Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final - Didática do Ensino Superior

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na sala de aula invertida, o aluno precisa ter acesso prévio ao material que será utilizado durante a aula, e, então, a partir do estudo desse material, discutir e propor encaminhamentos pertinentes.
A afirmativa acima é verdadeira ou falsa?
a ) Verdadeira, pois ao se preparar com leitura prévia do material, o aluno tem condições de ter melhores resultados nas provas.
b ) Verdadeira, pois lendo com antecedência o material, o aluno terá mais tempo para relaxar e conversar com os colegas em sala de aula.
c ) Falsa, pois o aluno, ao ter controle do processo, pode definir em que momento será utilizado o material indicado pelo professor.
d ) Falsa, pois mesmo que realizada a leitura prévia do material, a discussão e explanação do assunto é dever do professor.
e ) Verdadeira, pois o aluno se prepara com antecedência e, dessa forma, o tempo é otimizado em sala de aula para tirar dúvidas com o professor e discutir com o tema com os colegas.

Qual é o sentido da palavra metodologia? Assinale a alternativa correta.
a ) Diz respeito a escolha dos conteúdos adequados para se atingir cada objetivo definido no planejamento.
b ) Trata-se da forma que o professor organiza os objetivos didáticos em seu planejamento.
c ) Refere-se aos objetivos definidos pelo professor para a ação pedagógica com o conteúdo selecionado.
d ) É a forma como o professor verificará se houve aprendizagem a partir de suas estratégias de ensino.
e ) Refere-se ao caminho escolhido pelo professor para atingir os objetivos definidos no planejamento.

Em meados do século XX, ocorrem mudanças contundentes no ensino superior, ensejando transformações estruturais e, particularmente, na formação do professor universitário.
Qual foi o principal elemento dessa transformação?
a ) Mudanças econômicas ocasionadas pela ascensão da classe trabalhadora, que exigia acesso a melhores postos de trabalho, o que, por sua vez, requeria melhor formação e acesso ao ensino superior.
b ) Mudanças políticas acarretadas pela pressão dos governos, para que os trabalhadores se especializassem, tendo condições de desempenhar melhor suas funções e, assim, alavancar a economia.
c ) Mudanças econômicas influenciadas pela globalização, que avançava no período, trazendo transformações para o processo produtivo, o mercado de trabalho e as relações comerciais.
d ) As transformações no ensino superior foram decorrentes de mobilizações populares que pediam por acesso à educação universitária para um público até então excluído.
e ) As mudanças ocorridas nas universidades foram fruto das reivindicações de empresários, que precisavam de mão de obra mais bem qualificada, o que requeria uma formação em nível superior.

Holton III, Swanson e Knowles (2009) elencam 6 princípios da andragogia, que devem ser considerados quando da formulação de estratégias de ensino para o estudante adulto.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
a. orientação para aprendizagem: o professor deve utilizar várias técnicas de transmissão.
b. a necessidade de que o professor promova estratégias que estimule o aluno.
c. a necessidade de saber do estudante: o aluno precisa compreender qual o sentido, a lógica e o porquê de saber determinados conteúdos.
d. prontidão para aprender de acordo com o que lhe é ofertado.
e. necessidade de que o professor oriente o aluno em suas escolhas.

Que fatores justificam a utilização de metodologias ativas?
a ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que professor possa ter mais controle sobre os alunos, pressionando-os a pensarem por si mesmo.
b ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno tenha controle sobre o processo de ensino e aprendizagem, com autonomia e sem precisar do auxílio do professor.
c ) O principal fator para se utilizar metodologias ativas em sala de aula é tornar o ensino mais atraente ao aluno, pois é comum os alunos estarem pouco interessados na aula.
d ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno compreenda os aspectos teóricos de um determinado conteúdo, sendo capaz de aplicá-lo em situações reais.
e ) O principal fator para o uso de metodologias ativas no ensino superior é tornar o processo ensino e aprendizagem mais moderno, empreendendo maior dinamicidade às aulas.

