Buscar

Nutrição e Atenção a Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 		 Nutrição e Atenção à Saúde
						Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
						Professor: Rafaella de Andrade
						Matrícula: 01428094
Barreiras na acessibilidade são qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, assim como barreiras existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo, (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015). Mundialmente o Brasil é referência em saúde pública, respeitando os princípios, diretrizes e responsabilidades pra todas as esferas públicas. Essa teoria é a idealizada, por sua vez na prática não acontece bem assim, principalmente em comunidades mais carentes onde a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), é maior. O SUS deve estar pautados para que todos tenham direito a saúde, assegurando que todas as pessoas com deficiência tenham acesso e utilizem os sistemas de saúdes, se faz necessárias medidas direcionadas a acessibilidade as pessoas com deficiência, tais como, dependências em rotas acessíveis, próximas à circulação principal ou integradas às demais instalações sanitárias, evitando locais isolados. É importante que haja uma distância máxima de até 50 metros, entre qualquer lugar da edificação e o sanitário ou o banheiro. Um aspecto importante é que as dependências sejam acessíveis, a grande importância da rampas de acesso, sendo obrigatório que todas as rampas tenham corrimãos integralmente. Ao considerar a saúde como direito de todos e dever do estado a implementação de políticas de saúde devem ser concebidas de acordo com as políticas do SUS, fundadas nos princípios da universalidade, integralidade e equidade.
REFERÊNCIAS: 
Brasil. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). D.O.U de 07/07/2015, pág. nº 2. Diário Oficial da União 2015;6 jul.
Brasil. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento de serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990; 19 set.

Outros materiais