Buscar

FICHAMENTO DE COPILAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIAS, Reinaldo. A desigualdade social. P147-48. In: DIAS, Reinaldo. Sociologia & Administração. 4.ed. revisada. Campinas-SP: Alínea, 2009.
 Para falarmos da desigualdade, temos que aborda-la principalmente do ponto de vista biológico. As pessoas não nascem exatamente iguais. Apresentam pequenas ou grandes diferenças que com o decorrer do tempo pode se acentuar ou diminuir. Essas diferenças pedem ser de idade, sexo, força, resistência, velocidade, acuidade visual ou auditiva.
 Deste modo, devemos o que buscamos, quando afirmamos que nosso objetivo é conseguirmos uma sociedade igualitária. Na realidade nosso objetivo é a igualdade de oportunidades que devem ter todos os indivíduos na sociedade, sem discriminação de nenhuma espécie.
 No combate a desigualdade social, busca-se atingir a equidade social, que é o direito das pessoas participarem não só da atividade política e econômica, mas também o direito de contar com os meios de subsistência e com um acesso a um conjunto de serviços públicos que permitam manter um nível adequado de vida (Wolfe, 1991, p. 21). 
 A persistência da desigualdade social é hoje um dos grandes problemas do processo de globalização, a mudança de paradigmas do processos produtivos, a intensificação do uso de tecnologia avançada entre outros fatores que caracterizam esse processo de mundialização causado o desemprego e consequentemente o aumento da desigualdade, por outro lado o Estado que durante certo tempo cumpriu o relevante papel de amenizar a desigualdade inerente ao sistema capitalista ( o Estado de Bem-estar Social) vem sendo desmontado de forma rápida sem se discutir mais profundamente qual o papel que lhe caberá numa nova rearticulação do sistema social como um todo.
 Estratificação pode ser definida como um sistema de classificação hierárquica de pessoas de acordos com atributos que incluem: força, poder, prestigio, idade, sexo, etnia e religião. A extensão e o tipo de desigualdade variam enormemente, mas há alguns padrões aceitos pelos quais os indivíduos distinguem seus semelhantes entre seus superiores e inferiores. Algumas sociedades desenvolveram estruturas que dificultam qualquer espécie de mobilidade social; em outras, as pessoas são relativamente livres para subirem ou descerem. Uma sociedade aberta é aquela em que as pessoas se movem para cima e para baixo na estrutura social baseada no seu esforço ou habilidade pessoal. Em contrapartida, uma sociedade fechada é aquela em que posição social do indivíduo é fixada desde o seu nascimento e que não pode ser modificada pelo o esforço pessoal.

Outros materiais