Logo Passei Direto
Buscar

INTERCEPTAÇAO TELEFONICA E CRIME DO COLARINHO BRANCO SIMULADOS 1 E 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A interceptação telefônica é um importante meio de obtenção de prova, sendo frequentemente utilizada na investigação criminal ou na instrução processual penal.
Sobre a interceptação telefônica, marque a alternativa correta.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
É preciso que se ofereça ao investigado a oportunidade de se defender da alegada necessidade de se instaurar interceptação telefônica em seu desfavor.
É ilícita decisão judicial que autoriza a interceptação telefônica durante investigação iniciada para elucidar a prática dessa infração penal.
Uma de suas características é não ser a primeira opção a ser levada a cabo como meio de obtenção de prova no curso da investigação.
A interceptação apenas poderá ser determinada pelo juiz a requerimento do representante do Ministério Público.

A interceptação telefônica e o direito ao sigilo das comunicações, ao longo dos anos, foi objeto de tratamento legal por diferentes diplomas legais.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), o conhecimento dado ao juiz competente, mediante requisição ou intimação, constitui violação de telecomunicação.
Nenhuma lei posterior à de nº 9.296/96 buscou regulamentar a temática da interceptação no âmbito da rede mundial de computadores.
A inviolabilidade do sigilo da correspondência somente teve assento constitucional a partir de 1988.
Antes de 1996, não era possível determinar uma interceptação telefônica, pois não existia lei específica que a regulamentasse.

A dignidade da pessoa humana, segundo a Constituição, corresponde à base do ordenamento jurídico brasileiro.
Nesse sentido, pode-se afirmar que ela:
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Norteia a definição da competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
É um dos fundamentos da República.
É traduzida na noção de que todo o poder emana do povo.
Constitui um dos objetivos fundamentais da República.

A autoridade policial, em inquérito que investiga delito de tráfico de drogas, requer ao juiz competente a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, o indiciado.
Nessa hipótese, considerando que o fato investigado é punido com pena de reclusão e em atenção aos demais requisitos legais sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado e restando configurada a imprescindibilidade da prova, o juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, estendendo-se tal medida a todas as pessoas mencionadas na investigação, pelo prazo de trinta dias, sem possibilidade de renovação.
Para que o juiz decrete a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, ele precisa ter certeza acerca da autoria ou da participação deste no delito investigado.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, e não sendo possível produzir a prova objetiva por outros meios senão o da interceptação telefônica, o juiz poderá decretar a medida.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel apenas fazendo menção aos motivos expostos pela autoridade policial em seu pedido, sem que seja necessário fundamentar sua decisão.

A Lei 12.850/13, para além de trazer a definição objetiva de 'Organização Criminosa', traz também regras específicas para o procedimento.
Sobre estes, assinale a alternativa correta:
Em nenhuma fase da persecução penal será afastado os sigilos financeiro, bancário e fiscal.
Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.

Assinale abaixo a tipificação prevista no Código Penal para o crime de falsidade ideológica. Nenhuma das opções. Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem. Ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

A ___________ foi editada a partir de intensa discussão sobre a "CPI dos grampos telefônicos" com a intenção de disciplinar e uniformizar o procedimento da interceptação telefônica pelo Poder Judiciário.
Lei nº 9.296/96.
Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet).
Resolução nº 415 do CNMP.
Lei nº 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).
Resolução nº 59 do CNJ.

A interceptação telefônica representa uma restrição ao sigilo das comunicações e ao direito à privacidade que, como se sabe, não são absolutos.
Sobre as questões probatórias envolvendo a interceptação telefônica, assinale a alternativa correta.
É dispensável a autorização do juiz, havendo fundada suspeita da autoridade policial.
Somente a autoridade policial pode requerer a interceptação.
O Ministério Público possui legitimidade para determinar a interceptação.
Os Tribunais têm admitido o aproveitamento de provas obtidas mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada em outro processo.
O encontro fortuito de prova advindo da interceptação, apesar de ter ocorrido mediante abuso de autoridade policial, não gera a nulidade da prova, dado o interesse público envolvido na elucidação do crime.

Na __________________, não há intermediação de aparelho telefônico ou telemático.
Uma terceira pessoa efetua a interceptação telefônica da conversa de duas pessoas num dado local.
Investigação social.
Gravação telefônica.
Interceptação ambiental.
Interceptação telefônica stricto sensu.
Escuta telefônica.