Considere a afirmativa a seguir. Embora o professor, mestre ou doutor, esteja legalmente habilitado para a docência no ensino superior, muitas vezes, não está preparado para as especificidades da atividade docente. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Por quê?
a ) É falsa, pois nos programas de pós-graduação há profissionais de diferentes áreas, o que lhes propicia conhecimentos diversos, que podem ser bem empregados na sala de aula.
b ) É falsa, pois os programas de pós-graduação, tanto nos cursos de mestrado quanto de doutorado, têm foco na ação docente, investindo particularmente na formação de professores do ensino superior.
c ) É verdadeiro, pois os programas de pós-graduação são formados por professores mestres e doutores, que, por si só, já são um bom exemplo de como dar boas aulas.
d ) É verdadeira, pois, independentemente do foco dos programas de pós-graduação, quem cursa mestrado ou doutorado já tem conhecimentos profissionais e quem sabe fazer sabe ensinar.
e ) É verdadeira, pois os programas de pós-graduação priorizam a pesquisa e a produção do conhecimento, muitas vezes, sendo relegada a um segundo plano a docência, que requer saberes específicos.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. Nos novos contextos sociais estamos aprendendo sempre. Porém, muitas vezes, sem haver uma terminalidade para os estudos, aprendemos mesmo na idade adulta, o que, no entanto, demanda uma especificidade para o aprender. Este entendimento relaciona-se a:
a ) Didática.
b ) Andragogia.
c ) Autonomia.
d ) Pedagogia.
e ) Metodologia.

O portfólio é um instrumento que possibilita ao professor uma visão global do desenvolvimento do estudante, proporciona um olhar sob diferentes aspectos do seu desenvolvimento acadêmico.
Quanto à escolha de atividades para compor o portfólio:
a. devem ser escolhidas pelo professor, podendo também ter a participação do aluno.
b. é preciso a organização de uma banca examinadora que fará a seleção dessas atividades.
c. é dever do aluno a escolha delas, pois assim ele terá maiores chances de ser bem avaliado.
d. é responsabilidade do professor, visto que é ele quem determina quais serão os critérios avaliativos.
e. devem ser organizados grupos em sala de aula para que coletivamente façam a seleção das atividades.

Qual era a estratégia utilizada pelas universidades europeias, durante a Idade Média, para avaliar seus estudantes?
a ) Utilizavam-se de exercícios orais para verificação da assimilação dos conteúdos pelo aluno.
b ) O estudante era avaliado por meio de sua participação e envolvimento nas atividades de metodologias ativas.
c ) A prova era bastante elaborada e o mais difícil possível. Em geral eram provas discursivas.
d ) A prova escrita era a estratégia mais comum, assim como ainda é nos dias de hoje.
e ) utilizavam-se de autoavaliação, cada aluno devia refletir sobre seu desempenho e dedicação.

Muitos professores que atuam no ensino superior vêm de cursos de bacharelado, não dominam os conhecimentos pedagógicos.
De acordo com a afirmativa, é correto afirmar que:
a ) a docência é um dom, é inato. O bom professor, mesmo que tenha cursado somente bacharelado, terá bom desempenho em sala de aula, independentemente de capacitação.
b ) o curso de licenciatura propicia a base para a docência, portanto, garante ao professor melhor desempenho em sala de aula, seja no ensino superior ou na educação básica.
c ) mesmo tendo cursado licenciatura, o professor pode não estar preparado para a docência no ensino superior, pois a licenciatura prepara para a docência na educação básica, que difere em suas especificidades.
d ) mesmo tendo cursado licenciatura, o professor só terá condições de ter um bom desempenho em sala de aula caso tenha cursado mestrado ou doutorado, pois é o que o capacita para a docência.
e ) independentemente de ter cursado bacharelado ou licenciatura, o bom desempenho do professor será conquistado com o seu ingresso em um curso de mestrado ou doutorado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na sala de aula invertida, o aluno precisa ter acesso prévio ao material que será utilizado durante a aula, e, então, a partir do estudo desse material, discutir e propor encaminhamentos pertinentes.
A afirmativa acima é verdadeira ou falsa?
a ) Verdadeira, pois ao se preparar com leitura prévia do material, o aluno tem condições de ter melhores resultados nas provas.
b ) Verdadeira, pois lendo com antecedência o material, o aluno terá mais tempo para relaxar e conversar com os colegas em sala de aula.
c ) Falsa, pois o aluno, ao ter controle do processo, pode definir em que momento será utilizado o material indicado pelo professor.
d ) Falsa, pois mesmo que realizada a leitura prévia do material, a discussão e explanação do assunto é dever do professor.
e ) Verdadeira, pois o aluno se prepara com antecedência e, dessa forma, o tempo é otimizado em sala de aula para tirar dúvidas com o professor e discutir com o tema com os colegas.

