Buscar

Feridas e Curativos Parte 1

Prévia do material em texto

Feridas e Curativos (Parte 1) 
Primeiro, precisamos conhecer a Pele
A pele é o órgão mais extenso do nosso corpo, ela é composta por 3 camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme ou tecido subcutâneo. 
A epiderme é uma cama avascular, ou seja, não é composta por vasos sanguíneos. Nela tem as subcamadas, a córnea a camada mais externa da epiderme e a basal que é a camada mais interna da epiderme. A subcamada basal entra em contato com a Derme que é uma região vascularizada, havendo uma passagem dos nutrientes da Derme para a subcamada basal. Assim, nutrindo a Epiderme. 
Além disso, a Epiderme é composta por diversas células importantes. Os queratinócitos que são responsáveis pela formação da queratina, os melanócitos que são responsáveis pela formação das melaninas, as células de Merkel que são responsáveis pela percepção sensorial (tátil, pressão, dor, calor, frio...) e as células de langerhans que são responsáveis pela imunidade da nossa pele. 
Funções da Pele 
A pele tem diversas funções importantes, sendo elas: 
Barreira/ Proteção – Protege nosso corpo contra agentes físicos, químicos, biológicos e radioativos. 
Percepção sensorial - tátil, pressão, dor, calor, frio (Células de Merkel) 
Termorregulação – controla a temperatura corporal 
Metabólica – Produção de Vitamina D
Excretora – glândulas sebáceas – sebo; glândulas sudoríparas – suor 
Processo Cicatricial 
Para acontecer a cicatrização de uma ferida envolve diversas ações que visam restaurar a integridade da pele. 
O processo Cicatricial é composto por três fases: Inflamatória; Proliferativa e Maturação/Remodelação. 
Fase Inflamatória – Antes de ocorrer o processo inflamatório, ocorre o que alguns autores chamam de fase de coagulação. Nessa fase, ocorre a vasoconstrição na região afetada para que diminua a passagem de sangue naquela região (hemostasia). Depois vai ocorrer uma vasodilatação, onde o nosso organismo vai levar diversas células para aquela região ( macrófagos...). Após isso, percebe-se a presença de sinais flogísticos (dor, calor, rubor, edema). Também é marcada pela presença de exsudação plasmática. 
Fase Proliferativa – Essa é a segunda fase do processo cicatricial, ocorre depois da reação inflamatória. Alguns autores dizem que normalmente começa no 2 ou 3 dia e vai até a 2 ou 3 semana. Nessa fase ocorre o que chamamos de neoagiogênese (formação de novos vasos) e a multiplicação de fibroblastos que vão produzir colágeno (fibroplasia), ocorrendo a formação de tecido de granulação e a migração das células epiteliais da borda para o centro. 
Fase de Maturação – É onde ocorre a deposição organizada de colágeno, que pode durar meses ou anos, dependo da região.

Continue navegando