Buscar

Direito Internacional Autoatividades Webaula 2

Prévia do material em texto

NOTA: 10,00
Para Hobbes, o Estado deve ser forte e com o poder centralizado, pois ele precisa ter capacidade para conter os impulsos naturais que promovem uma relação caótica entre as pessoas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
O objetivo do Estado é a segurança particular, a superação da lei de natureza ou da conjunção de uns poucos homens ou famílias, assim como de uma grande multidão, a não ser que dirigida por uma só opinião.  
Hobbes parte da ideia do "homem natural" e este por natureza é a contradição entre os homens e a comunidade política e que se encontram.
Mesmo quando as leis não estão escritas e aparentemente tornaram-se leis devido ao tempo e ao costume, na verdade, são leis e estão acima do Estado.
O homem, em sua natureza, possui "direitos de natureza", que se trata do direito à sobrevivência. Em função disso os homens competem entre si a fim de preservar suas vidas.
A missão da Organização Internacional do Trabalho é promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Com base na OIT, analise as sentenças a seguir:
I- A OIT tem como objetivo a competição entre os governos e as organizações de empregadores e trabalhadores na promoção do progresso social e econômico.
II- A estrutura da Organização Internacional do Trabalho OIT é composta por três órgãos: Conferência Internacional do Trabalho, Conselho Administrativo e Repartição Internacional do Trabalho.
III- Frente aos desafios da globalização e dos déficits das políticas em matéria de crescimento e emprego, a OIT instituiu o Trabalho Decente como o objetivo central de todas as suas políticas e programas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: . Acesso em: 14 mar. 2021.
Somente a sentença I está correta.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.  
Sujeitos de Direito Internacional são todos os entes ou entidades às quais as normas de direito internacional atribuem, direta ou indiretamente, direitos ou obrigações, e que têm a possibilidade de atuar direta ou indiretamente no plano internacional. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Parte da doutrina de Direito Internacional entende que os únicos e verdadeiros possuidores de personalidade jurídica internacional são os Estados e as Organizações internacionais.
( ) Para que uma ordem jurídica se caracterize como um Estado é necessário que esta seja composta de poder organizacional, ou seja, que possua o objetivo de instituir órgãos que funcionem, considerando o princípio da divisão do trabalho para criar e aplicar a regra que estará formando esse determinado órgão.
( ) Kelsen é um dos autores que condena o pluralismo, ou suposta divisão, entre Estado e Direito, pois, para ele, quando reconhecemos o Estado em uma ordem de coação centralizada, devemos observar que é o próprio Estado que sustenta essa ordem jurídica.
( ) Seria necessário estabelecer um conceito universal e uniforme, e a disciplina responsável por fazer isso seria a Teoria do Direito, a qual deveria reunir todos esses conceitos e a partir da análise obter um só conceito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - F - V - V.
V - F - V - F.
V - V - F - V.  
F - V - V - F.
Ao tratarmos de sujeitos de Direito Internacional estamos falando de entidades que são recebedoras de normas jurídicas internacionais, essas normas servem como regulamentadoras e delimitadoras desses sujeitos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Celso Ribeiro Bastos, uma das características mais marcantes do Estado moderno é a de concentrar o poder em uma só pessoa.  
Estado é um território que possui suas delimitações de área, que detém leis governamentais fundamentadas em um poder que pode ser ultrapassado por outro.
Kelsen defende o dualismo, pois, quando reconhecemos o Estado em uma ordem de coação centralizada, é o próprio Estado que sustenta essa ordem jurídica.
Para que uma ordem jurídica se caracterize como um território é necessário que esta seja composta de poder organizacional.
Fundada em 1919 para promover a justiça social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 187 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da Organização. Com base na OIT, analise as sentenças a seguir:
I- Dentro da OIT, a Conferência Internacional do Trabalho é órgão de maior escala, e tem por objetivo criar as normas do Direito Internacional do trabalho.
II- As recomendações advindas da OIT possuem caráter cogente e não são apenas sugestões aos países membros a adotarem certas medidas positivas ou negativas em relação ao seu cenário de direito do trabalho.
III- O Conselho de Administração tem como objetivo administrar as reuniões, incluindo as da Conferência Internacional do Trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: . Acesso em: 14 mar. 2021.
As sentenças II e III estão corretas.
Somente a sentença I está correta.
As sentenças I e III estão corretas.  
As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando