Buscar

Prova Analises

Prévia do material em texto

Cálcio e Atletas
O cálcio é um dos minerais mais importantes na alimentação e o mais abundante no organismo humano. Além de seu papel na formação dos ossos, é essencial também para agregação plaquetária, coagulação sanguínea, formação dos dentes, transmissão dos impulsos neurais, ativação de enzimas, síntese de vitamina D. 
A recomendação diária de ingestão do cálcio é de 1.300mg para homens e mulheres dos 9 aos 18 anos, 1.000mg para homens e mulheres até os 50 anos e de 1.200mg para ambos os sexos acima dessa faixa etária. 
Atletas 
Com todas essas propriedades, o cálcio também exerce papel fundamental na prática esportiva na vida dos atletas. Além de compor a maior parte da estrutura óssea fornecendo estrutura suficientemente resistente para a prática de esporte, o cálcio participa de toda a contração muscular. Logo, todo exercício físico é possibilitado em função da presença do cálcio nas fibras musculares. Uma vez que haja deficiência de cálcio na alimentação, a contração muscular, consequentemente a capacidade de realizar um exercício, será prejudicada.
Pois, o aumento de massa muscular, assim como a sua manutenção, está relacionado com a oferta adequada de cálcio na dieta. Como a sarcopenia (perda de massa muscular) está associada à osteoporose, que tem como causas a baixa ingestão de cálcio, é provável que a deficiência deste mineral acabe levando à perda de massa muscular, prejudicando a prática esportiva.
Mulheres que praticam exercício físico de alta intensidade, em geral atletas desde jovens, devem tomar cuidado especial com a ingestão de cálcio, pois devido a regulações hormonais sofrem uma tendência maior à perda de massa óssea e risco aumentado de osteoporose.
Alimentos que tiram o cálcio do corpo: São eles: espinafre, quiabo, beterraba, batata-doce, cacau em pó, chocolate, café, soja, feijão, nozes, amendoim, castanhas, sementes e cereais", conta a profissional. Vale destacar que esses alimentos "roubam" o cálcio do organismo por conta de substâncias que dificultam a absorção do mineral.
Nos alimentos, podemos encontrar bons teores de cálcio em:
· hortaliças de folhas verdes escuras como couve e brócolis, cebolinha, acelga, repolho, leguminosas, cereais integrais e frutas secas;
· nas sardinhas, moluscos e ostras. 
Outras fontes bastante conhecidas são:
· nos leites e derivados como iogurtes e queijos.
 	Em geral, a suplementação só é feita em casos de deficiência, não havendo comprovação científica de melhora no desempenho esportivo com doses acima do recomendado.
Pode-se concluir que mais do que benéfico para o desempenho físico, o cálcio é essencial para a promoção e manutenção da saúde, bem-estar físico e mental, não devendo ser negligenciado na nossa alimentação de cada dia.

Continue navegando