Buscar

Historia Apol I

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para entendermos a mitologia grega como um todo, precisamos estabelecer certa cronologia, ao menos para entender a formação do mundo grego. Devido a isso, vamos voltar a milhares de anos na história e entrar na mitologia sabendo que: eles tratavam todos os deuses com amor e respeito, todo deus deveria ser amado e temido; a grande maioria dos fenômenos ou acontecimentos eram tratados como um fenômeno divino; a religião na época era a maior fonte de poder do Estado, e isso perdurou por muito tempo, até os tempos do renascimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Maria Carolina Magalhães. A mitologia grega e o ensino de história na ludicidade. Trabalho de conclusão de curso — História, Unijuí, 2014. Link:<http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2739/MITOLOGIA%20GREGA%20E%20O%20ENSINO%20DE%20HIST%C3%93RIA%20NA%20LUDICIDADE.pdf?sequence=1>. Acesso em 31 maio 2016.
Na cultura brasileira contemporânea, também há mitos sobre a origem do mundo. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, podemos dizer que muitas vezes o passado é mítico. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. Os mitos produzidos por gregos e romanos revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores atualmente.
II. Heródoto, um historiador grego da antiguidade, registrava as histórias que ouvia com o máximo de informações possíveis.
III. As histórias registradas por Heródoto eram baseadas em fatos reais vividos pelas pessoas com quem ele convivia.
IV. Heródoto advertia seus leitores que alguns fatos das suas histórias eram mitos.
V. Os historiadores atualmente se valem de Heródoto e consideram importante que os fatos sejam registrados com muitos detalhes, no entanto, não há necessidade de diferenciar o falso do verdadeiro.
Estão corretas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
Os gregos e romanos produziram obras que revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores atualmente.  O historiador grego Heródoto viajou por vários lugares e tinha a preocupação de deixar tudo registrado por escrito, pois seu objetivo era transmitir o máximo de informações aos seus leitores. Entretanto, muitas histórias tinham caráter fabuloso que entravam em contradição com histórias plausíveis. Por isso, Heródoto advertia seus leitores quanto aos fatos que ele mesmo não considerava verdadeiros. Ele reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro (livro-base, p. 43,44).
	
	C
	II, IV e V apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, IV e V apenas.
Questão 2/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo é a corrente historiográfica influenciada pelo pensamento filosófico de Auguste Comte, e por outra corrente, o Idealismo alemão, propõe um modelo de ‘História Tradicional’, preocupados em cientificar a história do pensamento e do estudo humano, sugere a busca de fatos passados, limitados em si, numa temporalidade linear”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdPoesia=11720&cdEscritor=1123&cdTipoPoesia=&TipoPoesia=. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, a principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como:
Nota: 10.0
	
	A
	Escola de Economia
	
	B
	Escola de Filosofia
	
	C
	Escola de História Moderna
	
	D
	Escola de Annales
Você acertou!
A principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como Escola de Annales (livro-base, p. 52).
	
	E
	Escola de Sociedade e Civilização
Questão 3/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte afirmação: 
“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação, [atenção, criatividade e memória]. Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e do movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006. p. 110.
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, relacione as seguintes informações aos seus respectivos jogos e brincadeiras: 
1. Quebra-cabeça
2. Personagem oculto
3. Jogo de tabuleiro
4. Comércio intercolonial
5. Júri simulado
 
(  ) Essa atividade tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
(  ) Ao finalizar a montagem, cada participante deverá falar sobre a imagem formada. 
(  ) Nessa atividade, a resposta só poderá ser sim ou não.
(  ) Os alunos serão divididos em dois grupos: um de defesa e um de acusação.
(  ) Objetiva oferecer ao aluno maior conhecimento sobre atividades comerciais.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3–5–2–4–1
	
	B
	2–4–5–1–3
	
	C
	3–1–2–5–4
Você acertou!
A finalidade do jogo de tabuleiro é estimular o diálogo. Depois de montado o quebra-cabeça, cada grupo deverá falar sobre a imagem que montou. Na dinâmica do “Personagem Oculto”, o professor deverá escolher um personagem estudado e escrever o nome dele num papel. Deverá dividir a turma em dois grupos que deverá fazer perguntas ao professor que só poderá responder sim ou não. O objetivo é tentar adivinhar o nome do personagem escrito no papel. Para fazer o júri simulado, deverão ser ofertadas aos alunos as seguintes funções: juiz, réu, testemunhas, advogado de defesa, advogado de acusação, jurados e policiais. Os alunos restantes devem se dividir em dois grupos: um para auxiliar o advogado de defesa e outro para dar assistência ao advogado de acusação, levantando argumentos contrários e favoráveis às ações do réu. Comércio intercolonial tem como objetivo fornecer aos alunos uma noção mais clara das atividades comerciais envolvendo Brasil, África e Portugal (livro-base, p. 111- 115 e 122).
	
