Buscar

DIAGNÓSTICO SÓCIO TERRITORIAL PROVA CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: 722130 - DIAGNÓSTICO SÓCIO TERRITORIAL
Questão 1: Em relação ao procedimento de identificar a necessidade do serviço e realizar diagnóstico socioterritorial, é incorreto afirmar:
A) Deve-se conhecer a realidade municipal, mediante as estatísticas oficiais, do banco de dados da vigilância social do órgão gestor municipal de assistência social, do diálogo com os profissionais da área, lideranças comunitárias, banco de dados de outros serviços socioassistenciais ou setoriais, organizações não governamentais, conselhos de direitos e de políticas públicas, grupos sociais e cadastramentos.
X B) Deve-se identificar somente a rede socioassistencial governamental e descrever suas características, localização, formas de acessos e ofertas de serviços.
C) Deve-se dispor de informações sobre famílias do Programa Bolsa Família em cada território, beneficiários do BPC, incidência de descumprimento de condicionalidades, trabalho infantil, violência.
D) Deve-se analisar os aspectos econômicos, culturais, políticos, históricos, as forças sociais e potencialidades presentes nos territórios.
E) Todas as anteriores.
Questão 2: Sobre o Território, assinale a alternativa correta.
A) Território é sinônimo de espaço geográfico, são espaços de vida, de relações, de trocas, de construção e de desconstrução de vínculos cotidianos. Portanto, não revelam os significados atribuídos pelos diferentes sujeitos, mas
o conhecimento dos dados e das estruturas físicas do espaço geográfico.
B) Na Norma Operacional Básica (NOB-SUAS/2005) destaca-se o território como base de organização do Sistema Único de Assistência Social cujos serviços devem obedecer à lógica distância do cidadão e localizar-se em territórios dos centros urbanos. 
X C) Na atualidade, desdobra-se para as políticas públicas a necessidade de compreender as particularidades de cada território e incorporar a abordagem territorial na formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
D) O território é dinâmico, é uma topografia natural, portanto, é gueto, apartação e imobilidade.
E) A cidade é um território singular, onde se dá o chão concreto das políticas públicas, a raiz dos números e exclusivamente a realidade da vida individual.
Questão 3: Sobre as disposições do cadastro diferenciado estabelecidas pela Portaria n. 177 da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de 16 de Junho de
2011, analise as afirmativas abaixo.
I. Cadastramento diferenciado refere-se ao processo de coleta de dados e inclusão, no Cadastro Único, de informações de famílias, que apresentem características socioculturais e/ou econômicas específicas que demandem
formas especiais de cadastramento.
II. O cadastramento diferenciado será aplicado aos seguintes segmentos populacionais: comunidades quilombolas; povos indígenas; famílias em situação de rua, e pessoas resgatadas de trabalho em condição análoga à de escravidão.
III. Para cadastramento de qualquer família no Cadastro Único, inclusive as incluídas no cadastro diferenciado, será necessário o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e título de eleitor de todos os integrantes do núcleo familiar.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
X B) Apenas as afirmativas I e Il estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I e Ill estão corretas
E) Apenas a afirmativa I está correta.
Questão 4: O Cras atua como principal porta de entrada ao Suas. É responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Dentre as principais funções do
Cras, destaca-se:
X A) A oferta do serviço Paif e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais da proteção social básica para famílias e seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
B) A articulação e o fortalecimento da rede de Proteção Social Especial local em uma atuação condicionada às demandas das políticas de educação, saúde e segurança pública.
C) O atendimento a situações de alta complexidade em seu território de abrangência, com vistas ao enfrentamento exclusivo das situações que envolvam o uso de substâncias psicoativas.
D) O fortalecimento dos vínculos conjugais e afetivos nas comunidades de abrangência, envolvendo os segmentos religiosos, a fim de resgatar os valores tradicionais da família.
E) A garantia dos direitos sociais, políticos e econômicos dos trabalhadores da Assistência Social, como estratégia de valorização dos que atuam na política.
Questão 5: Apesar de existirem várias maneiras de definir e explorar os conceitos de risco e vulnerabilidade social, devido às distintas áreas de conhecimento que fazem uso destas terminologias, tais conceitos adquirem