Qual é o sentido da palavra metodologia? Assinale a alternativa correta.
a ) Diz respeito a escolha dos conteúdos adequados para se atingir cada objetivo definido no planejamento.
b ) Trata-se da forma que o professor organiza os objetivos didáticos em seu planejamento.
c ) Refere-se aos objetivos definidos pelo professor para a ação pedagógica com o conteúdo selecionado.
d ) É a forma como o professor verificará se houve aprendizagem a partir de suas estratégias de ensino.
e ) Refere-se ao caminho escolhido pelo professor para atingir os objetivos definidos no planejamento.

Em meados do século XX, ocorrem mudanças contundentes no ensino superior, ensejando transformações estruturais e, particularmente, na formação do professor universitário.
Qual foi o principal elemento dessa transformação?
a ) Mudanças econômicas ocasionadas pela ascensão da classe trabalhadora, que exigia acesso a melhores postos de trabalho, o que, por sua vez, requeria melhor formação e acesso ao ensino superior.
b ) Mudanças políticas acarretadas pela pressão dos governos, para que os trabalhadores se especializassem, tendo condições de desempenhar melhor suas funções e, assim, alavancar a economia.
c ) Mudanças econômicas influenciadas pela globalização, que avançava no período, trazendo transformações para o processo produtivo, o mercado de trabalho e as relações comerciais.
d ) As transformações no ensino superior foram decorrentes de mobilizações populares que pediam por acesso à educação universitária para um público até então excluído.
e ) As mudanças ocorridas nas universidades foram fruto das reivindicações de empresários, que precisavam de mão de obra mais bem qualificada, o que requeria uma formação em nível superior.

Holton III, Swanson e Knowles (2009) elencam 6 princípios da andragogia, que devem ser considerados quando da formulação de estratégias de ensino para o estudante adulto.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
a. orientação para aprendizagem: o professor deve utilizar várias técnicas de transmissão.
b. a necessidade de que o professor promova estratégias que estimule o aluno.
c. a necessidade de saber do estudante: o aluno precisa compreender qual o sentido, a lógica e o porquê de saber determinados conteúdos.
d. prontidão para aprender de acordo com o que lhe é ofertado.
e. necessidade de que o professor oriente o aluno em suas escolhas.

Que fatores justificam a utilização de metodologias ativas?
a ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que professor possa ter mais controle sobre os alunos, pressionando-os a pensarem por si mesmo.
b ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno tenha controle sobre o processo de ensino e aprendizagem, com autonomia e sem precisar do auxílio do professor.
c ) O principal fator para se utilizar metodologias ativas em sala de aula é tornar o ensino mais atraente ao aluno, pois é comum os alunos estarem pouco interessados na aula.
d ) O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno compreenda os aspectos teóricos de um determinado conteúdo, sendo capaz de aplicá-lo em situações reais.
e ) O principal fator para o uso de metodologias ativas no ensino superior é tornar o processo ensino e aprendizagem mais moderno, empreendendo maior dinamicidade às aulas.

Considere a afirmativa a seguir. Embora o professor, mestre ou doutor, esteja legalmente habilitado para a docência no ensino superior, muitas vezes, não está preparado para as especificidades da atividade docente. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Por quê?
a ) É falsa, pois nos programas de pós-graduação há profissionais de diferentes áreas, o que lhes propicia conhecimentos diversos, que podem ser bem empregados na sala de aula.
b ) É falsa, pois os programas de pós-graduação, tanto nos cursos de mestrado quanto de doutorado, têm foco na ação docente, investindo particularmente na formação de professores do ensino superior.
c ) É verdadeiro, pois os programas de pós-graduação são formados por professores mestres e doutores, que, por si só, já são um bom exemplo de como dar boas aulas.
d ) É verdadeira, pois, independentemente do foco dos programas de pós-graduação, quem cursa mestrado ou doutorado já tem conhecimentos profissionais e quem sabe fazer sabe ensinar.
e ) É verdadeira, pois os programas de pós-graduação priorizam a pesquisa e a produção do conhecimento, muitas vezes, sendo relegada a um segundo plano a docência, que requer saberes específicos.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. Nos novos contextos sociais estamos aprendendo sempre. Porém, muitas vezes, sem haver uma terminalidade para os estudos, aprendemos mesmo na idade adulta, o que, no entanto, demanda uma especificidade para o aprender. Este entendimento relaciona-se a:
a ) Didática.
b ) Andragogia.
c ) Autonomia.
d ) Pedagogia.
e ) Metodologia.