A Lei nº 9.296/1996 tem como objeto a interceptação de comunicações telefônicas de qualquer natureza.
No que concerne à interceptação telefônica regulamentada pela referida lei, é correto afirmar que:
ao juiz não cabe decidir qual a forma de execução da diligência, cabendo à autoridade policial tal decisão técnica.
o juiz não pode determiná-la de ofício.
excepcionalmente, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente.
é legalmente admitida ainda que a prova possa ser feita por outros meios disponíveis.
é admitida para qualquer crime.

O sigilo das comunicações telefônicas é assegurado na Constituição e, por isso, as hipóteses em que se autoriza a interceptação telefônica são excepcionais. Da leitura da Lei nº 9.296/96, observa-se que realizar captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos para investigação ou instrução criminal sem autorização judicial, quando esta for exigida é crime, punido com:
Qual é a pena prevista para a captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos sem autorização judicial?
reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
reclusão, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
reclusão, de 3 (três) a 5 (cinco) anos.
detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.

A Lei Federal nº 13.964/2019, noticiada pela classe política e pela mídia como 'Pacote Anticrime', foi promulgada com a intenção de aperfeiçoar a legislação penal e processual penal no Brasil. Marque a alternativa que diga respeito a uma alteração feita na Lei das Interceptações Telefônicas que adveio do referido Pacote Anticrime.
A Lei nº 13.964/2019 não alterou substancialmente os dispositivos da Lei nº 9.296/96.
Regulamentação da captação ambiental de sinais eletromagnéticos.
A necessidade da interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrer em autos apartados.
A prerrogativa de requisição de serviços e técnicos especializados às concessionárias de serviço público para os procedimentos de interceptação.
Determinação do prazo máximo de quarenta e oito horas para que o juiz decida sobre o pedido de interceptação telefônica.

A Lei 7.492/86 define os Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Acerca do procedimento previsto para tais crimes, é correto afirmar que:
Compete ao Ministério Público Estadual o oferecimento da denúncia para o processamento dos crimes previstos nessa lei.
Nos crimes previstos nessa lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partícipe que, por meio de confissão espontânea, revelar à autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa terá sua pena reduzida de 1 (um) a 2/5 (dois quintos).
Quando a denúncia não foi intentada no prazo legal, dar-se-á o arquivamento das peças de informações recebidas.
A ação penal será sempre promovida perante a Justiça Federal.
Os órgãos dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, sempre que julgarem necessário, poderá requisitar, a qualquer autoridade, informação, documento ou diligência relativa à prova dos crimes previstos na Lei 7.492/86.

A Lei 9.613/98 prevê o crime de lavagem de dinheiro, bem como regras para seu processamento e julgamento.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O processo e o julgamento do delito de lavagem ficam suspensos até que a infração antecedente seja julgada definitivamente.
O crime de lavagem de dinheiro será sempre processado perante a Justiça Federal.
O delito de lavagem de dinheiro admite qualquer infração penal como seu antecedente, inclusive as contravenções penais.
O Brasil admite apenas a 'autolavagem', ou seja, somente pode praticar o crime de lavagem de dinheiro quem também é autor da infração penal antecedente.
O crime de lavagem de dinheiro não admite tentativa.

Em face do crime de associação criminosa, assinale a alternativa correta.
A pena aumenta-se até um terço se a associação é armada.
A pena aumenta-se até um terço se houver a participação de criança ou adolescente.
Configura associação criminosa o ato de associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes.
Configura associação criminosa o ato de constituir, organizar ou manter grupo de pessoas com a finalidade de praticar crimes previstos no código penal.
Trata-se de crime de concurso eventual de agentes.

Sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral é correto afirmar que:
comete o crime de prevaricação o funcionário público que se apropria de dinheiro, de que tem a posse em razão do cargo.
configura corrupção passiva exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função pública, vantagem indevida.
se o agente solicita para si vantagem indevida em razão da função pública, mas não a recebe, o fato resta atípico.
configura crime desacatar instituição pública federal ou estadual.
configura prevaricação a conduta de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

A interceptação telefônica é um importante meio de obtenção de prova, sendo frequentemente utilizada na investigação criminal ou na instrução processual penal. Sobre a interceptação telefônica, marque a alternativa correta.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
É preciso que se ofereça ao investigado a oportunidade de se defender da alegada necessidade de se instaurar interceptação telefônica em seu desfavor.
É ilícita decisão judicial que autoriza a interceptação telefônica durante investigação iniciada para elucidar a prática dessa infração penal.
Uma de suas características é não ser a primeira opção a ser levada a cabo como meio de obtenção de prova no curso da investigação.
A interceptação apenas poderá ser determinada pelo juiz a requerimento do representante do Ministério Público.

