Buscar

filosofia_-_1_ano_-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE II - A CONDIÇÃO HUMANA - Capítulo 3 - O mundo humano dos símbolos 
Este capítulo dá início a unidade que aborda alguns temas de antropologia filosófica, como cultura, linguagem, trabalho, consumo e lazer. Trata-se de reflexões que propõem investigar o que é o ser humano, quais as características do seu pensar e agir, como constrói sua existência e o processo de aculturação pelo qual ele passa.
➧Questões: 
1- Enquanto os animais permanecem mergulhados na natureza, somos capazes de transformá-la em cultura. Explique como isso é possível? (p.37) 
2- Que significa dizer que apenas o ato humano pode ser considerado voluntário e consciente da finalidade? (p.38) 
3- Você concorda com a ideia de que através da cultura surge a característica humana mais nobre, ou seja, a capacidade de produzir sua própria história e de se tornar sujeito de seus atos? Justifique sua resposta. (p.39) 
4- Em relação a tradição e a ruptura o processo de humanização ocorre por meio de relações interpessoais, a consciência de si emerge justamente dos impasses e confrontos com o outro. Explique porque é importante manter viva a contradição fecunda de polos que se opõem - herança social e individualidade - mas não se excluem. (p.39/40) 
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” (Franz Kafka) 1

Outros materiais