Buscar

orientações sobre a produção de vídeo aula (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS E QUE SÃO ERROS COMUNS. 
A-SOBRE A AULA , CONTEÚDO E NÍVEL DE ENSINO. 
1) Sobre o recorte do tema da aula. 
Uma aula é o recorte de um conteúdo maior. O assunto a ser abordado não pode ser o todo, mas um recorte contextualizado do assunto maior.
A forma como se faz esse recorte é fundamental para se trabalhar a aula. 
Se você colocar um conteúdo muito extenso em uma única aula vai ser tornar confuso devido ao pouco tempo de aula.
2) A correspondência do conteúdo com o nível a quem se está ensinando e a informação correta.
Um determinado conteúdo pode ser apresentado em diferentes níveis. Por exemplo, pode-se ensinar fotossíntese desde o primeiro ano do ensino fundamental até a pós- graduação. Mas, é claro que o conteúdo a ser abordado em cada nível é gradativamente maior e mais complexo.
Saber dosar a quantidade e o grau de aprofundamento para cada caso é algo a ser analisado com muito cuidado. Não é tão simples como parece. Uma saída é verificar o que falam os documentos pedagógicos e livros didáticos para cada série.
Nem precisaria dizer que informações erradas são inadmissíveis. 
B-SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA PARA APRESENTAR A AULA NA FORMA DE VÍDEO.
A apresentação de uma aula na forma de vídeo não possibilita muitas opções. De forma geral pode ser apresentado nos modelos descritos abaixo.
Cada uma delas com algumas limitações, vantagens e desvantagens.
1) Sequência de Slides sendo descritos pelo professor. Os slides vão sendo passados à medida que o professor explica o conteúdo. 
Nesse tipo de aula se o grupo conseguir colocar a imagem do professor explicando para estabelecer contato visual é bom, mas não obrigatório. 
Nesse tipo de apresentação os problemas mais comuns encontrados são:
a) Montagem de slides inadequada: muito conteúdo nos slides, falta de correspondência adequada do slide ao que se está falando.
b) Leitura do Slide: o slide deve servir como base e ilustração da apresentação. Não pode ficar lendo o slide. 
c) As imagens: deve-se privilegiar as imagens nos slides. As imagens devem ter relação com o tema, estar bem situada e ter boa resolução.
d) Slides com muito texto são ruins principalmente para ensino fundamental.
2) A filmagem do professor apresentado a aula em uma lousa:
É uma boa opção para quando o professor precisa escrever, desenhar, montar esquemas, ou seja, quando a lousa é imprescindível. Mas nem sempre é necessária uma lousa, pode ser a filmagem de um caderno onde o professor escreve, por exemplo.
Observamos casos em que o grupo optou pela lousa, mas praticamente não a utilizou, ou seja, não houve uma interação real entre a apresentação e a lousa, nesse caso a metodologia escolhida foi errada. 
3) A filmagem no meio ambiente.
Esse tipo de trabalho costuma ter um resultado muito bom, quando realmente é imprescindível estar no meio ambiente para mostrar algo que não dá para ser mostrado no estúdio de gravação ou quando se quer mostrar um procedimento prático de aula. Ir ao meio ambiente e não utilizar esse espaço como recurso didático é uma escolha totalmente errada de metodologia.
C-SOBRE A APRESENTAÇÃO PROPRIAMENTE DITA (Desenvoltura)
A desenvoltura na apresentação do tema passa por algumas técnicas que podem ser aprendidas, como postura de voz, fluência, bom uso da metodologia adotada (Slides, aula gravada com lousa, aula no meio ambiente), etc.
Mas, há um fator muito decisivo na qualidade da forma de apresentação (conhecimento e domínio mínimo do tema a ser apresentado e isso exige estudo). Quando não se estudou e não se conhece o conteúdo a ser apresentado fica visível na fala que se torna truncada, instável, insegura. 
D-SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Existem diversos recursos tecnológicos para a montagem dos vídeos como softwares diversos. A criatividade e conhecimento tecnológico é de cada um. Mas, o importante é a escolha correta. Utilizar um recurso ou um software que não agrega, que não colabora com a apresentação, fica parecendo um show pirotécnico só para embelezar. 
Outro ponto importante é a montagem e edição do vídeo que deve ter boas passagens de imagens, uso de legendas quando necessário, etc.

Continue navegando