Buscar

Engenharia de Informação - EEI002 - UNIVESP - teste Semana 4 - Atividade Avaliativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fazer teste: Semana 4 - Atividade Avaliativa 
Informações do teste
Descrição
Instruções
Várias tentativas Este teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 1.
Forçar conclusão Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Suas respostas foram salvas automaticamente.
1. Para responder a esta atividade, selecione a(s) alternativa(s) que você considerar correta(s);
2. Após selecionar a resposta correta em todas as questões, vá até o fim da página e pressione “Enviar teste”.
3. A cada tentativa, você receberá um novo conjunto de questões diferentes para que você responda e tente alcançar melhores resultados.
Olá, estudante!
Pronto! Sua atividade já está registrada no AVA.
 Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 1
Leia o trecho a seguir. 
“Por cada produto bem-sucedido está uma história de inúmeras tentativas e muito trabalho árduo. O facto é que a transformação da ideia num produto real envolve mais do que simplesmente a criação de imagens, sejam elas desenhos manuais ou a computador. O Design do Produto é uma atividade complexa, que abrange o trabalho com outras
disciplinas, na procura de ideias criativas, úteis e sustentáveis, com o propósito de ter um objecto que funciona e que ao mesmo tempo tem uma boa aparência. O método utilizado para auxiliar a comunicação e apoiar ao desenvolvimento de um projecto designa-se de prototipagem física”.
PALHAIS, C. B. C. Prototipagem: uma abordagem ao processo de desenvolvimento de um produto. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Design de Equipamento) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa, 2015. p. 29. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf. Acesso em: 6 jul. 2022. 
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Muito além da estética visual de um produto ou serviço, a prototipagem fornece o esboço do design, para analisar as funcionalidades do produto, e ajuda a equipe de desenvolvimento a entender o que está projetando. 
PORQUE 
II. Um dos aspectos mais importantes do processo de desenvolvimento de um projeto é obter feedback e melhorar o produto no qual a empresa está trabalhando.
Analisando essas asserções, é possível afirmar que:
a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas asserções são falsas.
as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
1,44 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 2
Leia o trecho a seguir. 
“Um problema só pode ser solucionado se, antes, for adequadamente definido. Os membros da organização precisam estar de acordo sobre a existência de algo errado e sobre isso ser grave. O problema precisa ser investigado para ser mais bem compreendido. Em seguida, vem um período em que se delineiam soluções alternativas e, depois, outro
em que se avalia cada alternativa e se seleciona a melhor. O estágio final é a implementação da solução, na qual um projeto detalhado para a solução é especificado, traduzido em um sistema físico, testado, introduzido na organização e, mais tarde, refinado conforme é usado. No mundo dos sistemas de informação, temos um nome especial para
essas atividades”. 
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 404. 
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a definição dos três passos da resolução de problemas: definir e entender o problema; desenvolver soluções alternativas; escolher a melhor solução.
Teoria dos Sistemas.
Análise de sistemas.
 Implementação de requisitos. 
Sistemas distribuídos. 
Levantamento de requisitos. 
1,42 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir.
“Definir o problema pode dar certo trabalho, pois vários membros da empresa podem ter ideias diferentes sobre a natureza do problema e sua gravidade. O que causou o problema? Por que ele continua acontecendo? Por que não foi resolvido antes? Os analistas de sistemas normalmente reúnem fatos sobre os sistemas e problemas existentes
examinando documentos, relatórios, procedimentos e operações de sistema e entrevistando usuários-chave. No mundo dos negócios, esses problemas, em geral, resultam de uma combinação de fatores humanos, organizacionais e tecnológicos. Ao identificar um problema ou uma questão-chave, investigue de que tipo se trata: é humano,
organizacional, tecnológico ou uma combinação das três coisas? Quais fatores humanos, organizacionais e tecnológicos contribuíram para isso?”.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 404.
Considerando os processos de desenvolvimento de uma solução de sistema de informação, avalie as afirmativas a seguir, em relação aos passos necessários para desenvolver um sistema, e as relacione, adequadamente, com os processos de resolução de problemas.
1 – Definir e entender o problema.
2 – Desenvolver soluções alternativas.
3 – Escolher a melhor solução.
I – Identificar soluções alternativas. 
