Buscar

Função da Universidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual é, na sua opinião, a função de uma Universidade?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. A mesma LDB traz como uma das características das universidades a produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional e as integram na condição de instituições de pesquisa, ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Ao refletir sobre a função de uma universidade cabe considerar o disposto constitucional que traz em seu art. 207 sobre o princípio de indissociabilidade entre as três funções básicas da universidade que são o ensino, a pesquisa e extensão. 
Tendo como base a LDB e Constituição Federal, considero que as funções das universidades não devem limitar-se a formação de recursos humanos qualificados, e vai além da função educacional, perpassando pela função social e econômica. Essas diversas funções podem ser exemplificadas pela: produção e disseminação de novos conhecimentos, pensamento inovador, formação de pessoal qualificado, desenvolvimento da pesquisa e inovação, interlocução com pesquisadores internacionais, parcerias com o setor produtivo, contribuições com a vitalidade social e cultural, além do foco na saúde e bem-estar e estão alicerçadas nas três funções básicas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A função do Ensino é a responsável pela formação de profissionais para as carreiras de base intelectual, científica e técnica de nível superior e visa promover ensino de qualidade alinhado com os desafios da sociedade contemporânea. Para que a função de Ensino seja executada com qualidade é essencial que os docentes estejam envolvidos com as atividades de pesquisa, sem as quais seriam meros repassadores de informações.
A função da Pesquisa é a responsável pela produção e sistematização de conhecimento, diz respeito ao conhecimento aprofundado dos fundamentos e métodos científicos nos quais se apoia o sujeito-pesquisador, bem como as ações de conhecer, mobilizar, estudar, apropriar-se e dialogar com os conhecimentos acumulados e com estudiosos que a eles se dedicaram. 
A função da Extensão é a responsável por devolver à comunidade os bens que se tornaram possíveis graças às pesquisas e diz respeito aos produtos do conhecimento que precisam ser usufruídos e construídos além dos muros acadêmicos e com a participação de por todos os integrantes da comunidade. A atividade de pesquisa também é imprescindível para a efetivação de atividades de extensão.
Tendo em vista das múltiplas funções, pode-se considerar que a função da universidade não é somente a expressão do saber abstrato e sistematizado, e sim a expressão concreta da cultura da sociedade em que está inserida considerando sua função formadora, pesquisadora e extensionista.

Continue navegando