Buscar

Avaliação final

Prévia do material em texto

Pergunta 1		
"[...] pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio. [...] designa essa possibilidade de escrever mais livremente, sem restrições e preocupações em errar, seja na escola ou em situações cotidianas. Nas pesquisas que tomam o desenvolvimento da aquisição da língua escrita pela criança como objeto de investigação, ela é considerada uma importante atividade, por desencadear e revelar processos de reflexão do aprendiz – uma vez que, para escrever, é necessário que pense nas características gráficas e produza indagações sobre como grafemas (letras) representam os fonemas (sons) da palavra a ser escrita".
MONTEIRO,S. Escrita espontânea. Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE. Disponível em:<http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-espontanea> acesso em agosto 2016.
A correspondência entre escrita, leitura e cotidiano nos remete a uma prática adotada recentemente nas aulas de alfabetização. Tal prática está associada a:
a) escrita espontânea.
b) trabalhos em grupo.
c) construtivismo.
d) inteligências múltiplas.
e) diversidade.
Pergunta 2		
"Considerando que o processo de formação do professor também, ele, é um processo de socialização, pode inferir-se que as interações sociais são elementos que contribuem para a construção da identidade, pela criação de um sentimento de pertença a um grupo. A prática profissional surge, naturalmente, como um elemento central em todo este processo de desenvolvimento".
GOMES, Patrícia Maria Silva et al. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 247-267, abr.-jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092013000200009>. Acesso em: 14 maio 2016.
É pertinente que o professor além de ter formação inicial, para que faça plenamente seu trabalho de alfabetizar é necessário que realize:
a) capacitação.
b) treinamentos.
c) cursos sobre os saberes na alfabetização.
d) reuniões com os pais.
e) formação continuada.
Pergunta 3		
"[...] a reflexão pedagógica deve estar relacionada às práticas sociais, para que os professores possam apoiar e sustentar seu crescimento profissional. Essa relação é fruto de debates, aproximações, leituras da cultura escolar e organização da escola, de discussões sobre o ensinar e o aprender, que exigem exploração exaustiva dos sentidos da alfabetização e da busca de novas diretrizes do ato educativo".
AMARAL, Arlene de Paula Lopes. Formação continuada de professores: reflexões sobre a participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. 95, p. 127-133, jan.-abr. 2015. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622015149001>. Acesso em: 13 abr. 2016.
 A qualidade do ensino depende da capacitação. Nesse sentido, há algumas tarefas que o professor pode pôr em prática para transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir, identificando com V as verdadeiras e com F as falsas.
I. ( ) Organizar a rotina de trabalho em sala de aula de forma variada e estimulante.
II. ( ) Decorar a sala de aula com muitas letras coloridas em diversos formatos e tamanhos.
III. ( ) Formar pequenos grupos, cantar músicas, estimular coreografias e gestos em cada canção.
IV. ( ) Contar histórias, comentar características dos personagens, dar oportunidade de interação.
V. ( ) Utilizar jogos e brincadeiras no dia a dia, pois a ludicidade auxilia no processo de alfabetização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) V, F, V, V, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, F, V, F.
d) F, V, V, F, V.
e) V, V, F, V, V.
Pergunta 4		
Leia com atenção o trecho a seguir.
"De maneira, geral, pode-se dizer também que o sentido privilegiado nos métodos analíticos é a visão e que os principais exercícios envolvidos neste método voltam-se para o reconhecimento de palavras sem que se passe por uma leitura labial. Neles é muito incentivada a leitura silenciosa e a cópia e, embora se fizesse leitura oral dos cartazes no desenvolvimento das lições, era destinado um tempo maior para cópias".
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 1, 2007. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2007/01/a2.htm>. Acesso em: 20 abr. 2016.
Por anos, a aprendizagem da leitura e da escrita ficou atrelada à escolha e à aplicação da melhor técnica e teve ênfase no pensamento linear. Dessa forma, o eixo central da metodologia estava associado a:
a) leitura silenciosa.
b) cópia.
c) escrita.
d) memorização.
e) repetição.
Pergunta 5		
Leia atentamente o trecho a seguir:
"[...] a criança começa a aprender alguma coisa sobre a escrita quando é exposta a algum método sistemático, e a maioria desses métodos possuem uma hierarquia de apresentação dos elementos da escrita: primeiramente apresenta-se aquilo que é mais simples, depois o que é mais complexo (de acordo com o ponto de vista de quem ensina), mostrando assim o que há de mais regular e que tem mais correspondência com a língua oral, acreditando assim que a compreensão das crianças está sendo facilitada. As práticas de ensino não devem envolver decorar listas de palavras descontextualizadas, mas sim refletir sobre a estrutura interna das palavras e tornar explícita a relação entre os morfemas das palavras e a escrita; ajudam as crianças a melhorar o desempenho na escrita".
CARDOSO, Suzana Barbosa; LEANDRO, Débora da Silva; PAULA, Fräulein Vidigal de. Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras. Psicol inf., São Paulo, v. 12, n. 12, p. 109-129, out. 2008.
O método sintético de alfabetização está relacionado com o som e a grafia. Sobre ele, analise as afirmativas a seguir e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
I. ( ) O método sintético alfabético começa letra por letra, sílaba por sílaba, só depois vêm as palavras.
II. ( ) O método sintético silábico se dá a partir das sílabas, depois palavras, caracterizando-se pela leitura mecânica e repetitiva.
III. ( ) O método sintético ainda é muito usado, apesar de não ser eficiente.
IV. ( ) Ênfase entre som e palavra escrita, som da letra, da sílaba e da palavra ocorre no método fônico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) V, F, F, F.
b) F, F, V, F.
c) V, V, F, V.
d) V, F, F, V.
e) F, V, V, V.
Pergunta 6		
Leia com atenção o excerto a seguir.
"Nesse método, a unidade tomada como ponto de partida é o texto. Tomando como foco o sentido, o professor encaminhava o processo utilizando-se, por um período, de textos completos das várias lições seguidas. Somente após esse convívio maior com o texto é que viria uma forma de decomposição, mas com o cuidado de fragmentá-lo em parcelas maiores: primeiro a sentença, depois a palavra".
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores – Caderno do professor Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. p. 34.
No método global, a partir de contos ou historietas, quais são os fatores que diferenciam a aplicação do método em relação a outras estratégias atuais de alfabetização?
a) Copiar repetidamente as palavras.
b) Usar sempre o mesmo gênero textual e leitura global.
c) Explorar as sílabas e a memorização.
d) Escolher textos interessantes e contextualizá-los.
e) Estimular a reescrita dos textos.

Continue navegando