A interceptação telefônica e o direito ao sigilo das comunicações, ao longo dos anos, foi objeto de tratamento legal por diferentes diplomas legais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), o conhecimento dado ao juiz competente, mediante requisição ou intimação, constitui violação de telecomunicação.
Nenhuma lei posterior à de nº 9.296/96 buscou regulamentar a temática da interceptação no âmbito da rede mundial de computadores.
A inviolabilidade do sigilo da correspondência somente teve assento constitucional a partir de 1988.
Antes de 1996, não era possível determinar uma interceptação telefônica, pois não existia lei específica que a regulamentasse.

A dignidade da pessoa humana, segundo a Constituição, corresponde à base do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse sentido, pode-se afirmar que ela:
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Norteia a definição da competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
É um dos fundamentos da República.
É traduzida na noção de que todo o poder emana do povo.
Constitui um dos objetivos fundamentais da República.

A autoridade policial, em inquérito que investiga delito de tráfico de drogas, requer ao juiz competente a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, o indiciado. Nessa hipótese, considerando que o fato investigado é punido com pena de reclusão e em atenção aos demais requisitos legais sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado e restando configurada a imprescindibilidade da prova, o juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, estendendo-se tal medida a todas as pessoas mencionadas na investigação, pelo prazo de trinta dias, sem possibilidade de renovação.
Para que o juiz decrete a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, ele precisa ter certeza acerca da autoria ou da participação deste no delito investigado.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, e não sendo possível produzir a prova objetiva por outros meios senão o da interceptação telefônica, o juiz poderá decretar a medida.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel apenas fazendo menção aos motivos expostos pela autoridade policial em seu pedido, sem que seja necessário fundamentar sua decisão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A interceptação telefônica é um importante meio de obtenção de prova, sendo frequentemente utilizada na investigação criminal ou na instrução processual penal.
Sobre a interceptação telefônica, marque a alternativa correta.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
É preciso que se ofereça ao investigado a oportunidade de se defender da alegada necessidade de se instaurar interceptação telefônica em seu desfavor.
É ilícita decisão judicial que autoriza a interceptação telefônica durante investigação iniciada para elucidar a prática dessa infração penal.
Uma de suas características é não ser a primeira opção a ser levada a cabo como meio de obtenção de prova no curso da investigação.
A interceptação apenas poderá ser determinada pelo juiz a requerimento do representante do Ministério Público.

A interceptação telefônica e o direito ao sigilo das comunicações, ao longo dos anos, foi objeto de tratamento legal por diferentes diplomas legais.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), o conhecimento dado ao juiz competente, mediante requisição ou intimação, constitui violação de telecomunicação.
Nenhuma lei posterior à de nº 9.296/96 buscou regulamentar a temática da interceptação no âmbito da rede mundial de computadores.
A inviolabilidade do sigilo da correspondência somente teve assento constitucional a partir de 1988.
Antes de 1996, não era possível determinar uma interceptação telefônica, pois não existia lei específica que a regulamentasse.

A dignidade da pessoa humana, segundo a Constituição, corresponde à base do ordenamento jurídico brasileiro.
Nesse sentido, pode-se afirmar que ela:
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Norteia a definição da competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
É um dos fundamentos da República.
É traduzida na noção de que todo o poder emana do povo.
Constitui um dos objetivos fundamentais da República.

A autoridade policial, em inquérito que investiga delito de tráfico de drogas, requer ao juiz competente a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, o indiciado.
Nessa hipótese, considerando que o fato investigado é punido com pena de reclusão e em atenção aos demais requisitos legais sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado e restando configurada a imprescindibilidade da prova, o juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, estendendo-se tal medida a todas as pessoas mencionadas na investigação, pelo prazo de trinta dias, sem possibilidade de renovação.
Para que o juiz decrete a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, ele precisa ter certeza acerca da autoria ou da participação deste no delito investigado.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, e não sendo possível produzir a prova objetiva por outros meios senão o da interceptação telefônica, o juiz poderá decretar a medida.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel apenas fazendo menção aos motivos expostos pela autoridade policial em seu pedido, sem que seja necessário fundamentar sua decisão.

A Lei 12.850/13, para além de trazer a definição objetiva de 'Organização Criminosa', traz também regras específicas para o procedimento.
Sobre estes, assinale a alternativa correta:
Em nenhuma fase da persecução penal será afastado os sigilos financeiro, bancário e fiscal.
Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.

Assinale abaixo a tipificação prevista no Código Penal para o crime de falsidade ideológica. Nenhuma das opções. Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem. Ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

A ___________ foi editada a partir de intensa discussão sobre a "CPI dos grampos telefônicos" com a intenção de disciplinar e uniformizar o procedimento da interceptação telefônica pelo Poder Judiciário.
Lei nº 9.296/96.
Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet).
Resolução nº 415 do CNMP.
Lei nº 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).
Resolução nº 59 do CNJ.

