Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aula 5 Histologia – Timo, Baço e Linfonodos 
Prof.ª Karla
- começa o desenvolvimento a partir da 5ª semana (4ª semana ele dobra crânio caudal e lateralmente)
- 3˚ par de bolsas faríngeas entre os arcos braquiais; 3 bolsa vai se envaginar superiormente e inferiormente no tórax junto com o mesoderma, para formar o timo.
Timo tem duas origens embrionárias: endo e meso; O endoderma do timo dá origem  ao corpúsculo de Hassal - epitélio escamoso. O mesoderma dá origem à linfócitos T.
Até o nascimento os linfócitos vem do timo, até  medula óssea começar a produzir os linfócitos para povoar os linfonodos.
Parte mais clara = medular, corpúsculo de hassal - padrão escamoso, tem inclusive ceratina; produzem substâncias que ajudam a maturar os Linfócitos em linfócito T.
Parte escura = córtex, onde estão os linfócitos que estão para ser maturados
Têm capa de tecido conjuntivo que separa os lobos. 
Baço → também é um órgão linfóide, mas também tem função hematogênica. Começa a se formar na 5ª semana, mesogástrio dorsal. Se desenvolve entre a aorta e trato digestório.
Depois os órgãos fazem rotação, o fígado vai para direita e baço para esquerda, junto com a cauda do pâncreas e atrás do estômago.
Não tem meso, endo ou ecto. Só uma cápsula, tecido conjuntivo e parênquima.
Linfático pq tem linfócitos T e vascular porque faz hematopoiese.
Já nasce completo, só cresce durante a vida.
Cápsula espessa de tecido conjuntivo, mantendo o parênquima unido; folículos linfoides sem o corpúsculo de hassal, polpa branca, parte linfóide = produção de linfóide. Entre os folículos linfóides temos canais sinusoides, onde ficam as células hematopoiéticas precursoras (eritroblastos, granulocíticas, etc). São como capilares revestidos por endotélio = Polpa vermelha. Trabéculas = projeção da cápsula de tecido conjuntivo, para sustentar as polpas.
Centro germinativo - área mais clara, porque  (polpa branca) onde tem os linfoblastos, que vão maturar para linfócitos. Proeminentes quando têm processo reacional.
Linfonodos → Começam a aparecer a partir da 6ª semana de gestação; vêm do mesoderma
Região jugular (saco jugular) - dois , retroperitoneal (saco retroperitoneal) - um e cisterna do quilo. Origem ao ducto torácico
Jugulares vão dar origem aos linfonodos e vasos linfáticos da região do pescoço, cabeça e membros superiores, cavidade torácica. Inguinais e ilíacos vão dar origem na região pélvica até o pé. Cisterna do quilo continua a mesma, faz ligação entre parte superior e inferior do sistema linfático. Retroperitoneal vão dar origem no retroperitônio e cavidade abdominal
Retorno linfático = Membro inferior → cisterna → ducto torácico
Têm cápsula de tecido conjuntivo, importante para manter o formato do linfonodo; folículos linfóides ficam no córtex (área mais escura); os sinusóides ficam na medular assim como a vascularização; há macrófagos e histiócitos que fazem fagocitose. = filtram a linfa
Quanto maior  o os folículos linfóides mais ativo ele está.
Exantema → qualquer mancha de pele avermelhada patológica.
Nossa pele tem um sistema imune próprio → presença de linfócitos; são constantemente trocados;
Há ainda células de Langhans = APC e Ceratinócitos que produzem citocinas
Hipersensibilidade I e IV
Os capilares da pele vão se dilatar e ficar congestos por causa da quantidade de células inflamatórias ativadas quando há presença de antígeno, dando a cor vermelha. Formação de edema e presença dos macrófago para fagocitar. 
Edema intracelular. Exocitose = linfócitos na epiderme. A derme está mais clara, o que mostra edema. E os pontinhos são linfócitos = resposta inflamatória. Capilar dilatado 
Infecções virais fazem muito exantema. Reações a toxinas bacterianas, fármacos, dermatite de contato (que faz urticária = exantema), infecção alimentar (toxina rodando na circulação) etc.
O exantema pode ser tanto localizado quanto generalizado.
A bolha é o edema da epiderme, do extravasamento de líquido.
Os capilares vermelhos estão congestos.
Antepenúltima imagem tem bastante linfócitos na Derme.
Linfócitos Epiderme e Derme, edema, vasos congestos e dilatados; pode-se ter edema até na epiderme, com linfócitos entre.