O portfólio é um instrumento que possibilita ao professor uma visão global do desenvolvimento do estudante, proporciona um olhar sob diferentes aspectos do seu desenvolvimento acadêmico.
Quanto à escolha de atividades para compor o portfólio:
a. devem ser escolhidas pelo professor, podendo também ter a participação do aluno.
b. é preciso a organização de uma banca examinadora que fará a seleção dessas atividades.
c. é dever do aluno a escolha delas, pois assim ele terá maiores chances de ser bem avaliado.
d. é responsabilidade do professor, visto que é ele quem determina quais serão os critérios avaliativos.
e. devem ser organizados grupos em sala de aula para que coletivamente façam a seleção das atividades.

Qual era a estratégia utilizada pelas universidades europeias, durante a Idade Média, para avaliar seus estudantes?
a ) Utilizavam-se de exercícios orais para verificação da assimilação dos conteúdos pelo aluno.
b ) O estudante era avaliado por meio de sua participação e envolvimento nas atividades de metodologias ativas.
c ) A prova era bastante elaborada e o mais difícil possível. Em geral eram provas discursivas.
d ) A prova escrita era a estratégia mais comum, assim como ainda é nos dias de hoje.
e ) utilizavam-se de autoavaliação, cada aluno devia refletir sobre seu desempenho e dedicação.

Muitos professores que atuam no ensino superior vêm de cursos de bacharelado, não dominam os conhecimentos pedagógicos.
De acordo com a afirmativa, é correto afirmar que:
a ) a docência é um dom, é inato. O bom professor, mesmo que tenha cursado somente bacharelado, terá bom desempenho em sala de aula, independentemente de capacitação.
b ) o curso de licenciatura propicia a base para a docência, portanto, garante ao professor melhor desempenho em sala de aula, seja no ensino superior ou na educação básica.
c ) mesmo tendo cursado licenciatura, o professor pode não estar preparado para a docência no ensino superior, pois a licenciatura prepara para a docência na educação básica, que difere em suas especificidades.
d ) mesmo tendo cursado licenciatura, o professor só terá condições de ter um bom desempenho em sala de aula caso tenha cursado mestrado ou doutorado, pois é o que o capacita para a docência.
e ) independentemente de ter cursado bacharelado ou licenciatura, o bom desempenho do professor será conquistado com o seu ingresso em um curso de mestrado ou doutorado.

Prévia do material em texto

08/09/2022 06:32 Avaliação Final - Didática do Ensino Superior: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=27165&cmid=762 1/4
- Meus cursos - - - Painel Pós-graduação em Docência e Gestão na Educação a Distância Didática do Ensino Superior Avaliação Final - Didática do Ensino Superior
Iniciado em domingo, 24 abr 2022, 16:20
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 24 abr 2022, 17:01
Tempo
empregado
40 minutos 50 segundos
Avaliar 10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Questão 1
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Na sala de aula invertida, o aluno precisa ter acesso prévio ao material que será utilizado durante a aula, e,
então, a partir do estudo desse material, discutir e propor encaminhamentos pertinentes. A afirmativa acima é
verdadeira ou falsa?
a. Falsa, pois mesmo que realizada a leitura prévia do material, a discussão e explanação do assunto é dever do professor.
b. Verdadeira, pois ao se preparar com leitura prévia do material, o aluno tem condições de ter melhores resultados nas provas.
c. Verdadeira, pois o aluno se prepara com antecedência e, dessa forma, o tempo é otimizado em sala de aula para tirar
dúvidas com o professor e discutir com o tema com os colegas.

d. Verdadeira, pois lendo com antecedência o material, o aluno terá mais tempo para relaxar e conversar com os colegas em sala
de aula.
e. Falsa, pois o aluno, ao ter controle do processo, pode definir em que momento será utilizado o material indicado pelo professor.
A resposta correta é: Verdadeira, pois o aluno se prepara com antecedência e, dessa forma, o tempo é otimizado em sala de aula para tirar dúvidas
com o professor e discutir com o tema com os colegas.
Questão 2
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Qual é o sentido da palavra metodologia? Assinale a alternativa correta.
a. É a forma como o professor verificará se houve aprendizagem a partir de suas estratégias de ensino.
b. Refere-se aos objetivos definidos pelo professor para a ação pedagógica com o conteúdo selecionado.
c. Refere-se ao caminho escolhido pelo professor para atingir os objetivos definidos no planejamento. 
d. Trata-se da forma que o professor organiza os objetivos didáticos em seu planejamento.
e. Diz respeito a escolha dos conteúdos adequados para se atingir cada objetivo definido no planejamento.
A resposta correta é: Refere-se ao caminho escolhido pelo professor para atingir os objetivos definidos no planejamento.
Questão 3
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Considere o trecho a seguir. Em meados do século XX, ocorrem mudanças contundentes no ensino superior,
ensejando transformações estruturais e, particularmente, na formação do professor universitário. Qual foi o
 
