Buscar

etica cidadania e sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4. ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
A Sustentabilidade é a exploração de áreas ou o uso dos recursos naturais ou não de uma forma que cause menos danos ao meio ambiente e as comunidades.
Os recursos encontrados na natureza são usados para produção de bens de consumo, e passou a ser preservados pelas empresas que dependem de seus recursos, preservando assim os recursos para seu próprio negócio, resgatando as questões de valores e princípios passados pela família e mantendo dentro das organizações para que contribuam com os objetivos e resultados que a Empresa espera alcançar usando a sustentabilidade.
A sustentabilidade é um caminho que as Empresas devem trilhar em busca de melhores soluções para os problemas humanos sejam ele de ordem econômica, social ou ambiental, tais como esgotamento de recursos naturais, desigualdade social ascendente e crescimento econômico ilimitado, integrar de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando a sua interdependência, e se define como um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente próspero por um período de tempo longo e indefinido.
É um meio que a sociedade utiliza para preencher suas necessidades e preservar a biodiversidade e ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir seus ideais, envolvendo a gestão de pessoas, o impacto do negócio no meio ambiente e na comunidade, significando reduzir a ação negativa de seu negócio e contribuindo para a preservação do planeta.
Para se construir uma economia é necessário uma revisão e mudança de comportamento pois nenhuma capacidade tecnológica pode acompanhar as aspirações e crescimento da população, o autor Andres Edwards da revolução Sustentável (2008) relaciona sete parâmetros necessários a toda estrutura que está na transição para o desenvolvimento sustentável e são eles: Administração, Interdependência, Estrutura Econômica, Distribuição Justa, Respeito pelos limites, Perspectiva Intergeracional, e a Natureza como modelo.
Vejamos alguns exemplos na construção de pilares de sustentabilidade:
Objetivos Macroeconômicos: transição para uma plataforma de energia renovável, distribuição de recursos e oportunidades, proteção e restauração do capital natural, valorização da economia local.
 Objetivos Microeconômicos: Certificação de produtos, cadeias de suplementos, desperdício zero, eco eficiência, bem-estar no local de trabalho, valorização do convívio em comunidade
 A responsabilidade social corporativa é um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas (stakeholdwers), as empresas são impulsionadas a adotar novas condutas diante de questões ligadas à ética ,e em muitos casos impondo, mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e de competitividade, a responsabilidade social corporativa significa entender e agir em resposta a essa nova demanda da sociedade, que é a de que o valor gerado por uma empresa se reflita em benefícios não somente para seus acionistas, mas que tenha também um impacto positivo para o conjunto dos afetados por suas operações, em particular o meio ambiente e a comunidade, respeitando sua cultura e agindo de forma ética e transparente.
 O Tripé da sustentabilidade é um conjunto de práticas que as empresas adotam visando não só o lucro, mas também a responsabilidade social e ambiental.
As ações das Empresas precisam estar alicerçadas nos pilares social, ambiental e financeiro, vejamos abaixo seus conceitos:
Sustentabilidade social precisa ter o compromisso com seus colaboradores remunerando justamente sua equipe, oferecendo benefícios e gerando inclusão e diversidade sendo um suporte para todos.
Sustentabilidade ambiental se refere ao impacto que a empresa causa no meio ambiente, por isso é tão necessário verificar o descarte correto da matéria prima e controle de poluentes pois quanto menos impacto o meio ambiente sofrer mais sustentável será a empresa.
Sustentabilidade econômica é quando a empresa cuida de seu patrimônio e reinveste em novos equipamentos com mais eficiência e rentabilidade e sua própria transparência em divulgar seus resultados e seu comprometimento com seus acionistas.
A Empresa estudada Porto Seguro adota como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política.
 A Empresa Porto seguro no que se refere a responsabilidade socioambiental para a realização de seus negócios estão alinhados com os valores e ideais de seu grupo e adota os seguintes princípios como o da Governança que é o posicionamento ético e transparente, respeitando os valores e direitos humanos, bem como a divulgação de informações claras e precisas sobre seus negócios no mercado, respeitando e atendendo as diretrizes dos Órgãos públicos sempre que requisitado.
Na Educação a empresa Porto Seguro entende que é uma ferramenta estratégica para divulgar e colocar em prática conceitos de sustentabilidade em seus negócios e operações.
Para a empresa a sustentabilidade está diretamente ligada em seu desempenho de suas operações com justiça social, equilíbrio econômico e ambiental e na diversidade cultural.
Suas diretrizes estão divididas em:
Meio Ambiente: Redução, reutilização e reciclagem de produtos, fazer a destinação correta dos resíduos e efluentes gerados, promover a eficiência energética e hídrica, promover a incorporação de variáveis climáticas de gerenciamento de riscos e oportunidades de negócios, adotar pratica sistemática de leis e diretrizes para a conformidade ambiental em suas operações.
Sociedade: Manter comprometimento com o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida, estimular trabalho voluntario, estimular melhorias continuas para a sociedade suavizando a desigualdade social.
Relacionamento Ético: Atuar de forma transparente e ética com fornecedores e prestadores de serviço observando as leis trabalhistas, garantir trabalho digno para homens e mulheres sem discriminação, remuneração justa, segura e que combata o trabalho infantil e escravo, estar em conformidade com as legislações trabalhista, ambientais, previdenciária e tributária, canais de comunicação que permitam a melhoria na qualidade de relacionamentos de forma ágil, transparente e ética, oferecer acessibilidade e estrutura física e tecnológica, respeitar os direitos humanos, diversidade, e adotar práticas que proíbam a discriminação e assédio de qualquer natureza.
Negócios: Desenvolver ações de educação financeira e orientação de vendas de acordo com o perfil, divulgar produtos e serviços de forma clara, transparente e ética, criar mecanismos para avaliação de riscos socioambientais, e orientar equipes para que minimizem os potenciais danos ambientais devido a geração de resíduos, promover a inclusão financeira e acessibilidade para pessoas jurídicas que comprovem o impacto socioambiental positivo na sociedade, cumprir com os requisitos legais e os compromissos de sustentabilidade, estudar formas de introduzir questões socioambientais e os riscos das mudanças no clima, bem como os seus potenciais impactos, incluindo os financeiros, na tomada de decisão de investimentos.
O programa de RH da empresa Porto seguro tem uma forte cultura de inovação, tecnologia, atendimento humanizado, ético e infraestrutura completa que garante a agilidade nas contratações sem perder o vinculo acolhedor com o candidato e sua gestão de programa está sendo liderada pelos sócios da Carpediem RH, Aliesh Costa e Marcelo Farias onde seus valores estão alinhados com a empresa Porto Seguro.
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/meio-ambiente-e-sustentabilidade/ acesso em: 23/05/2022
https://icmcjunior.com.br/sistemas-erp-e-empresas-sustentaveis/?gclid=CjwKCAjwp7eUBhBeEiwAZbHwkest9e-KPsrFTpQ0y0Y4fZuRftDJmftmtcapbVfOiubMAbe1DfKfJxoC5LEQAvD_BwE/acesso em 23/05/2022
https://www.portoseguro.com.br/sustentabilidade/acesso em 24/05/2022
https://www.portoseguro.com.br/NovoInstitucional/static_files/pdf/RI_Pol%C3%83%C2%ADtica%20Responsabilidade%20Socioambiental%20vers%C3%83%C2%A3o%20p%C3%83%C2%BAblica_2021.pdf/ acesso em 25/05/2022
https://jcconcursos.com.br/noticia/empregos/porto-seguro-anuncia-empresa-de-rh-para-preencher-10-mil-vagas-81746 / acesso em 25/05/2022

Continue navegando