Buscar

RADIOATIVIDADE QUÍMICA

Prévia do material em texto

RADIAÇÃO
O que é radiação? É energia em movimento, ou seja, a propagação ou trânsito de uma partícula ou onda eletromagnética entre um ponto e outro do espaço, seja através do vácuo ou de um meio material qualquer.
· Raios X: Os raios x são ondas eletromagnéticas de pequeno comprimento de onda, bastante energéticas, penetrantes e ionizantes.
Natureza das Emissões: A emissão radioativa é constituída de partículas de carga positiva, negativa e ondas eletromagnéticas. Tais radiações foram denominadas:
1. Radiações Alfa (𝝰) → Carga positiva e são constituídas de dois prótons e dois nêutrons. Equivale a um núcleo de Hélio.
OBS!Equivale a um núcleo porque não conta a eletrosfera.
1. Radiações Beta (𝝱) → Carga negativa e são elétrons que saem do núcleo. Admite-se que um nêutron desintegra-se formando um próton, um elétron e um neutrino. 
2. Emissões Gama (𝝲) → Ondas Eletromagnéticas emitidas pelo núcleo.
Leis da Radioatividade:
1. Lei de Soddy/Primeira Lei → Quando um átomo emite uma partícula 𝝰 o seu número atômico diminui em duas unidades e o seu número de massa diminui em quatro unidades.
2. Lei de Soddy, Fajans, Russel/Segunda Lei → Quando um átomo emite uma partícula 𝝱, o seu número de massa permanece inalterado e seu número atômico aumenta em uma unidade.
Relação de Penetrância e Ionização:
Reações Nucleares: Fusão e Fissão Nuclear:
1. Fissão Nuclear →  Bombardeamento de nêutrons em um núcleo radioativo. A colisão resulta em um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos, juntamente liberando uma grande quantia de energia.
2. Fusão Nuclear → Ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, juntamente liberando energia. Libera mais energia que a fissão nuclear.
Meia-Vida(P): Tempo necessário para que a metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa se desintegre. Não depende da quantidade inicial do isótopo nem de fatores como pressão e temperatura. O número de mols de átomos não desintegrados pode ser calculado:
1. n=n0/2^x, onde n0=número inicial de mols, n=número final de mols, x=períodos de meia-vida.
2. t=x.p, onde t=tempo de decaimento, p=meia-vida
Por outro lado, não é necessário decorar fórmulas, pois apenas por lógica é possível saber quantos períodos de meia-vida ocorreram.

Continue navegando