	D
	4–1–2–5–3
	
	E
	3–2–1–4–5
Questão 4/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Em 313, o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. Oitenta anos mais tarde, a história inverteu-se completamente. Em 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/cristianismo-religiao-passou-de-perseguida-a-oficial-no-imperio-romano.htm. Acesso em 30 jun. 2016. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de História, o cristianismo contribuiu decisivamente para o modo como entendemos a História da humanidade. Isso se deve ao fato de se apresentar em uma linha contínua (cujo fato inicial é a criação do mundo e o final, a vinda do Reino de Deus) e englobar um momento fundamental na História, qual seja:
Nota: 10.0
	
	A
	a ressurreição de Cristo
	
	B
	a morte de Cristo
	
	C
	o surgimento da vida nos planetas
	
	D
	o nascimento de Cristo
Você acertou!
O cristianismo contribuiu decisivamente para o modo como entendemos a História da humanidade. Isso se deve ao fato de apresentar-se numa linha contínua, cujo fato inicial é a criação do mundo, e o final, a vinda do Reino de Deus. E engloba um momento fundamental naHistória: o nascimento de Cristo (livro-base p. 46).
	
	E
	a vinda do Messias
Questão 5/10 - História: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de julgar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores, o que constrói a ideia de que todas as pessoas estão preparadas para essa ação. Dessa forma, avaliar faz parte da condição humana e está presente em diversas ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Flávia Renata Pinto. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: Estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUl: Seminário de pesquisa e em Educação da Região Sul, 2012. Link: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2082/587. Acesso em 03 jun. 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, qual das afirmações a seguir corresponde à abordagem da pedagogia tradicional das práticas avaliativas de História?
Nota: 0.0
	
	A
	O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
	
	B
	O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.
	
	C
	A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
	
	D
	As avaliações são consideradas momentos de reelaboração dos conteúdos e expressão da aprendizagem conquistada.
	
	E
	A avaliação limita-se à memorização de datas e nomes, sendo possível medir a quantidade de informações retidas pelo aluno.
Durante muito tempo, o conhecimento de História trabalhado em sala de aula esteve atrelado a uma concepção tradicional, segundo a qual a aprendizagem está ligada à memorização. Com relação às práticas de avaliação no ensino de História, da mesma forma, estavam também atreladas ao modo tradicional. Assim sendo, é preciso haver superação de modelo de atividades de memorização por outras, que estimulem a compreensão e o raciocínio. Além disso, a avaliação deve ser entendida como um processo e não como um momento isolado na aprendizagem escolar (livro-base, p. 92).
Questão 6/10 - História: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte trecho de um texto:
“Com a gritante revolução dos meios tecnológicos, o professor de história está sentindo a necessidade de mudanças urgentes. Existem causas externas e internas que estimulam a mudança na função do professor. Podemos citar como causas externas: mudanças na sociedade, revolução científica e mudanças na cultura de uma época. Como causas internas, podemos citar o esgotamento de teorias e modelos tradicionais, que levam a buscar novas alternativas, envolvimento dos alunos com os meios de comunicação e a exigência de salas de aulas que venham a contribuir com essa realidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: SCHEIMERI, Maria Delfina Teixeira. Ensino de história e a prática educativa: projetos interdisciplinares. Disponível em:  <http://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico10/ENSINO%20DE%20HISTORIA%20E%20A%20PRATICA%20EDUCATIVA.pdf>. Acesso em: 31 maio 2015.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, se quisermos ultrapassar a concepção tradicional, o ensino de História precisa contribuir para que os alunos pensem historicamente. 
Assinale a alternativa que confirma o que isso significa:
Nota: 10.0
	
	A
	Para pensar historicamente é preciso transformar a sala de aula numa comunidade de investigação histórica.
Você acertou!
Para pensar historicamente é preciso transformar a sala de aula numa comunidade de investigação histórica. Enfatizar que o educando deve ser capaz de interpretar por si mesmo o significado de uma fonte histórica (livro-base, p. 122).
	
	B
	Pensar historicamente significa ter esgotado os conteúdos tratados na disciplina de História.
	
	C
	Pensar historicamente significa oportunizar um ensino crítico e criativo com o objetivo de inventar fatos históricos.
	
	D
	Pensar historicamente significa que o educando é capaz de criar sentido para os contextos históricos.
	
	E
	A partir de pontos históricos de partida, é possível que o aluno faça interpretações livres e desenvolva o pensamento histórico.
 