II – Avaliar as alternativas e escolher a melhor solução.
III – Definir o problema, identificar suas causas, identificar objetivos de solução e identificar requisitos de informação.
Agora, assinale a alternativa que relaciona, adequadamente, os dois grupos de informações.
1-I; 2-III; 3-II.
1-III; 2-I; 3-II.
1-III; 2-II; 3-I.
1-II; 2-I; 3-III.
1-I; 2-II; 3-III.
1,42 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 4
Leia o trecho a seguir. 
“O ciclo de vida de sistemas também é usado no desenvolvimento de grandes sistemas complexos, que exigem uma análise rigorosa e formal de requisitos, especificações predefinidas e controles rígidos sobre o processo de desenvolvimento de sistemas. Todavia, essa abordagem é dispendiosa e demorada. As tarefas de um estágio devem ser
concluídas antes que o trabalho do estágio seguinte se inicie. As atividades podem ser refeitas, mas grandes volumes de novos documentos devem ser gerados e etapas precisam ser repetidas, caso seja necessário revisar requisitos e especificações. Isso estimula o congelamento das especificações em uma etapa relativamente precoce do processo
de desenvolvimento. A abordagem de ciclo de vida também é inadequada para pequenos sistemas de desktops, que tendem a ser menos estruturados e mais individualizados”.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 409.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o processo de validar ideias, rapidamente, sem gastar recursos quanto à avaliação dos clientes.
Metodologia ágil. 
Pacote de software. 
Análise de sistema.
Prototipagem.
Projeto de sistema.
1,43 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 5
Leia o trecho a seguir.
“O primeiro passo na implementação de uma solução de sistema é criar especificações de projeto detalhadas. O projeto de sistemas mostra como a solução escolhida deve ser concretizada. O projeto de um sistema é a ‘planta’ ou modelo para uma solução de sistemas de informação e consiste em todas as especificações que executarão as funções
identificadas durante a análise de sistemas. Essas especificações devem abordar todos os componentes organizacionais, tecnológicos e humanos da solução de sistemas”.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 406.
A implementação de uma solução é uma etapa fundamentalno ciclo de vida do desenvolvimento de um sistema, mas existem outras etapas de implementação de uma solução. Nesse contexto, para verificarem o funcionamento do sistema como um todo, os desenvolvedores realizam o teste:
de sistema.
operacional.
de conversão. 
de estabilidade.
de carga e estresse. 
1,43 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 6
Leia o trecho a seguir.
“Desenvolver uma nova solução de sistema de informação não é apenas questão de instalar hardware e software. A empresa também precisa lidar com as mudanças organizacionais que a nova solução implicará — novas informações, novos processos de negócio e, talvez, novas relações hierárquicas e de poder para tomar decisões. Mesmo uma
solução bem projetada pode não funcionar se não for introduzida na organização com muito cuidado”.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 407.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as três principais estratégias de conversão, no âmbito do desenvolvimento de um sistema. 
Em paralelo, esquerda e verificação em fases.
Em paralelo, esquerda e testes em fases.
Em paralelo, direta e abordagem em fases.
Direita, centralizada e em fases.
Centralizada, esquerda e em fases.
1,43 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 7
Leia o trecho a seguir.
“Atualmente, a maioria dos novos sistemas de informação é desenvolvida com um pacote de software aplicativo ou componentes de software pré-programados. Muitas aplicações são comuns a todas as organizações empresariais como, por exemplo, folha de pagamento, contas a receber, livro-razão ou controle de estoque. Para tais funções universais,
cujos procedimentos são padronizados e não mudam muito ao longo do tempo, um sistema generalizado atenderá aos requisitos de muitas organizações. Se determinado pacote de software conseguir atender à maioria dos requisitos de uma organização, ela não precisará escrever seus próprios programas. Poderá poupar tempo e dinheiro utilizando
os programas de software pré-escritos, pré-elaborados e pré-testados”. 
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 411. 
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma característica que permite que um pacote de software seja personalizado de acordo com os requisitos específicos de uma organização.
Customização.
Conversão.
Prototipação.
Programação.
Terceirização.
1,43 pontos   Salva
Salvar todas as respostas Salvar e Enviar
 Estado de Conclusão da Pergunta:
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf

Outros materiais