A interceptação telefônica representa uma restrição ao sigilo das comunicações e ao direito à privacidade que, como se sabe, não são absolutos.
Sobre as questões probatórias envolvendo a interceptação telefônica, assinale a alternativa correta.
É dispensável a autorização do juiz, havendo fundada suspeita da autoridade policial.
Somente a autoridade policial pode requerer a interceptação.
O Ministério Público possui legitimidade para determinar a interceptação.
Os Tribunais têm admitido o aproveitamento de provas obtidas mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada em outro processo.
O encontro fortuito de prova advindo da interceptação, apesar de ter ocorrido mediante abuso de autoridade policial, não gera a nulidade da prova, dado o interesse público envolvido na elucidação do crime.

Na __________________, não há intermediação de aparelho telefônico ou telemático.
Uma terceira pessoa efetua a interceptação telefônica da conversa de duas pessoas num dado local.
Investigação social.
Gravação telefônica.
Interceptação ambiental.
Interceptação telefônica stricto sensu.
Escuta telefônica.

A Lei nº 9.296/1996 tem como objeto a interceptação de comunicações telefônicas de qualquer natureza.
No que concerne à interceptação telefônica regulamentada pela referida lei, é correto afirmar que:
ao juiz não cabe decidir qual a forma de execução da diligência, cabendo à autoridade policial tal decisão técnica.
o juiz não pode determiná-la de ofício.
excepcionalmente, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente.
é legalmente admitida ainda que a prova possa ser feita por outros meios disponíveis.
é admitida para qualquer crime.

O sigilo das comunicações telefônicas é assegurado na Constituição e, por isso, as hipóteses em que se autoriza a interceptação telefônica são excepcionais. Da leitura da Lei nº 9.296/96, observa-se que realizar captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos para investigação ou instrução criminal sem autorização judicial, quando esta for exigida é crime, punido com:
Qual é a pena prevista para a captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos sem autorização judicial?
reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
reclusão, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
reclusão, de 3 (três) a 5 (cinco) anos.
detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.

A Lei Federal nº 13.964/2019, noticiada pela classe política e pela mídia como 'Pacote Anticrime', foi promulgada com a intenção de aperfeiçoar a legislação penal e processual penal no Brasil. Marque a alternativa que diga respeito a uma alteração feita na Lei das Interceptações Telefônicas que adveio do referido Pacote Anticrime.
A Lei nº 13.964/2019 não alterou substancialmente os dispositivos da Lei nº 9.296/96.
Regulamentação da captação ambiental de sinais eletromagnéticos.
A necessidade da interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrer em autos apartados.
A prerrogativa de requisição de serviços e técnicos especializados às concessionárias de serviço público para os procedimentos de interceptação.
Determinação do prazo máximo de quarenta e oito horas para que o juiz decida sobre o pedido de interceptação telefônica.

A Lei 7.492/86 define os Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Acerca do procedimento previsto para tais crimes, é correto afirmar que:
Compete ao Ministério Público Estadual o oferecimento da denúncia para o processamento dos crimes previstos nessa lei.
Nos crimes previstos nessa lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partícipe que, por meio de confissão espontânea, revelar à autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa terá sua pena reduzida de 1 (um) a 2/5 (dois quintos).
Quando a denúncia não foi intentada no prazo legal, dar-se-á o arquivamento das peças de informações recebidas.
A ação penal será sempre promovida perante a Justiça Federal.
Os órgãos dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, sempre que julgarem necessário, poderá requisitar, a qualquer autoridade, informação, documento ou diligência relativa à prova dos crimes previstos na Lei 7.492/86.

A Lei 9.613/98 prevê o crime de lavagem de dinheiro, bem como regras para seu processamento e julgamento.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O processo e o julgamento do delito de lavagem ficam suspensos até que a infração antecedente seja julgada definitivamente.
O crime de lavagem de dinheiro será sempre processado perante a Justiça Federal.
O delito de lavagem de dinheiro admite qualquer infração penal como seu antecedente, inclusive as contravenções penais.
O Brasil admite apenas a 'autolavagem', ou seja, somente pode praticar o crime de lavagem de dinheiro quem também é autor da infração penal antecedente.
O crime de lavagem de dinheiro não admite tentativa.

Em face do crime de associação criminosa, assinale a alternativa correta.
A pena aumenta-se até um terço se a associação é armada.
A pena aumenta-se até um terço se houver a participação de criança ou adolescente.
Configura associação criminosa o ato de associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes.
Configura associação criminosa o ato de constituir, organizar ou manter grupo de pessoas com a finalidade de praticar crimes previstos no código penal.
Trata-se de crime de concurso eventual de agentes.

Sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral é correto afirmar que:
comete o crime de prevaricação o funcionário público que se apropria de dinheiro, de que tem a posse em razão do cargo.
configura corrupção passiva exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função pública, vantagem indevida.
se o agente solicita para si vantagem indevida em razão da função pública, mas não a recebe, o fato resta atípico.
configura crime desacatar instituição pública federal ou estadual.
configura prevaricação a conduta de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

A interceptação telefônica é um importante meio de obtenção de prova, sendo frequentemente utilizada na investigação criminal ou na instrução processual penal. Sobre a interceptação telefônica, marque a alternativa correta.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
É preciso que se ofereça ao investigado a oportunidade de se defender da alegada necessidade de se instaurar interceptação telefônica em seu desfavor.
É ilícita decisão judicial que autoriza a interceptação telefônica durante investigação iniciada para elucidar a prática dessa infração penal.
Uma de suas características é não ser a primeira opção a ser levada a cabo como meio de obtenção de prova no curso da investigação.
A interceptação apenas poderá ser determinada pelo juiz a requerimento do representante do Ministério Público.

A interceptação telefônica e o direito ao sigilo das comunicações, ao longo dos anos, foi objeto de tratamento legal por diferentes diplomas legais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), o conhecimento dado ao juiz competente, mediante requisição ou intimação, constitui violação de telecomunicação.
Nenhuma lei posterior à de nº 9.296/96 buscou regulamentar a temática da interceptação no âmbito da rede mundial de computadores.
A inviolabilidade do sigilo da correspondência somente teve assento constitucional a partir de 1988.
Antes de 1996, não era possível determinar uma interceptação telefônica, pois não existia lei específica que a regulamentasse.

A dignidade da pessoa humana, segundo a Constituição, corresponde à base do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse sentido, pode-se afirmar que ela:
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Norteia a definição da competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
É um dos fundamentos da República.
É traduzida na noção de que todo o poder emana do povo.
Constitui um dos objetivos fundamentais da República.

A autoridade policial, em inquérito que investiga delito de tráfico de drogas, requer ao juiz competente a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, o indiciado. Nessa hipótese, considerando que o fato investigado é punido com pena de reclusão e em atenção aos demais requisitos legais sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado e restando configurada a imprescindibilidade da prova, o juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, estendendo-se tal medida a todas as pessoas mencionadas na investigação, pelo prazo de trinta dias, sem possibilidade de renovação.
Para que o juiz decrete a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, ele precisa ter certeza acerca da autoria ou da participação deste no delito investigado.
Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, e não sendo possível produzir a prova objetiva por outros meios senão o da interceptação telefônica, o juiz poderá decretar a medida.
O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel apenas fazendo menção aos motivos expostos pela autoridade policial em seu pedido, sem que seja necessário fundamentar sua decisão.

Prévia do material em texto

A interceptação telefônica é um importante meio de obtenção de prova, sendo frequentemente utilizada na investigação criminal ou na instrução processual penal. Sobre a interceptação telefônica, marque a alternativa correta.
		
	
	A quebra do sigilo telefônico pode ter como base, unicamente, denúncia anônima.
	
	É preciso que se ofereça ao investigado a oportunidade de se defender da alegada necessidade de se instaurar interceptação telefônica em seu desfavor.
	
	É ilícita decisão judicial que autoriza a interceptação telefônica durante investigação iniciada para elucidar a prática dessa infração penal.
	
	Uma de suas características é não ser a primeira opção a ser levada a cabo como meio de obtenção de prova no curso da investigação.
	
	A interceptação apenas poderá ser determinada pelo juiz a requerimento do representante do Ministério Público.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:24
	
	
		2a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	A interceptação telefônica e o direito ao sigilo das comunicações, ao longo dos anos, foi objeto de tratamento legal por diferentes diplomas legais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	A Lei nº 9.296/96 aplica-se tanto à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática quanto em telemática.
	
	De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), o conhecimento dado ao juiz competente, mediante requisição ou intimação, constitui violação de telecomunicação.
	
	Nenhuma lei posterior à de nº 9.296/96 buscou regulamentar a temática da interceptação no âmbito da rede mundial de computadores.
	
	A inviolabilidade do sigilo da correspondência somente teve assento constitucional a partir de 1988.
	
	Antes de 1996, não era possível determinar uma interceptação telefônica, pois não existia lei específica que a regulamentasse.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:26
	
	
		3a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	A dignidade da pessoa humana, segundo a Constituição, corresponde à base do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse sentido, pode-se afirmar que ela:
		
	
	Se relaciona com os direitos fundamentais, mas não com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
	
	Norteia a definição da competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
	
	É um dos fundamentos da República.
	