https://ava.faculdadefocus.edu.br/my/
https://ava.faculdadefocus.edu.br/course/view.php?id=17
https://ava.faculdadefocus.edu.br/course/view.php?id=17&section=5
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/view.php?id=762
08/09/2022 06:32 Avaliação Final - Didática do Ensino Superior: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=27165&cmid=762 2/4
ensejando transformações estruturais e, particularmente, na formação do professor universitário. Qual foi o
principal elemento dessa transformação?
a. As mudanças ocorridas nas universidades foram fruto das reivindicações de empresários, que precisavam de mão de obra mais
bem qualificada, o que requeria uma formação em nível superior.
b. Mudanças econômicas influenciadas pela globalização, que avançava no período, trazendo transformações para o processo
produtivo, o mercado de trabalho e as relações comerciais.

c. Mudanças econômicas ocasionadas pela ascensão da classe trabalhadora, que exigia acesso a melhores postos de trabalho, o
que, por sua vez, requeria melhor formação e acesso ao ensino superior.
d. As transformações no ensino superior foram decorrentes de mobilizações populares que pediam por acesso à educação
universitária para um público até então excluído.
e. Mudanças políticas acarretadas pela pressão dos governos, para que os trabalhadores se especializassem, tendo condições de
desempenhar melhor suas funções e, assim, alavancar a economia.
A resposta correta é: Mudanças econômicas influenciadas pela globalização, que avançava no período, trazendo transformações para o processo
produtivo, o mercado de trabalho e as relações comerciais.
Questão 4
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. Holton III, Swanson e Knowles (2009)
elencam 6 princípios da andragogia, que devem ser considerados quando da formulação de estratégias de
ensino para o estudante adulto. Entre esses princípios, podemos destacar:
a. orientação para aprendizagem: o professor deve utilizar várias técnicas de transmissão.
b. a necessidade de que o professor promova estratégias que estimule o aluno.
c. a necessidade de saber do estudante: o aluno precisa compreender qual o sentido, a lógica e o porquê de saber
determinados conteúdos.

d. prontidão para aprender de acordo com o que lhe é ofertado.
e. necessidade de que o professor oriente o aluno em suas escolhas.
A resposta correta é: a necessidade de saber do estudante: o aluno precisa compreender qual o sentido, a lógica e o porquê de saber determinados
conteúdos.
Questão 5
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Que fatores justificam a utilização de metodologias ativas?
a. O principal fator para o uso de metodologias ativas no ensino superior é tornar o processo ensino e aprendizagem mais moderno,
empreendendo maior dinamicidade às aulas.
b. O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno tenha controle sobre o processo de ensino e
aprendizagem, com autonomia e sem precisar do auxílio do professor.
c. O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que professor possa ter mais controle sobre os alunos,
pressionando-os a pensarem por si mesmo.
d. O principal fator para se utilizar metodologias ativas em sala de aula é tornar o ensino mais atraente ao aluno, pois é comum os
alunos estarem pouco interessados na aula.
e. O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno compreenda os aspectos teóricos de um
determinado conteúdo, sendo capaz de aplicá-lo em situações reais.

A resposta correta é: O principal motivo para se usar uma metodologia ativa é permitir que o aluno compreenda os aspectos teóricos de um
determinado conteúdo, sendo capaz de aplicá-lo em situações reais.
Questão 6
Correto Atingiu 1 0 de 1 0
 
08/09/2022 06:32 Avaliação Final - Didática do Ensino Superior: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=27165&cmid=762 3/4
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Considere a afirmativa a seguir. Embora o professor, mestre ou doutor, esteja legalmente habilitado para a
docência no ensino superior, muitas vezes, não está preparado para as especificidades da atividade docente.
Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Por quê?
a. É falsa, pois os programas de pós-graduação, tanto nos cursos de mestrado quanto de doutorado, têm foco na ação docente,
investindo particularmente na formação de professores do ensino superior.
b. É falsa, pois nos programas de pós-graduação há profissionais de diferentes áreas, o que lhes propicia conhecimentos diversos,
que podem ser bem empregados na sala de aula.
c. É verdadeira, pois, independentemente do foco dos programas de pós-graduação, quem cursa mestrado ou doutorado já tem
conhecimentos profissionais e quem sabe fazer sabe ensinar.
d. É verdadeiro, pois os programas de pós-graduação são formados por professores mestres e doutores, que, por si só, já são um
bom exemplo de como dar boas aulas.
e. É verdadeira, pois os programas de pós-graduação priorizam a pesquisa e a produção do conhecimento, muitas vezes,
sendo relegada a um segundo plano a docência, que requer saberes específicos.

