Buscar

2022-08-31_12-44-18_YtEgrRykE0HvJS2bs4YiSgZAbkPyJRE7d2Rttin2bFnBziDly3F8m1MP5NFEjmkCmBTiBLEqiqsnkgqcmU2brCEAGLP9g2byxgMAZqJXYugUNjE3d_ATV3_tecnologia_veiculares_Anderson_Ricardo_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecnologias veiculares-ATV3 
Elementos derivados de fósseis, como a gasolina, ainda é o tipo de combustível mais consumido no mundo, mesmo com a intensa busca por componentes renováveis ou com menores impactos na natureza. Dado sua importância, é fundamental realizar uma discussão a respeito da aplicação dos combustíveis fósseis, como no caso da aplicação do motor de explosão interna ou como também é conhecido, motor de combustão interna.
Perceba que foram utilizados na nomenclatura as palavras “combustão” e “explosão”. Esses termos foram usados pois ajudam a descrever o funcionamento do motor que se baseia no aproveitamento da energia térmica liberada a partir da reação de combustão que ocorre no interior do motor ao juntar um elemento comburente (ar), calor e combustível. Contudo, além dos nomes apresentados, sua nomenclatura mais comum seria “motor de quatro tempos”, que apresenta quatro estágios diferentes da combustão interna: admissão, compressão, combustão e exaustão.
 
Dado a Figura 3.1 abaixo, que apresenta o nome de diferentes elementos que compõem um sistema de combustão. Faça uma descrição do funcionamento dos quatro tempos, citando os elementos de influência em cada uma das etapas.
Figura 3.1- Motor a combustão de 4 tempos.
Fonte: Fonte: Schulz (2009, on-line).
#PraCegoVer: a imagem apresenta um sistema  de admissão e escape de um motor. O sistema é constituído por duas válvulas localizadas na parte superior, sendo uma responsável pela admissão e outra responsável pela exaustão, o equipamento é constituído ainda por uma biela/virabrequim que realiza a movimentação do êmbolo e por canais (coletores) onde irão circular o ar de entrada e os canais para realizar a liberação do produto proveniente da explosão.
RESPOSTA:
O funcionamento motor quatro tempos se dá devido aos quatros estágios, sendo eles, admissão, compressão, combustão e exaustão. O funcionamento ideal desse sistema, é o que faz nossos veículos se locomoverem, fazendo com que a energia térmica gerada pelos pistões dentro dos cilindros, se transformem em energia mecânica, possuindo alguns componentes importantes aos quais serão citados ao longo desta descrição.
O funcionamento de um motor, geralmente , necessita de uma fonte de energia, um combustível, que no caso dos motores flex, pode ser gasolina ou álcool. No interno do motor, o combustível libera uma energia química, ocorrendo a combustão, juntamente com o ar. O local onde ocorre todo esse processo se chama cilindro, é um “espaço” dentro do bloco onde ocorre a combustão, popularmente os cilindros também são chamados de “canecos”. O que controla a entrada (admissão) e saída (escape) do combustível do ar e da fumaça (gerada pela explosão) de dentro dos cilindros, se chamam “válvulas”, que por meio de dutos, realiza a transferência da fumaça para o abafador. A partir do momento que a válvula de admissão libera a entrada do combustível e do ar para dentro do cilindro, existe um componente, chamado de Pistão, fabricado a partir de ligas de alumínio, tem a função de comprimir essas substâncias, até que tenha contato com a parte superior do cilindro, também entrando em contato com a vela, a qual gera a faísca necessária para a explosão. A partir desta explosão, a energia térmica gerada por este processo , empurra o pistão para a parte inferior do cilindro. Este processo é executado em segundos, e em todos os cilindros, porém em momentos diferentes, não sendo coincidentes.
O pistão possui um componente que está conectado a parte inferior, o qual se chama Biela, fabricado a partir de aço forjado. Com o processo de “vai-e-vem” do pistão, a biela é a responsável por transformar um movimento retilíneo e um movimento rotativo, este elemento está conectado ao chamado virabrequim, podendo ser fabricado a partir de aço fundido ou forjado, funciona como se fosse uma manivela, onde todas as bielas estão conectadas. O movimento rotativo gerado neste processo, é o qual gera força de deslocamento e movimento para as rodas dos veículos, claro que com outros componentes fazendo a interface com o motor, para que haja a distribuição correta da energia mecânica. Todos os processos citados, precisam ser lubrificados por óleo, diminuindo o atrito entre os componentes prolongando a vida útil do motor.
Na Figura 3.2 você será capaz de observar os 4 tempos de um motor a combustão.
Figura 3.2 - As etapas de um motor a combustão de 4 tempos
Fonte: Farberalex / 123BR.
#PraCegoVer: A figura apresenta 4 etapas de um motor a combustão. Para isso, são apresentadas 4 imagens. Todas as imagens são referentes ao sistema que envolve cilindros de admissão e escape, localizados na parte superior. Um sistema de virabrequim que realiza a movimentação do êmbolo para cima/para baixo por meio da movimentação linear e circular. A primeira imagem apresenta a fase de admissão do ar, portanto é ilustrado um fluxo de ar sendo admitido à câmara de combustão. Na segunda imagem a câmara tem seu espaço reduzido por meio da compressão do êmbolo. Na terceira imagem é apresentada a explosão do fluido presente no local. Por fim, na quarta imagem é ilustrado a exaustão do fluido do sistema.
SCHULZ, D. 4 Tempos: etapas de funcionamento. UFGRS, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/motores4t_etapas.htm

Outros materiais