Buscar

Psicofisiologia AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicofisiologia – AV2
�
1a Questão (Cód.: 173654)
1a sem.: Motivação
Pontos:1,0 / 1,5 
Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados. Ofereça exemplos de comportamentos motivados complexos.
Resposta: A motivação é interna,conjunto de impulsos internos que nos levam levam a realizar certos ajustes corporais e comportamentos. Força que compele um comportamento a acontecer p/ex. fome, sede. O aperitivo é a busca do alimento, do agasalho e o consumatório comer, vestir o agasalho .
Gabarito: Os comportamentos motivados complexos se relacionam com os impulsos subjetivos: estudar, trabalhar etc.
�
2a Questão (Cód.: 40993)
9a sem.: DOR
Pontos:1,0 / 1,5 
Maria e Beatriz estavam passeando pelo campo, sem perceber, se aproximaram de flores onde abelhas estavam colhendo pólen. Ambas foram picadas e nenhuma delas desenvolveu nenhum tipo de processo alérgico, no entanto, Maria sentiu muita dor enquanto que, para Beatriz, a picada nada significou. Considerando esta descrição, e simplesmente o momento da picada da abelha, comente sobre o tema percepção de dor. Que receptor foi ativado? Descreva o tipo de fibra que transmitiu a informação dolorosa e comente, objetivamente, o caminho que ela percorre. Quais as características fisiológicas principais deste tipo de dor?
Resposta: A dor e temperatura temperatura do nosso corpo entram em nosso sistema nervoso central via medula espinhal utilizando fibras que seguem diretamente para o tálamo (região do diencéfalo), pelas vias espinotalâmicas. Provoca edema, vermelhidão em torno do local afetado.
Gabarito: O aluno deve demonstrar que a percepção dolorosa é variável de indivíduo para indivíduo. Os receptores da dor são os nociceptores. A dor rápida ou aguda consiste na ativação de fibras do tipo A-delta. A sensação corresponde à ação imediata da picada, é a dor rápida. O estímulo doloroso é conduzido ao longo das fibras Ad até a medula, através dos nervos espinais, ou até o troco encefálico, através do nervo trigêmeo. Sendo estimulados, os nociceptores, produzem potenciais receptores, e esses são codificados em salvas de potenciais de ação na membrana vizinha à extremidade especializada na transdução. As fibras do tipo Ad são finas e com pouca mielina. Os impulsos da dor rápida são veiculados diretamente a dois núcleos talâmicos (posterior e ventral posterior), de onde partem para o córtex somestésico primário. As características fisiológicas, principais, da dor rápida são a estrita correlação com o estímulo e a localização espacial precisa. São explicadas, pelo fato de sua via ser direta (apenas três neurônios e duas sinapses antes do córtex).
�
3a Questão (Cód.: 39963)
2a sem.: alimentar
Pontos:0,5 / 0,5 
Qual o peptídeo da saciedade que é liberado em resposta a estimulação do intestino, principalmente por alimentos gordurosos?
Leptina
NPY
CCK
Alfa MSH
CART
�
4a Questão (Cód.: 39989)
5a sem.: Emocional
Pontos:0,0 / 0,5 
Cannon (1925) observou que gatos descorticados exibiam grande irritabilidade, caracterizada por arqueamento do dorso, protrusão das garras, ranger dos dentes, chicotear da cauda e algumas respostas autonômicas. Esta reação foi denominada:
Arqueamento Dorsal.
Síndrome de Klüver-Bucy.
Circuito de Papez.
Hipersensibilidade.
Raiva simulada.
�
5a Questão (Cód.: 38935)
3a sem.: Reprodutivo
Pontos:0,0 / 0,5 
Consultando o dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: conjunto de características que, nos seres humanos, nos animais e nas plantas, distinguem o sistema reprodutor, seus contrastes e suas interações. Qual o verbete consultado?
Sexo
Identidade de gênero
Genética
Homoafetividade
Cromossomos
�
6a Questão (Cód.: 44989)
6a sem.: pensamento
Pontos:0,5 / 0,5 
Na esquizofrenia, uma psicopatologia psicótica com grande comprometimento das faculdades mentais verifica-se uma alteração na função de um dado neurotransmissor, que está com a função exacerbada. Qual é este neurotransmissor?
GABA
Serotonina
Dopamina
Glutamato
Acetilcolina
�
7a Questão (Cód.: 39088)
4a sem.: Aprendizagem e memória
Pontos:1,0 / 1,0 
Toda vez que observa alguém patinado no gelo ela lembra-se do tombo que levou em sua primeira aventura sobre patins. Qual o tipo de memória que permite essas recordações?
Semântica
Estado dependente
