Buscar

logística internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Logística Internacional
Curso: Logística
Segundo o Remessa Online Drawback é “... um benefício fiscal que ajuda os exportadores a reduzir o custo de produção e ter um preço atrativo no comércio internacional. (ONLINE, 2017)
Esta modalidade é dividida em três categorias: isenção, suspensão e restituição de tributos.
DRAWBACK DE ISENÇÃO: 
Nesta modalidade a desoneração dos tributos é concedida para a reposição de estoques comprados anteriormente. Esse benefício é válido apenas para a compra de matérias-primas na quantidade e qualidade proporcional ao usados no produto exportado. Na compra dos insumos são isentos o imposto de importação, IPI, PIS, COFINS e AFRMM.
DRAWBACK DE SUSPENSÃO: 
Nesta modalidade é permitido que a empresa compre, com suspensão de impostos, insumos nacionais ou importados que serão usados na fabricação de produtos com destino a exportação, ou seja, a empresa garante o benefício fiscal antes mesmo de exportar os produtos. Isso reduz os custos de fabricação e torna o preço mais competitivo em outros países. Nessa modalidade, são suspensos tributos federais, tais como: Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS, AFRMM e ICMS.
DRAWBACK DE RESTITUIÇÃO: 
Seguindo a SISCOMEX esta modalidade trata da restituição dos tributos pagos na importação de insumo importado e utilizado na produção de bem exportado. Esta modalidade é pouco utilizada, de modo que, atualmente, o regime de drawback compreende basicamente as modalidades suspensão e isenção.
Os benefícios do Drawback são aplicados nos seguintes casos:
· Artigo importado para ser beneficiado no Brasil e exportado em seguida;
· Matérias-primas, produtos semiacabados e usados no fabrico de artigo exportado ou a ser exportado;
· Parte, peça, dispositivo e máquina que complemente um aparelho, veículo ou equipamento exportado ou em vias de ser;
· Item que será acondicionado, embalado ou para apresentação de mercadoria exportada ou a ser exportada (deve comprovar que agregou valor ao produto final);
· Animais a serem abatidos e exportados.
· REFERENCIAS
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior. Manual ZPE. 2009. Disponível em <http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1284730310.pdf.> Acesso em 26 jul. 2022.
NETO, Walter. O regime aduaneiro especial de Drawback como estímulo às exportações: o desempenho no Brasil de 2004 a 2010. Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, n. 06, p.19-28, abr-jun 2011. Disponível em < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4615/1/BEPI_n6_regime.pdf>. Acesso em 26 jul 2022.
Receita Federal. Drawback: regimes aduaneiros especiais. 2000. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/regimes-e-controles-especiais/regimes-aduaneiros-especiais/drawback. Acesso em: 08 agost. 2022.
ONLINE, Remessa. O que é drawback e como funciona? 2020. Disponível em: https://www.remessaonline.com.br/blog/entenda-o-que-e-e-como-funciona-o-drawback/. Acesso em: 08 agost. 2022.

Continue navegando