Buscar

4 FEIRA TRABALHO

Prévia do material em texto

Apendicite Aguda
Emergência no centro cirúrgico 
CASO CLINICO: JOVEM MARIA 26 ANOS.
O QUE É APENDICITE AGUDA??
SINAIS E SINTOMAS?
Dor no abdómen (ao fundo, do lado direito ou em torno do umbigo);
Perda de apetite;
Náuseas;
Vómitos;
Diarreia;
Flatulência ou cólicas severas;
Distensão abdominal;
Febre.
A dor no abdómen é um dos sintomas característicos da apendicite e pode afetar diferentes áreas, dependendo do caso em questão. Com alguma frequência, por exemplo, o apêndice inflamado pode causar dor na zona superior do abdómen.
Apendicite aguda
Apendicite aguda é uma inflamação do apêndice, um pequeno órgão situado na extremidade do cólon (intestino grosso), que se localiza no lado inferior direito do abdómen e que quando retirado, não provoca consequências ao nível do funcionamento dos restantes órgãos.
Apendicite aguda é a forma mais frequente da doença e causa uma inflamação dolorosa que requer tratamento imediato, de modo a evitar complicações graves dentro da cavidade abdominal.
Trata-se de uma doença que pode ocorrer em qualquer sexo e idade, contudo é mais frequente em pessoas entre os 10 e os 30 anos de idade.
O QUE É APENDICITE AGUDA??
Apendicectomia (cirurgia para remoção do apêndice)
APENDICECTOMIA (CIRURGIA PARA REMOÇÃO DO APÊNDICE)
A apendicectomia consiste na remoção cirúrgica do apêndice e pode ser realizada como cirurgia aberta com uma incisão abdominal.
É cada vez mais frequente ser feita através de pequenas incisões abdominais (por via laparoscópica). Durante uma apendicectomia laparoscópica, são inseridas ferramentas cirúrgicas especiais e uma câmara de vídeo no abdómen para remover o apêndice.
OS SINAIS DA
SEPSE 
Os sintomas dependem da evolução do quadro clínico, os mais comuns são:
FEBRE ALTA
HIPOTEMIA
CALAFRIOS
OLIGÚRIA
O QUESINAIS E SINTOMAS??
 É TRPENDICITE AGUDA??
SEPSE...
A sepse é uma inflamação que acomete pacientes que foram submetidos a algum tipo de procedimento invasivo e causa uma resposta inflamatória sistêmica que se espalha pelo organismo diante de uma infecção é uma doença complexa e potencialmente grave e causada na maioria das vezes por bactérias, essa reação é uma forma que o organismo encontra de combater o microorganismo agressor, o sistema de defesa libera mediadores químicos que espalham a inflamação pelo organismo, o que pode causar a disfunção ou a falência dos orgãos.
Sepse é uma condição clínica, aguda de alta prevalência, com elevado mortalidade e que onera os sistemas de saúde de forma expressiva. Segundo estimativas da Organização mundial da saúde, cerca de 31 milhões de pessoas são acometidas anualmente pela doença e 20% destas, morrem em decorrência da mesma.
O QUESINAIS E SINTOMAS??
 É TRPENDICITE AGUDA??
DE ACORDO COM O GRAU DE EVOLUÇÃO, A SÍNDROME PODE SER CLASSIFICADA EM 3 NÍVEIS...
Sepse: a resposta inflamatória provocada pela infecção está associada a pelo menos mais dois sinais. Por exemplo febre, calafrios e falta de ar etc.
Sepse grave: Quando há comprometimento de um ou mais órgãos.
Choque séptico: Queda drástica de pressão arterial que não responde à administração de líquidos por via intravenosa.
Diagnóstico precose e início imediato do tratamento são medidas fundamentais para o controle da sepse e suas complicações, mesmo antes de identificar o agente infeccioso, são utilizados antibióticos de largo espectro por via endovenosa, uma vez que estes medicamentos tenham demostrado eficácia contra uma variedade maior de bactéria, porém se o resultado dos exames de cultura assim o determinar , esses remédios não surtem efeito se a infecção tiver sido provocada por fungos ou outro tipo de microorganismo patogênico.
Há casos, ainda, que exigem medidas de suporte, como hemodiálise por causa da insuficiência renal, a fim de eliminar as toxinas, e o excesso de líquido, ou a ventilação mecânica para controlar a insuficiência respiratória.
TRATAMENTO DA SEPSE 
Conclusão: procure assistência medica imediatamente, se sentir dor na parte baixa e do lado direito do abdômen. Pode ser uma crise de apendicite aguda. Não se recuse a ficar internado no hospital, enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência. 
Jovem maria 26 anos entrou via pronto socorro com quadro grave de apendicite aguda, encaminhada com urgência para centro cirúrgico, houve uma evolução para sepse grave, com um atendimento e identificação do agravo paciente recebeu um tratamento eficiente e alta após melhor.
BRUNA SIMOES 
FLAVIO SOUZA
VALQUIRIA
ROCHA
CATARINA
SANTOS
SIRLANDIA
MAIA

Continue navegando