imigrante às atividades profissionais de baixa remuneração, independentemente de sua capacitação profissional? Justifique. 
Sim. Os imigrantes e sua maioria não costumam ser bem vistos pelas nações hegemônicas, sendo considerados por alguns membros da população como mão de obra barata e de fácil manuseio (admissão e demissão), devido a sua condição de imigrante. Muitos adentram o país de forma ilegal, logo se tornam vítimas de contratantes que os renumeram de maneira injusta, pois sabem que o imigrante não poderá solicitar seus direitos sem se expor. 
Os trabalhadores imigrantes enfrentam uma série de obstáculos ao chegar ao exterior e um deles é que muitas vezes têm que se submeter a mão de obra barata, e seus direitos básicos não são respeitados, principalmente quando esse trabalhador está no país ilegalmente. A escravidão é uma realidade assustadora em muitos países, incluindo aqueles com economias avançadas, e as lutas para aboli-la não trouxeram grandes resultados. (SALADINI, 2011). 
Apesar de a igualdade social ser garantida em constituição e reconhecida a importância do trabalho como o principal meio para se alcançar a dignidade e que o exercício da cidadania é direito de todos, a realidade se apresenta como uma controvérsia, onde, além de as políticas para a garantia dos direitos sociais serem dispersas ou praticamente nulas, afinal, não é possível a constatação de vestígios reais a respeito de sua aplicabilidade, existe relativa desigualdade de oportunidades de trabalho (CARRYL, 2015).
Muitas vezes o trabalhador imigrante se submete a condições ilegais ou precárias, em razão do medo de deportação e também com a esperança de que por meio do trabalho possa obter dinheiro e condições futuras de legalização (SALADINI, 2011).
 
REFERÊNCIAS
BRAGATO, Fernanda Frizzo. Para além do discurso eurocêntrico dos direitos humanos: contribuições da descolonialidade. Revista Novos Estudos Jurídicos, v. 19, n. 1, p. 201-230, 2014.
CARRYL, J.A.M. Exclusão social do trabalhador imigrante e seus direitos sociais. FABE em revista, v.5, n.6, 2015.
SALADINI, A. P. S. Trabalho e imigração: os direitos sociais do trabalhador imigrante sob a perspectiva dos direitos fundamentais. Originalmente apresentada como Dissertação de Mestrado Universidade do Norte do Paraná.
SIGNIFICADO. Significado de xenofobia. Disponível em: https://www.significados.com.br/xenofobia/#:~:text=Nem%20todas%20as%20formas%20de,culturas%20ou%20mesmo%20motiva%C3%A7%C3%B5es%20pol%C3%ADticas. Acesso em: 20/08/2022

Continue navegando

Outros materiais