Buscar

Histórico do futsal avaliaçao educaçao fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Histórico do futsal (Futebol de Salão) - Trabalho 1 – Educação Física
Nomes: Turma: Data:
O futebol de salão teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football. O Uruguai, nos anos de 1930, era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta também no Brasil e o intercâmbio dentro da ACM's era constante.
Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o "Indoor Football" que passou a ser chamado futebol de salão. Por possuir características do regulamento, ainda a iniciar, o pequeno tamanho da quadra e o peso da bola, causavam muitos acidentes pela potência dos chutes.
Já no ano de 1948, passado João Lotufo para Secretário Geral da ACM São Paulo, transferiu Asdrubal Monteiro para o cargo de Diretor de Educação Física, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, hockey de grama, basquete e waterpolo. Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, ou seja, o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra. Ao chegar a um resultado satisfatório, que justificou na publicação dessa regra em 1950, o esporte foi intensamente praticado nas ACM de São Paulo e Rio de Janeiro. Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.
A respeito das divergências históricas, futebol de salão e futsal são tecnicamente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte. São 5 jogadores para cada lado incluindo o goleiro. Em relação aos tempos são 2 tempos de 20 minutos cronometrados, fazendo uma partida inteira ser de 40 minutos.
O termo fut-sal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado posteriormente sem o hífen pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.
O Futebol de Salão tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão, filiada a Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai. O Futsal, por sua vez, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futsal, através da CBF filiada a FIFA.
Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo e ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas. 
O futsal foi incluído nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e foi realizado entre os dias 23 e 28 de julho no pavilhão 3B do Complexo Esportivo Riocentro. A modalidade, que foi disputada em Jogos Pan-Americanos pela primeira vez, teve apenas o torneio masculino, com oito equipes. Participou como esporte de exibição para ser avaliado mas ainda não foi admitido, ou seja não tornou-se um esporte Olímpico. O Brasil ficou com a medalha de ouro vencendo a Argentina na final por 4x1.
 ATIVIDADES REFENTES AO TEXTO
1- Responda as seguintes questões referentes ao texto: (valor de cada questão 1,0)
a) Qual o local onde surgiu o futebol de salão, quem foi o criador e qual o nome dado ao novo esporte?
b) Como o indoor football chegou ao Brasil? Como ficou conhecido no Brasil?
c) Em 1948, foram introduzidos nas regras do já futebol de salão, elementos de 3 esportes, quais foram os esportes que emprestaram suas regras?
d) Qual o número de jogadores em quadra e qual é o tempo de duração de uma partida?
e) Como surgiu o termo FUTSAL?
f) Qual entidade atualmente cuida do Futebol de Salão?
g) Qual entidade cuida do Futsal?
h) Diferencie o Futebol de salão do Futsal.
i) Fale sobre o futsal nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Ele é considerado esporte Olímpico.
j) Faça uma pequena ilustração caprichada e em cores que represente o Futsal.

Continue navegando

Outros materiais