	É traduzida na noção de que todo o poder emana do povo.
	
	Constitui um dos objetivos fundamentais da República.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:27
	
	
		4a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Banca: IDECAN. Órgão: Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE). Prova: Auxiliar de Perícia. Ano: 2021.A autoridade policial, em inquérito que investiga delito de tráfico de drogas, requer ao juiz competente a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, o indiciado. Nessa hipótese, considerando que o fato investigado é punido com pena de reclusão e em atenção aos demais requisitos legais sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas do indiciado se houver indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, mesmo que a prova que se pretende alcançar possa ser obtida de outra forma.
	
	Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado e restando configurada a imprescindibilidade da prova, o juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, estendendo-se tal medida a todas as pessoas mencionadas na investigação, pelo prazo de trinta dias, sem possibilidade de renovação.
	
	Para que o juiz decrete a interceptação das comunicações telefônicas de Joel, ele precisa ter certeza acerca da autoria ou da participação deste no delito investigado.
	
	Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação de Joel no delito investigado, e não sendo possível produzir a prova objetiva por outros meios senão o da interceptação telefônica, o juiz poderá decretar a medida.
	
	O juiz poderá decretar a interceptação das comunicações telefônicas de Joel apenas fazendo menção aos motivos expostos pela autoridade policial em seu pedido, sem que seja necessário fundamentar sua decisão.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:29
	
	
		5a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	O direito ao sigilo das comunicações, expresso no inciso XII do art. 5º da Constituição da República, traz como regra que os indivíduos possuem a garantia de confidencialidade do conteúdo de suas comunicações, não devendo o Estado ou terceiros invadirem essa esfera de liberdade, que advém do direito fundamental à privacidade. A interceptação telefônica, portanto, é uma exceção e deve ser utilizada segundo as determinações legais.  Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente condições prejudiciais à possibilidade de instauração da interceptação telefônica.
 
I. O fato investigado constituir infração punida com reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
II. Quando, embora a autoridade policial tenha sugerido a deflagração da interceptação telefônica, seria cabível a busca e apreensão.
III. Quando, durante a investigação criminal, não ficou claro se o investigado participou da infração penal.
IV. Processado por constrangimento ilegal, crime com pena de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, o delegado de polícia competente requer o deferimento da interceptação telefônica.
		
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens III e IV estão corretos.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:32
	
	
		6a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Banca: FGV - PC AM - Investigador de Polícia Civil ¿ 2022.
 
No curso de inquérito que apurava a prática do crime de corrupção passiva, previsto no Art. 317 do Código Penal, a autoridade policial representou pela interceptação das comunicações telefônicas do ramal de um indiciado. Demonstrada a imprescindibilidade da medida e indícios de autoria, houve autorização do juiz competente para a interceptação pelo prazo de 15 dias. Após a implementação, não houve pedido ou decisão sobre a renovação da escuta. Ocorre que a interceptação não foi interrompida no prazo e, no 16º dia, um diálogo revelou uma informação até então desconhecida da autoridade.
Munido dessa informação, o delegado de polícia representou pela realização de buscas em um endereço onde, em cumprimento a mandado judicial, foram apreendidos documentos importantes à apuração do fato. Posteriormente, tais documentos instruíram denúncia ofertada pelo Ministério Público.
Considerando os dados fornecidos pelo enunciado, indique a afirmativa correta.
		
	
	Os documentos devem ser admitidos no processo, pois derivaram de escuta lícita, decretada por juiz competente.
	
	Os documentos devem ser admitidos no processo pois obtidos por fonte absolutamente independente.
	
	Os documentos podem ser admitidos no processo, pois sua obtenção decorreu de descoberta inevitável.
	
	Os documentos não podem ser admitidos no processo, pois, de acordo com a teoria dos frutos da árvore envenenada, derivam de prova obtida por meios ilícitos.
	
	Os documentos não podem ser admitidos no processo, pois sua apreensão se deu de forma ilícita, já que apenas o Ministério Público poderia pleitear a busca.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:35
	
	
		7a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	(Instituto Acesso - PC/ES - Delegado de Polícia - 2019) O Legislador brasileiro adotou, a partir de 2013, o termo ''Organizações Criminosas'' para tratar o tema, tão falado na mídia e na sociedade, das atividades reconhecidas como ''Crime Organizado''. Por ensejar, para alguns, uma maior complexidade de aplicação de recursos e pessoas, de uma logística própria, que passaria despercebida ou pelo menos dificultaria os meios cotidianos de investigação e apuração de responsabilidades,a Lei 12.850/13, para além de trazer a definição objetiva de ''Organização Criminosa'', traz também regras específicas para o procedimento. Uma delas, disposta no Capítulo III, se dá no âmbito da ''Investigação e dos Meios de Obtenção de Prova''.
Sobre estes, assinale a alternativa correta:
		
	
	Em nenhuma fase da persecução penal será afastado os sigilos financeiro, bancário e fiscal.
	
	Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
	
	Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
	
	Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
	
	Em qualquer fase da persecução penal, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:36
	
	
		8a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	(Instituto AOCP  PC/PA  Escrivão de Polícia Civil  2021 - ADAPTADA) A ¿lavagem de dinheiro é um processo por meio do qual eventuais bens de origem criminosa são integrados no sistema econômico legal com a aparência de que teriam sido obtidos licitamente. Essa conduta criminosa é prevista na Lei 9.613/1998 e, segundo ela:
		
	
	No crime de lavagem de dinheiro, não se admite a tentativa.
	
	Para a apuração do crime de lavagem, admite-se a utilização da ação controlada, vedada a infiltração de agentes.
	
	A pena será aumentada de um a dois terços, se os crimes definidos nessa Lei forem cometidos de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa.
	
	A pena poderá ser reduzida até a metade e ser cumprida em regime aberto, se o autor colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais.
	
	O processo e o julgamento dos crimes previstos nessa Lei são da competência da Justiça Federal.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:53
	
	
		9a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	(2018 - ALESE - Analista Legislativo - Apoio Jurídico) Sobre o crime de falso testemunho ou falsa perícia, o Código Penal, em seu artigo 342, prevê que:
		
	
	as penas são aumentadas de um sexto a um terço, se o crime é praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da Administração pública direta ou indireta.
	
	é fato atípico fazer afirmação falsa em processo administrativo.
	
	o fato deixa de ser típico se, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade.
	
	é fato atípico fazer afirmação falsa em inquérito penal.
	
	é fato atípico fazer afirmação falsa em juízo arbitral.
	Respondido em 12/09/2022 11:10:40
	
	
		10a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	(2019 - CREMERJ - Advogado) Assinale abaixo a tipificação prevista no Código Penal para o crime de falsidade ideológica.
		
	
	Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
	
	Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.
	
	Ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor.
	
	Nenhuma das opções.
	
	Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.
	Respondido em 12/09/2022 11:09:06
	
	A ___________ foi editada a partir de intensa discussão sobre a "CPI dos grampos telefônicos" com a intenção de disciplinar e uniformizar o procedimento da interceptação telefônica pelo Poder Judiciário.
		
	
	Lei nº 9.296/96.
	
	Lei nº 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).
	
	Resolução nº 415 do CNMP.
	
	Resolução nº 59 do CNJ.
	
	Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet).
	Respondido em 12/09/2022 11:19:54
	
	
		2a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	A interceptação telefônica representa uma restrição ao sigilo das comunicações e ao direito à privacidade que, como se sabe, não são absolutos. Sobre as questões probatórias envolvendo a interceptação telefônica, assinale a alternativa correta.
		
	
	É dispensável a autorização do juiz, havendo fundada suspeita da autoridade policial.
	
	Somente a autoridade policial pode requerer a interceptação.
	
	O Ministério Público possui legitimidade para determinar a interceptação.
	
	Os Tribunais têm admitido o aproveitamento de provas obtidas mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada em outro processo.
	
	O encontro fortuito de prova advindo da interceptação, apesar de ter ocorrido mediante abuso de autoridade policial, não gera a nulidade da prova, dado o interesse público envolvido na elucidação do crime.
	Respondido em 12/09/2022 11:19:55
	
	
		3a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Na __________________, não há intermediação de aparelho telefônico ou telemático. Uma terceira pessoa efetua a interceptação telefônica da conversa de duas pessoas num dado local. 
		
	
	Investigação social.
	
	Gravação telefônica.
	
	Interceptação ambiental.
	
	Interceptação telefônica stricto sensu.
 
	
	Escuta telefônica.
	Respondido em 12/09/2022 11:19:57
	
		4a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	VUNESP - 2021 - TJ-GO - Titular de Serviços de Notas e de Registros ¿ Provimento ¿ adaptada.
A Lei nº 9.296/1996 tem como objeto a interceptação de comunicações telefônicas de qualquer natureza. No que concerne à interceptação telefônica regulamentada pela referida lei, é correto afirmar que:
		
	
	ao juiz não cabe decidir qual a forma de execução da diligência, cabendo à autoridade policial tal decisão técnica.
	
	o juiz não pode determiná-la de ofício.
	
	excepcionalmente, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente.
	