A resposta correta é: É verdadeira, pois os programas de pós-graduação priorizam a pesquisa e a produção do conhecimento,muitas vezes, sendo
relegada a um segundo plano a docência, que requer saberes específicos.
Questão 7
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. Nos novos contextos sociais estamos
aprendendo sempre. Porém, muitas vezes, sem haver uma terminalidade para os estudos, aprendemos
mesmo na idade adulta, o que, no entanto, demanda uma especificidade para o aprender. Este entendimento
relaciona-se a:
a. Didática.
b. Metodologia.
c. Andragogia. 
d. Pedagogia.
e. Autonomia.
A resposta correta é: Andragogia.
Questão 8
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir. O portfólio é um instrumento que
possibilita ao professor uma visão global do desenvolvimento do estudante, proporciona um olhar sob
diferentes aspectos do seu desenvolvimento acadêmico. Quanto à escolha de atividades para compor o
portfólio:
a. devem ser escolhidas pelo professor, podendo também ter a participação do aluno. 
b. é preciso a organização de uma banca examinadora que fará a seleção dessas atividades.
c. é dever do aluno a escolha delas, pois assim ele terá maiores chances de ser bem avaliado.
d. é responsabilidade do professor, visto que é ele quem determina quais serão os critérios avaliativos.
e. devem ser organizados grupos em sala de aula para que coletivamente façam a seleção das atividades.
A resposta correta é: devem ser escolhidas pelo professor, podendo também ter a participação do aluno.
 
08/09/2022 06:32 Avaliação Final - Didática do Ensino Superior: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=27165&cmid=762 4/4
Questão 9
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Qual era a estratégia utilizada pelas universidades europeias, durante a Idade Média, para avaliar seus
estudantes?
a. A prova era bastante elaborada e o mais difícil possível. Em geral eram provas discursivas.
b. O estudante era avaliado por meio de sua participação e envolvimento nas atividades de metodologias ativas.
c. Utilizavam-se de exercícios orais para verificação da assimilação dos conteúdos pelo aluno. 
d. A prova escrita era a estratégia mais comum, assim como ainda é nos dias de hoje.
e. utilizavam-se de autoavaliação, cada aluno devia refletir sobre seu desempenho e dedicação.
A resposta correta é: Utilizavam-se de exercícios orais para verificação da assimilação dos conteúdos pelo aluno.
Questão 10
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Considere o trecho a seguir. Muitos professores que atuam no ensino superior vêm de cursos de bacharelado,
não dominam os conhecimentos pedagógicos. De acordo com a afirmativa, é correto afirmar que:
a. mesmo tendo cursado licenciatura, o professor pode não estar preparado para a docência no ensino superior, pois a
licenciatura prepara para a docência na educação básica, que difere em suas especificidades.

b. a docência é um dom, é inato. O bom professor, mesmo que tenha cursado somente bacharelado, terá bom desempenho em
sala de aula, independentemente de capacitação.
c. independentemente de ter cursado bacharelado ou licenciatura, o bom desempenho do professor será conquistado com o seu
ingresso em um curso de mestrado ou doutorado.
d. mesmo tendo cursado licenciatura, o professor só terá condições de ter um bom desempenho em sala de aula caso tenha
cursado mestrado ou doutorado, pois é o que o capacita para a docência.
e. o curso de licenciatura propicia a base para a docência, portanto, garante ao professor melhor desempenho em sala de aula,
seja no ensino superior ou na educação básica.
A resposta correta é: mesmo tendo cursado licenciatura, o professor pode não estar preparado para a docência no ensino superior, pois a licenciatura
prepara para a docência na educação básica, que difere em suas especificidades.
Terminar revisão
Videoaulas Seguir para... Livro - Gestão Educacional 
 
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/view.php?id=762
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/page/view.php?id=783&forceview=1
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/url/view.php?id=773&forceview=1