Buscar

Aol 1 nutricao e atencao a saude

Prévia do material em texto

Nota final Enviado em: 04/09/22 12:13 (ACT)
10
As pontuações para a pergunta são exibidas depois de todas as notas serem publicadas
· 
· 
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
O Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e teve seus princípios, diretrizes, áreas de atuação determinadas pelas Leis orgânicas, que são: a Lei nº 8080/1990 e Lei nº 8142/1990. Os princípios do SUS costumam ser didaticamente classificados em doutrinários e organizativos. Os princípios doutrinários são aqueles que sustentam os valores do SUS, são sua essência, sua razão de ser, e dão a base para sua existência.
Diante do exposto, marque a alternativa que contém apenas os princípios doutrinários do SUS:
1. Universalidade, Equidade e Participação da comunidade.
2. Descentralização, Equidade e Integralidade.
3. Integralidade, Descentralização e hierarquização.
4. Hierarquização, Equidade e universalidade.
5. Universalidade, Equidade e Integralidade.
2. Pergunta 2
Leia o texto a seguir:
“De acordo com a Constituição Federal, os serviços de saúde são de relevância pública e devem ser disponibilizados à população de modo regionalizado e integral, tanto em ações preventivas quanto assistenciais. Esse sistema deve ser descentralizado e com direção única em cada esfera de governo. A regionalização pode ser considerada como uma diretriz estruturante da descentralização das ações em saúde, construída na perspectiva de se garantir o direito à saúde por meio do acesso resolutivo e equânime da população.”
Fonte: CARVALHO, A. L. B. Et al. Regionalização no SUS: processo de implementação, desafios e perspectivas na visão crítica de gestores do sistema. Ciência & Saúde Coletiva, n. 22, v. 4, 2017. p. 1155-1164.
Deste modo, e considerando os conteúdos estudados sobre os princípios organizacionais do SUS, é correto afirmar sobre o princípio da regionalização:
I. ( ) Quando um munícipio não puder ofertar determinado serviço de saúde, deve estabelecer consórcios intermunicipais e até interestaduais.
II. ( ) Este afirma que os serviços de saúde precisam estar capacitados para enfrentar e resolver situações até o nível da sua competência.
III. ( ) O princípio declara que, quando a saúde pública não for suficiente, é permitida e necessária a contratação de serviços privados pelos municípios.
IV. ( ) Os municípios têm que disponibilizar à população todas as modalidades de assistência e serviços de saúde.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V.
2. F, V, V, F
3. F, V, F, F.
4. V, F, V, V.
5. F, F, V, V.
3. Pergunta 3
O Sus foi criado no Brasil após um histórico de lutas da sociedade civil organizada juntamente com trabalhadores da saúde e movimentos sociais, representados pelo Movimento da Reforma Sanitária. Como resultado deste processo, a Constituição Federal de 1988 cria o SUS, sendo este posteriormente normatizado pelas chamadas Leis Orgânicas. A Lei __________, também chamada de Lei Orgânica da Saúde, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e regula em todo o território nacional as ações e os serviços de saúde executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
Diante do exposto, assinale a alternativa que completa a lacuna.
1. Lei 8716/91.
2. Lei 8080/90.
3. Lei 8142/90.
4. Lei 2488/2011.
5. Lei 7508/2011.
4. Pergunta 4
Após 21 anos de promulgação da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), foi publicado(a) o(a) ________________, que regulamenta esta lei em alguns aspectos, dispondo sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Neste documento, são estabelecidos os conceitos de Rede e Regiões de saúde e os serviços que a compõem, dentre outros arranjos organizativos.
Qual das alternativas completa a lacuna no texto acima?
1. Decreto 8716/11.
2. Emenda Constitucional nº 29/2011.
3. Lei 8142/2011.
4. Lei 2488/2011.
5. Decreto 7508/2011.
5. Pergunta 5
Frequentemente o Sistema Único de Saúde (SUS) é associado a longas esperas por tratamento e à falta de atendimento especializado. Mesmo apresentando problemas e sendo alvo de muitas críticas pela população brasileira, o SUS é reconhecido por outros países como um modelo de referência a ser seguido na assistência à saúde pública.
Considerando essas informações e o conteúdo prévio estudado sobre as políticas de saúde no Brasil, pode-se afirmar que o SUS é um sistema reconhecido internacionalmente por:
1. Proporcionar o acesso à saúde a todos os cidadãos nos diferentes níveis de atenção e complexidade.
2. Garantir o atendimento médico por um preço mensal ínfimo que pode ser pago por toda população.
3. Englobar a realização de transplantes, tratamento ao câncer, hemodiálise e cirurgia plástica estética
4. Prover o acesso à saúde física e mental e condicionar esse serviço apenas à contribuição do INSS.
5. Ser o único sistema de saúde no mundo inteiramente gratuito e proporcionar o acesso universal aos serviços de saúde.
6. Pergunta 6
Leia atentamente o excerto a seguir:
“Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) partem do conceito de que o homem é um ser biopsicossocial. Entende-se que as práticas de atenção à saúde realizadas para atender as necessidades do ser humano não alcançarão resultados impactantes se forem realizadas de forma fragmentada, sendo necessário, portanto, perceber o indivíduo como um todo e atentar-se as suas especificidades.”
Fonte: SILVA, F. C. S. O princípio da integralidade e os desafios de sua aplicação em saúde coletiva. Revista Saúde e Desenvolvimento. vol. 7, n.4. jan./dez. 2015.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre as diretrizes e princípios do SUS, pode-se afirmar que o atendimento priorizado de uma paciente idosa em relação a um paciente mais jovem é justificado pelo princípio da:
1. Equidade.
2. Igualdade.
3. Hierarquização.
4. Universalidade.
5. Solidariedade.
7. Pergunta 7
Leia o excerto a seguir:
“As linhas mestras delineadas no texto da constituição federal são compreendidas como princípios do SUS, sendo estes: a universalidade,
equidade, integralidade, descentralização, participação social e a organização da rede de serviços de modo regionalizado e hierarquizado. Tais princípios foram delineados no interior de um processo de luta travado pelo movimento da Reforma Sanitária.”
Fonte: MATTOS, R. A. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface, Botucatu, v. 13, supl. 1, 2009. p. 771-780.
Os princípios do SUS foram estabelecidos com objetivos únicos e claros a serem cumpridos. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos previamente estudados sobre os princípios doutrinários e organizacionais, analise cada princípio citado a seguir e associe-o com a respectiva descrição dos seus propósitos:
1) Universalidade.
2) Equidade.
3) Integralidade.
4) Descentralização.
( ) Assegura o atendimento aos pacientes de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa.
( ) Garante o acesso à saúde a todos os cidadãos do país, independentemente da sua condição social.
( ) Divide as responsabilidades do governo sobre a saúde em três esferas: federais, estaduais e municipais.
( ) Incumbe-se da responsabilidade de considerar cada paciente como um todo, despendendo atenção e cuidado a todas às suas necessidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 4, 3.
2. 3, 2, 1, 4.
3. 2, 3, 1, 4.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 1, 3, 2, 4.
8. Pergunta 8
O Decreto 7508/2011 regulamenta o SUS, estabelecendo as regras para o seu funcionamento e organização. No decreto são definidos o conceito de Regiões de Saúde como um espaço geográfico onde as ações e os serviços de saúde estão inseridos em uma rede e podem ser acessados pela população residente naquela região. Segundo o Decreto 7508/2011, uma região de saúde deve conter obrigatoriamenteos serviços abaixo listados, exceto:
1. Atenção primaria.
2. Urgência e emergência.
3. Atenção psicossocial.
4. Atenção ambulatorial e hospitalar.
5. Assistência farmacêutica.
9. Pergunta 9
A Lei nº 8142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade no SUS, seu financiamento, e dá outras providências. Essa lei estabelece como instâncias de participação e controle social os Conselhos e as Conferências de Saúde, por meio dos quais os cidadãos e usuários do SUS podem exercer seus deveres e ter garantidos seus direitos, como à saúde.
Sobre as instâncias de controle social no SUS é correto afirmar:
1. Os conselhos de Saúde se reúnem apenas em caráter consultivo, ou seja, não tem nenhum poder de decisão na formulação das políticas de saúde.
2. Os conselhos de saúde são compostos por representantes do governo, usuários, trabalhadores da saúde e prestadores de serviço, sendo a representação dos usuários paritária (50%) em relação aos demais.
3. As conferências de saúde são reuniões periódicas com representantes apenas dos trabalhadores da saúde e gestores para avaliação das politicas de saúde.
4. As conferências de saúde se dão apenas na esfera nacional, a cada 4 anos.
5. Os conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde atuam no controle da execução da política de saúde, menos no que diz respeito aos aspectos econômicos e financeiros.
10. Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), fixados na Constituição Federal de 1988 e detalhados na Lei Orgânica da Saúde, foram o resultado de um longo processo histórico-social que buscava interferir nas condições de saúde e na assistência prestada à população brasileira. Esses princípios são alocados em dois grandes grupos: doutrinários, que se referem aos objetivos finalísticos do sistema, e organizacionais, alusivos aos processos que permitirão o cumprimento das principais diretrizes do SUS.”
Fonte: BARATA, L. R. B; TANAKA, O. Y; MENDES, J. D. V. Por um processo de descentralização que consolide os princípios do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 13, n. 1, mar. 2004. p. 15-24.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as políticas públicas de saúde, pode-se afirmar que são considerados respectivamente um princípio doutrinário e organizacional do SUS a:
1. Equidade e a participação social.
2. Resolubilidade e a hierarquização.
3. Complementaridade do setor privado e a integralidade.
4. Descentralização e a universalidade.
5. Universalidade e a igualdade.
Ajuda para a página atual
Cursos carregados com sucesso

Continue navegando