Buscar

Tema 7

Prévia do material em texto

Tema 7: Altas habilidades/ Superdotação: Identificação e Atendimento.
Com base na Política de Educação Inclusiva (2008), foi possível estabelecer mudanças nas práticas pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência que visam a equiparação de oportunidades no ensino regular. A política estabelece atendimentos especializados a todas as pessoas em idade escolar matriculadas no ensino regular com laudos clínicos de transtornos, deficiência ou síndromes.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
 Sobre esta perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I - A apresentação de um currículo que compreende a transversalidade e a heterogeneidade em todas as etapas do ensino, ou seja, da educação infantil ao ensino superior.
II - Os atendimentos educacionais especializados devem ofertar reforço dos conteúdos escolares durante as etapas do ensino.
II - Formação de professores para o trabalho com a educação especial torna-se suficiente com a graduação em pedagogia.
IV - A inclusão deve acontecer em todos os âmbitos não somente no acadêmico, mais urbano, arquitetônico e sociais, para tanto, a participação da família e da comunidade torna-se fundamental.
 Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
b.
I e IV. 
A resposta correta é:
I e IV.
Questão 2
Nas políticas públicas educacionais, algumas leis tornam-se marcos políticos por travarem vasta inovação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, é hoje uma das principais leis educacionais, por meio dela, o ensino foi organizado em etapas, bem como a propagação e a oficialização da inclusão. A LDB de 1996 foi a terceira diretriz da educação brasileira, porém a mais marcante.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
 Assinale a alternativa que corresponde ao marco educacional para a educação brasileira na modalidade inclusiva.
c. A LDB apresenta a terminalidade específica educacional definindo a educação especial como uma modalidade educacional e programa de ensino inclusivo aos deficientes e superdotados. 
A resposta correta é: A LDB apresenta a terminalidade específica educacional definindo a educação especial como uma modalidade educacional e programa de ensino inclusivo aos deficientes e superdotados.
Questão 3
Os primeiros trabalhos com alunos com altas habilidades no Brasil tiveram início pelo incentivo de uma professora chamada Helena Antipoff. Desde então, as políticas de atendimento à pessoa com altas habilidades e superdotação angariaram muitos avanços, como a elaboração da Resolução do Conselho Nacional de Educação de 11 de fevereiro de 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares da Educação Especial. Resolução do Conselho Nacional de Educação, de 11 de fevereiro de 2001. Brasília: MEC/SEESP, 2001
 A resolução, por meio das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, destaca que:
Escolha uma opção:
d.
Sejam realizadas atividades que favoreçam ao aluno, que apresenta altas habilidades/ superdotação, o profundamento e enriquecimento de aspectos curriculares e acesso a um ensino que favoreça sua aprendizagem. 
A resposta correta é:
Sejam realizadas atividades que favoreçam ao aluno, que apresenta altas habilidades/ superdotação, o profundamento e enriquecimento de aspectos curriculares e acesso a um ensino que favoreça sua aprendizagem.
Questão 4
Após décadas de segregação humana e social, no século XX, as pessoas com necessidades educacionais especiais passam a serem atendida em todos os âmbitos. Ter direito a uma educação pública, laica e gratuita deixa de ser privilegio somente dos ditos normais pela sociedade.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
 Com base no que se apresenta as Políticas Nacional de Educação Especial é correto afirmar que esta propõe:
Escolha uma opção:
a. Encaminhamentos para os alunos com altas habilidades e superdotação, possibilitando que o atendimento a esta demanda ocorra em salas de recursos multifuncionais, através de projetos desenvolvidos em universidades ou, ainda, em centros específicos como os Núcleos de Atividades em Altas habilidades/superdotação. 
A resposta correta é: Encaminhamentos para os alunos com altas habilidades e superdotação, possibilitando que o atendimento a esta demanda ocorra em salas de recursos multifuncionais, através de projetos desenvolvidos em universidades ou, ainda, em centros específicos como os Núcleos de Atividades em Altas habilidades/superdotação.
Questão 5
O Ministério da Educação e da Cultura (MEC) elabora a Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em 2008, que proporciona às pessoas com deficiência acesso à matrícula no ensino na modalidade regular, no qual é estabelecido alguns nortes para o atendimento de crianças contempladas na Educação Especial.
BRASIL. Política Nacional da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP. 2008.
 Assinale a alternativa correta que corresponde ao objetivo da referida política.
d. Orientar os sistemas de ensino para promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. 
A resposta correta é: Orientar os sistemas de ensino para promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.

Continue navegando