Buscar

prova cultura e literatura africana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
É somente na década de 1960, malgrado a guerra pela independência, que surgem na literatura moçambicana alguns prosadores. A preocupação desses intelectuais, em suas obras, era tematizar outras questões e não apenas as relativas:
do negro á negritude
QUESTÃO 2
Em 1936, com intelectuais cabo-verdianos, como Baltasar Lopes da Silva, Manuel Lopes, Jorge Barbosa, entre outros, é lançada a revista Claridade. Essa publicação será uma espécie de divisor de águas na literatura de Cabo Verde porque na revista encontra-se:
 uma literatura de feição cabo-verdiana.
QUESTÃO 3
O arquipélago de São Tomé e Príncipe conhece apenas na primeira metade do século XX a circulação de jornais, o que possibilita uma incipiente produção literária em periódicos como O africano, A voz d'África e O negro. Um dos grandes nomes desse momento é o santomense Francisco José Tenreiro, que, junto com o angolano Mário Pinto de Andrade, publica a primeira antologia de poesia africana. O título dessa publicação é:
 Caderno da poesia negra de expressão portuguesa.
UESTÃO 4
Além de especiarias, ouro, marfim e outras riquezas da terra, o 'comércio' de escravizados começa a ganhar força quando a Coroa Portuguesa estende seus domínios sobre parte dos territórios africanos. Em pouco tempo, esse negócio suplanta os demais em importância. Isso se deve principalmente ao fato de:
 as plantações, especialmente na América, necessitarem de mão de obra.
QUESTÃO 5
O território é a base da vida dos povos indígenas, não apenas por ser o meio no qual encontram os recursos para sua subsistência, mas também porque, para os indígenas, esse meio:
 está vinculado a seres, espíritos e valores fundamentais a seu modo de ver o mundo.
QUESTÃO 6
São cinco os países africanos colonizados por Portugal entre os séculos XV e XVI que fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). São eles:
 Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.
QUESTÃO 7
Angola foi a colônia na África que mais recebeu a atenção da Coroa Portuguesa após a perda do Brasil. Durante o século XVIII, foi grande fornecedora de escravizados para a América, mas foi também a região que ofereceu maior resistência à invasão portuguesa ao longo da história. Uma das mais conhecidas resistências ocorreu no século XVII e teve como protagonista a rainha Jinga, que incitou os povos à luta e contou com o apoio de outro povo europeu, formado pelos:
 holandeses.
QUESTÃO 8
A ocupação da África pela Europa começa no início do século XV. Essa ocupação, que se inicia com os portugueses, abre caminho para outros povos, como franceses e ingleses, por exemplo, invadirem os territórios africanos, tomando-os para si. Os portugueses são os pioneiros nessa ocupação, que começa por duas cidades do norte da África. São elas:
 Ceuta e Tânger.
QUESTÃO 9
Para Albuquerque e Fraga Filho (2006), as religiões africanas foram reinventadas no Brasil porque:
 os africanos cultuaram deuses de grupos étnicos de partes distintas da África.
QUESTÃO 10
As demandas indígenas avançaram durante o período imediatamente posterior ao fim da ditadura militar e tiveram destaque na Constituição democrática de 1988, inclusive com a reformulação do Estatuto do Índio de 1973. No artigo 19 desse documento, deu-se atenção especial às terras indígenas que, sob a orientação da Funai:
 deveriam ser demarcadas.
 
Parte inferior do formulário

Continue navegando