	é legalmente admitida ainda que a prova possa ser feita por outros meios disponíveis.
	
	é admitida para qualquer crime.
	Respondido em 12/09/2022 11:19:58
	
		5a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	O sigilo das comunicações telefônicas é assegurado na Constituição e, por isso, as hipóteses em que se autoriza a interceptação telefônica são excepcionais. Da leitura da Lei nº 9.296/96, observa-se que realizar captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos para investigação ou instrução criminal sem autorização judicial, quando esta for exigida é crime, punido com:
		
	
	reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
	
	reclusão, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
	
	reclusão, de 3 (três) a 5 (cinco) anos.
	
	detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.
	
	detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.
	Respondido em 12/09/2022 11:20:01
	
	
		6a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	A Lei Federal nº 13.964/2019, noticiada pela classe política e pela mídia como ¿Pacote Anticrime¿, foi promulgada com a intenção de aperfeiçoar a legislação penal e processual penal no Brasil. Marque a alternativa que diga respeito a uma alteração feita na Lei das Interceptações Telefônicas que adveio do referido Pacote Anticrime.
		
	
	Regulamentação da captação ambiental de sinais eletromagnéticos.
	
	Determinação do prazo máximo de quarenta e oito horas para que o juiz decida sobre o pedido de interceptação telefônica.
	
	A Lei nº 13.964/2019 não alterou substancialmente osdispositivos da Lei nº 9.296/96.
	
	A necessidade da interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrer em autos apartados.
	
	A prerrogativa de requisição de serviços e técnicos especializados às concessionárias de serviço público para os procedimentos de interceptação.
	Respondido em 12/09/2022 11:20:02
	
		7a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	(FGV - OAB - IV Exame - 2011 - ADAPTADA) A Lei 7.492/86 define os Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Acerca do procedimento previsto para tais crimes, é correto afirmar que:
		
	
	Compete ao Ministério Público Estadual o oferecimento da denúncia para o processamento dos crimes previstos nessa lei.
	
	Nos crimes previstos nessa lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partícipe que, por meio de confissão espontânea, revelar à autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa terá sua pena reduzida de 1 (um) a 2/5 (dois quintos).
	
	Quando a denúncia não foi intentada no prazo legal, dar-se-á o arquivamento das peças de informações recebidas.
	
	A ação penal será sempre promovida perante a Justiça Federal.
	
	Os órgãos dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, sempre que julgarem necessário, poderá requisitar, a qualquer autoridade, informação, documento ou diligência relativa à prova dos crimes previstos na Lei 7.492/86.
	Respondido em 12/09/2022 11:20:03
	
	
		8a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	(IADES  BRB  Advogado  2019 - ADAPTADA) A Lei 9.613/98 prevê o crime de lavagem de dinheiro, bem como regras para seu processamento e julgamento. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	O processo e o julgamento do delito de lavagem ficam suspensos até que a infração antecedente seja julgada definitivamente.
	
	O crime de lavagem de dinheiro será sempre processado perante a Justiça Federal.
	
	O delito de lavagem de dinheiro admite qualquer infração penal como seu antecedente, inclusive as contravenções penais.
	
	O Brasil admite apenas a ¿autolavagem¿, ou seja, somente pode praticar o crime de lavagem de dinheiro quem também é autor da infração penal antecedente.
	
	O crime de lavagem de dinheiro não admite tentativa.
	Respondido em 12/09/2022 11:20:05
	
	
		9a
          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	 (IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado) Em face do crime de associação criminosa, assinale a alternativa correta.
		
	
	A pena aumenta-se até um terço se a associação é armada.
	
	A pena aumenta-se até um terço se houver a participação de criança ou adolescente.
	
	Configura associação criminosa o ato de associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes.
	
	Configura associação criminosa o ato de constituir, organizar ou manter grupo de pessoas com a finalidade de praticar crimes previstos no código penal.
	
	Trata-se de crime de concurso eventual de agentes.
	
	
	
		10a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	(2019 - Câmara de Fortaleza - CE - Consultor Técnico Jurídico - ADAPTADA) Sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral é correto afirmar que:
		
	
	comete o crime de prevaricação o funcionário público que se apropria de dinheiro, de que tem a posse em razão do cargo.
	
	configura corrupção passiva exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função pública, vantagem indevida.
	
	se o agente solicita para si vantagem indevida em razão da função pública, mas não a recebe, o fato resta atípico.
	
	configura crime desacatar instituição pública federal ou estadual.
	
	configura prevaricação a conduta de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
	Respondido em 12/09/2022 11:20:08

Mais conteúdos dessa disciplina