Questão 7/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte afirmação: 
“Tradicionalmente, o ensino de História e Geografia aparece no contexto escolar como disciplinas autônomas e isoladas. Essa divisão do conhecimento em áreas bem diferenciadas faz com que o aluno identifique, de forma reducionista, a História com datas, nomes e fatos históricos, e a Geografia com a extensa lista de nomes de países, rios, planaltos, planícies etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://arquivos.castelobranco.br/data/publico/instrucionais/pedagogia/metodologia_ensino_historia_geografia.pdf. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, qual é a importância do estudo da História? Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Colaborar para a formação da cidadania do aluno e do professor.
	
	B
	Estudar o ser humano e suas relações sociais ao longo do tempo.
A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc (livro-base, p. 24).
	
	C
	Investigar o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.
	
	D
	Estudar a vida humana.
	
	E
	Comparar o que fomos com o que pretendemos ser.
Questão 8/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003, p. IX. 
Tendo em vista que as práticas avaliativas do ensino tradicional precisam ser superadas e que a avaliação deve ser entendida como um processo, nesse sentido, analise as asserções abaixo e marque a letra V para as afirmações verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a aprendizagem é medida por meio da quantidade de informações retidas na memória do aluno.
II. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, o aluno deve ser estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
III. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
IV. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, as avaliações formais são consideradas um reflexo do processo e não de um momento.
V. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a atenção, o interesse e a participação dos alunos são avaliados pelo professor.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V–V–V–F–F
	
	B
	F–V–F–F–V
	
	C
	V–F–V–F–V
	
	D
	V–V–F–V–F
	
	E
	F–V–V–V–V
Você acertou!
Com relação às práticas de avaliação no ensino de História, é preciso haver superação de modelo de atividades de memorização por outras, que estimulem a compreensão e o raciocínio. Além disso, a avaliação deve serentendida como um processo e não como um momento isolado na aprendizagem escolar. É preciso fazer com que as avaliações formais sejam um reflexo do processo, e não de um momento. Em uma aula expositiva, ao mesmo tempo que o professor apresenta o conteúdo, ele também avalia a atenção, o interesse e a participação dos alunos (livro-base, p. 87-91).
 
Questão 9/10 - História: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte citação: 
“Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, forma um dos pilares dos estudos sociológicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: E-Biografias. Émile Durkheim. Link: http://www.e-biografias.net/emile_durkheim/. Acesso em 03 jun. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, assinale a alternativa que responde à pergunta: 
Como o sociólogo Émile Durkheim definia a educação no início do século XX?
Nota: 10.0
	
	A
	A questão da criatividade e da autonomia do pensamento dos educandos eram fatores a serem considerados.
	
	B
	A educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. 
Você acertou!
No início do século XX, Durkheim definia a educação como sendo a influência exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens, que ainda não estavam preparadas para a vida social. Em outras palavras, a educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. Nesse contexto, a questão da criatividade e da autonomia do pensamento não era objeto de cogitação (livro-base, p. 72).
	
	C
	O aluno deveria ser estimulado a aprender a aprender.
	
	D
	O aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, sendo que seus interesses devem ser considerados.
	
	E
	O contexto social dos educandos deve ser prioridade e o planejamento educativo deve envolver a realidade dos envolvidos.
 
Questão 10/10 - História: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[Segundo os PCN], faz parte da profissão docente reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Incorpora a dimensão do diálogo interpessoal, da diversidade cultural, das significâncias múltiplas de seus interlocutores. Cada situação de sala de aula requer escolhas didáticas específicas e reflexões sobre o processo construído coletivamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 81.
De acordo com as videoaulas e o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, analise as afirmações abaixo com relação aos jogos e brincadeiras no ensino da História:
I. Os jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica “Personagem Oculto” os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Agora, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As alternativas I, III e V estão corretas.
	
	B
	As alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	E
	As alternativas I, II e III estão corretas.
Você acertou!
A finalidade do jogo de tabuleiro é estimular o diálogo. Depois de montado o quebra-cabeça, cada grupo deverá falar sobre a imagem que montou. Na dinâmica do “Personagem Oculto”, o professor deverá escolher um personagem estudado e escrever o nome dele num papel. Deverá dividir a turma em dois grupos que deverá fazer perguntas ao professor que só poderá responder sim ou não. O objetivo é tentar adivinhar o nome do personagem escrito no papel. Para fazer o júri simulado, deverão ser ofertadas aos alunos as seguintes funções: juiz, réu, testemunhas, advogado de defesa, advogado de acusação, jurados e policiais. Os alunos restantes devem se dividir em dois grupos: um para auxiliar o advogado de defesa e outro para dar assistência ao advogado de acusação, levantando argumentos contrários e favoráveis às ações do réu. Comércio intercolonial tem como objetivo fornecer aos alunos uma noção mais clara das atividades comerciais envolvendo Brasil, África e Portugal (livro-base, p. 111-115 e 122).

Continue navegando