Habituação
Operacional
Sensibilização
�
8a Questão (Cód.: 45018)
7a sem.: linguagem
Pontos:1,0 / 1,0 
Leia com atenção o trecho abaixo retirado de outra entrevista do psicólogo Howard Gardner (1974) com um de seus pacientes: Perguntei o que trouxe o paciente para o hospital. Menino, tô suando, tô nervoso, você sabe, de vez em quando eu sou pego, não posso mencionar o tarripoi... um mês atrás, bem pouco, me dei bem, eu me impus bem, enquanto, por outro lado, você sabe o que eu quero dizer, tenho de correr por aí, dar uma olhada, explorando e todo esse tipo de coisa. Considerando seus estudos sobre afasias podemos afirmar que o caso acima representa uma afasia:
de Broca
Sensorial
de condução
de anomia
de Wernickie
�
9a Questão (Cód.: 45105)
9a sem.: dor
Pontos:0,5 / 0,5 
Sabemos que a dor e temperatura de nosso corpo entram em nosso sistema nervoso via medula espinhal utilizando fibras que seguem diretamente para o tálamo (região do diencéfalo). Essa fibras são denominadas:
Vias trigeminotalâmicas.
Vias espinotalâmicas.
Vias periaquedutais.
Vias corticoespinais.
Vias corticopontinas.
�
10a Questão (Cód.: 41538)
10a sem.: Estados de consciência
Pontos:0,0 / 0,5 
Samuel é uma pessoa muita ativa, joga bola, estuda, trabalha quase sempre está em atividade. Quando chega a noite Samuel é privilegiado, pois desfruta de um sono realmente revigorante. Considerando estes dois momentos da vida de Samuel, do ponto de vista do estudo dos estados da consciência o que esta acontecendo:
Samuel em estado de Vigília apresenta uma atividade motora intensa, tônus muscular normal, movimentos oculares numerosos, postura variável, reflexos normais, atividade cardíaca e respiratória normal e se submetido a um eletroencefalograma (EEG), apresentará um registro dessincronizado. No estado de Sono (considerando apenas o sono de ondas lentas) Samuel apresenta uma atividade motora discreta, tônus muscular diminuído, com raros movimentos oculares, postura estereotipada e frequência cardíaca e respiratória regular e mais baixa.
Samuel em estado de Vigília apresenta uma atividade motora intensa, tônus muscular normal, movimentos oculares numerosos, postura variável, reflexos normais, atividade cardíaca e respiratória normal e se submetido a um eletroencefalograma (EEG), apresentará um registro dessincronizado. No estado de Sono (considerando apenas o sono de ondas lentas) Samuel apresenta uma atividade motora discreta, tônus muscular diminuído, com frequentes movimentos oculares, postura estereotipada e freqüência cardíaca e respiratória regular e mais baixa.
Samuel em estado de Vigília apresenta uma atividade motora intensa, tônus muscular normal, movimentos oculares numerosos, postura variável, reflexos normais, atividade cardíaca e respiratória normal e se submetido a um eletroencefalograma (EEG), apresentará um registro sincronizado. No estado de Sono (considerando apenas o sono de ondas lentas) Samuel apresenta uma atividade motora quase ausente, com frequentes movimentos oculares, postura estereotipada e frequência cardíaca e respiratória regular e mais baixa.
Samuel em estado de Vigília apresenta umaatividade motora discreta, tônus muscular diminuído, movimentos oculares numerosos, postura estereotipada, reflexos diminuídos, atividade cardíaca e respiratória normal e se submetido a um eletroencefalograma (EEG), apresentará um registro dessincronizado. No estado de Sono (considerando apenas o sono de ondas lentas) Samuel apresenta uma atividade motora normal, tônus muscular normal, com frequentes movimentos oculares, postura estereotipada e frequência cardíaca e respiratória regular e mais baixa.
Samuel em estado de Vigília apresenta uma atividade motora intensa, tônus muscular normal, movimentos oculares numerosos, postura variável, reflexos normais, atividade cardíaca e respiratória normal e se submetido a um eletroencefalograma (EEG), apresentará um registro sincronizado. No estado de Sono (considerando apenas o sono de ondas lentas) Samuel apresenta uma atividade motora discreta, tônus muscular diminuído, com raros movimentos oculares, postura estereotipada e freqüência cardíaca e respiratória regular e mais baixa.
	
	
Período de não visualização da prova: desde 01/06/2013 até 17/06/2013.
Parte inferior do formulário
_1438377356.unknown

Outros materiais