Buscar

12 Setembro Amarelo salva vidas Aulas

Prévia do material em texto

SETEMBRO AMARELO – ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
A campanha Setembro Amarelo® salva vidas!
AULA 1
pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.
Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em
parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.
Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de
São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo®, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas.
ATIVIDADES
1- Desenhe uma camisa com o símbolo do setembro Amarelo e elabore duas frases motivacionais que ajude a combater o suicídio.
AULA 2
Cuide de você, para depois cuidar do outro
O avanço do coronavírus reconfigurou nossa vida em sociedade. Nossa rotina, forma de trabalhar e de se relacionar foram alteradas. Neste momento, muitas pessoas têm se doado ao outro – mesmo com a distância – e acabam esquecendo-se de si mesmas.
Saiba que a empatia começa em você. É no autocuidado que você aprenderá a lidar com as mudanças desse momento. “Procure cuidar do corpo, das unhas, dos cabelos, fazer sua maquiagem – se você gosta –, fazer a barba, usar perfume como estava acostumado. Dessa forma, você sinaliza para o cérebro que está vivo, ativo e, portanto, produtivo”, diz Michelli.
Esse comportamento leva em conta também uma boa alimentação. É preciso mais do que nunca prezar por refeições saudáveis, ricas em frutas, verduras e fibras. O alimento é nosso combustível e deve ser de qualidade, pois, a alimentação inadequada prejudica a saúde, a memória, e, muitas vezes, a capacidade de decisão. Assim, mantendo-se saudável, você está apto a exercer a empatia com os outros.
ATIVIDADES
Elabore uma lista de boas maneiras para ajudar as pessoas que precisam ser ajudadas: (qualquer tipo de ajuda).
Faça uma lista do que devemos fazer para ter uma boa saúde.
AULA 3
Lembre-se de que cada pessoa importa
O momento de crise não afeta apenas a saúde física, a economia ou a rotina de trabalho, mas também a saúde mental de muitas pessoas. Os sentimentos de angústia e a insônia atrelada à ansiedade têm abalado muitas pessoas durante o isolamento social. Por isso, mais do que nunca, é necessário se importar com o outro e saber ouvir.
“Importar-se com o outro e oferecer escuta são atitudes importantes. Frases como „você quer conversar?‟ ou „você quer falar sobre isso?‟ são poderosas. Ouça atentamente o que a pessoa tem a dizer, não interrompa e deixe-a concluir o raciocínio, escute para entender e não para responder. Nem sempre temos respostas para todas as coisas”, destaca a psicóloga.
Uma outra dica da especialista é demonstrar interesse por meio das frases “entendo você” ou “posso imaginar o que você está sentindo”, pois, de acordo com ela, são palavras capazes de provocar conforto ao outro.
Às vezes, seu familiar, amigo ou colega de trabalho só precisa de uma palavra amiga. Não hesite em ligar! Também separamos várias iniciativas simples para você ajudar a quem precisa em tempos de pandemia.
ATIVDADE
Faça uma lista das pessoas e relate por que você pretende abraçar, beijar, visitar, conversar pessoalmente ou demonstrar qualquer forma de carinho, após a pandemia.
AULA 4
Estamos vivendo um momento nunca sonhado, nem imaginado por ninguém, jamais sonhado. Entramos num isolamento social com uma mudança em nossas vidas que alterou nosso cotidiano de uma forma brusca.
Hoje muito se fala em empatia, se colocar no lugar do outro. É muito fácil falar sobre isso, mas o difícil é pôr em prática.
ATIVIDADE
Elabore um comentário com suas palavras sobre como você, está pondo em prática essa empatia, quando encontra ou se deparou com algumas dessas situações.

Continue navegando