Buscar

AV2 - Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Farmacologia
1)
 Paciente J.G. 84 anos, portador de hipertensão arterial há cerca de 40 anos apresentou hipercalemia leve e esporádica sem perda da função renal. Foi medicado com furosemida 80 mg, duas vezes ao dia para redução do potássio sérico.
A furosemida atua no ramo ascendente da alça de Henle, uma parte especifica dos rins, inibindo de forma reversível e competitiva uma bomba de sódio-potássio-cloreto.
 
Tomando como referência a furosemida e os receptores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) A furosemida atua no receptor de canal iônico localizado na membrana das células epiteliais da alça de Henle.
(   ) A furosemida promove a ativação do receptor, ativando a bomba ATPase dependente não permitindo que o processo ocorra com gasto energético.
(   ) Os receptores NKCC2, promovem a troca entre os íons do meio externo para o meio interno das células, alterando o potencial da membrana e com isso fazendo o controle de entrada e saída de cátions e de ânions.
(   ) A furosemida age em um tipo específico de receptor com características de receptores transmembrana acoplados a proteína G.
(   ) A furosemida promove uma inibição do receptor, por inibir a bomba ATPase dependente não permitindo que o processo ocorra com gasto energético.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V – F – V – F – V.Alternativa assinalada
2)
Alguns tipos de pesticida provocam a inibição da enzima acetilcolinesterase causando um aumento de acetilcolina (ACh) no organismo e criando um efeito tóxico colinérgico. O aumento da disponibilidade da ACh no organismo irá ativar receptores e consequentemente irá provocar efeitos relacionados aos gânglios simpáticos do sistema nervoso periférico, sintomas envolvendo o aumento das secreções das glândulas exócrinas, problemas respiratórios, gastrointestinais, urinários e oculares.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os receptores ativados com o aumento da acetilcolina.
Receptores nicotínicos (canal iônico) e muscarínicos (receptor do tipo acoplado a proteína G).
Alternativa assinalada
3)
A utilização de fármacos envolve modificações e regulações que os mesmos provocam no organismo, pode-se considerar que compostos com atividade biológica provocam sua ação farmacológica de duas formas bem distintas, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estas formas os mecanismos inespecíficos e específicos.
 
Com base na ação dos fármacos em seus locais de ação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A ação dos fármacos nos seus locais de ação provocam diferentes tipos de atividade intrínseca nas células ou a inibição dessas atividades.
PORQUE
II. O aumento da concentração de um agonista no seu local de ação promove o aumento de uma resposta celular ou pode ser usado um antagonista, caso o sistema tenha regulação contrária para exacerbar a ação do agonista endógeno.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
4)
A.M.S., 58 anos faz uso de propranolol 40 mg uma vez ao dia para tratamento de arritmia cardíaca. Esse tratamento já ocorre há quatro meses, mas a paciente está se queixando de dispneia severa.
 
Com base no caso clínico descrito, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Diante do caso, a interrupção abrupta do tratamento com propranolol não é uma conduta adequada.
PORQUE
II. O propranolol é um betabloqueador, sua interrupção abrupta pode causar diversos sintomas de efeito rebote, devido a modulação positiva da densidade dos beta-receptores, causando aumento da pressão, crises de angina, aumento da arritmia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
5)
É possível avaliar os efeitos de um medicamento em termos de potência, eficiência ou eficácia. A potência refere-se à quantidade de medicamento necessária para produzir um determinado efeito.
A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito. A eficácia difere da eficiência na medida em que leva em conta o quanto o medicamento em uso no mundo real funciona bem. Muitas vezes, um medicamento que é eficiente em estudos clínicos não é muito eficaz na sua utilização concreta.
 
Figura 1: Potência dos fármacos.
Fonte: PINTO, M. Farmacologia Básica. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/MauroCunhaXavierPint/aula-farmacologia-bsica-farmacodinmica> Acesso em: 26 jun. 2020.
 
Tomando como referência a potência dos fármacos e os gráficos apresentados, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) No gráfico A, o fármaco X e o fármaco Y possuem a mesma eficácia, mas diferentes potências.
(   ) No gráfico B, os fármacos X e Y possuem diferentes eficácias.
(   ) No gráfico A, o fármaco Y é mais potente que o fármaco X.
(   ) Quanto menor a CE50, mais potente é o fármaco, portanto o fármaco X é mais potente que o fármaco Y.
(   ) A CE50 do fármaco Y é maior que a do fármaco X, portanto o fármaco Y é mais eficaz no gráfico A.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V – V – F – V – F.

Continue navegando