centralidade na fundamentação e no plano operacional da política de assistência social brasileira. Nesse âmbito, o conceito de vulnerabilidade e risco social é entendido como articulado aos processos de crise do
capital, em meio ao acirramento do desemprego, à exclusão social e ao empobrecimento generalizado de parcela significativa da classe trabalhadora. Tal perspectiva entende também a problemática da vulnerabilidade social em função dos impactos que as mudanças socioeconômicas provocaram na sociedade salarial, por meio da erosão:
X A) Dos sistemas de proteção social.
B) Do modo de produção capitalista.
C) Das organizações sociais.
D) Das manifestações coletivas espontâneas.
E) Da sociedade de consumo.
Questão 6: A Política Nacional de Assistência Social define suas ações em função das necessidades da população, destacando-se o conceito de situação de risco social que compreende:
A) A dimensão que considera a capacidade dos indivíduos para enfrentarem processos de vulnerabilidade social.
X B) Os processos sociais que gerem fragilidade, discriminação, desvantagem e exclusão da vida econômica, social e cultural.
C) A condição de exclusão social na qual os sujeitos não estão integrados a programas sociais de apoio às adversidades sociais.
D) As situações especiais relacionadas aos riscos próprios do ciclo de vida familiar, principalmente de famílias com crianças e dependentes.
E) A situação de desvantagem pessoal resultada de deficiências que impossibilitem as pessoas de desempenharem atividades normais.
Questão 7: Conforme estabelece a Norma Operacional Básica do Suas (NOB/Suas) a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar os respectivos Planos de Assistência Social. Também deverá
ser elaborado o diagnóstico socioterritorial, que tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura dos territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo suas demandas e potencialidades. Ainda de acordo com a NOB/Suas (art. 20), o diagnóstico socioterritorial compõe os Planos de Assistência Social e deverá ser elaborado:
A) Anualmente.
B) A cada dois anos.
X C) A cada quadriênio.
D) Em intervalos quinquenais,
E) Decenalmente.
Questão 8: O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do PBF e do Cadastro Único é um indicador sintético, objetivo e transparente que associa a fórmula de repasse ao monitoramento e incentivo às boas práticas da
gestão padrão. Considerando esse contexto, analise as características a seguir.
I. Intersetorialidade na gestão do PBF e do Cadastro Único com a mobilização e sensibilização dos profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde para o cumprimento das metas estabelecidas.
II. Contratação de entrevistadores e digitadores, por tempo indeterminado, para as ações de inserção das famílias no Cadastro Único, bem como para as ações de atualização, revisão e averiguação do Cadastro Único.
II. Acompanhamento pelos conselheiros do CMAS ou do CAS / DF na gestão do PBF e do Cadastro Único, inclusive na análise da comprovação dos gastos e aplicação dos recursos do IGD.
IV. Criação ou expansão de despesas pelo gestor municipal,consoante ao planejamento estratégico do município e/ou quando se fizer necessário.
São características que contribuem para o alcance das metas dos índices de Gestão Descentralizada (IGD):
A) II e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
X D) I, II, III e IV.
E) Apenas a III e IV.
Questão 9: O Índice de Desenvolvimento Humano vem sendo utilizado crescentemente em contraposição com o PIB per capita. É, evidentemente, mais abrangente que os indicadores tradicionais, até porque transcende
aspectos meramente econômicos e quantitativos. Um dos parâmetros para a sua aferição é:
A) Proporção entre a população com mais de 60 anos e com até 15 anos.
X B) PIB por habitante, em dólar ponderado pela paridade do poder de compra.
C) Proporção de analfabetos na população economicamente ativa
Taxa anual de desmatamento
Taxa de matricula no 1° grau.
Questão 10: Para Milton Santos, o conceito de lugar, considerado no contexto da globalização, apresenta-se como ponto de articulação entre o global, como realidade em constituição, e o local, como:
A) Uma expressão da cultura, constituinte social que não é afetado pelo global.
X B) Um espaço geográfico resultante da dinâmica global de decisões
C) Como integrador de relações globais e locais, por meio da natureza imutável.
D) Como ente passivo sempre a reboque dos processos e nexos globais
E) Enquanto especificidade concreta muitas vezes em oposição ao global

Continue navegando

Outros materiais