Buscar

A Revolução Digital 02

Prévia do material em texto

A EVOLUÇÃO DA INTERNET
Desde a sua criação, a internet aponta para uma realidade hiperconectada, na qual nossa existência não é mais passível de separação entre universos físicos e digitais.
A seguir, um pouco da história da internet:
ONDE TUDO COMEÇOU
No final da década de 1960, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por meio de sua agência de pesquisa, a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) criou a ARPANET, uma rede de computadores interconectados que se destinava a aplicações militares e científicas. Essa rede deu início ao que se conhece atualmente por internet. Inicialmente, as primeiras conexões realizadas pela ARPANET ocorreram entre instituições acadêmicas
EXPANSÃO
Entre as décadas de 1970 e 1980, seu alcance foi ampliado para grande parte das instituições de ensino dos Estados Unidos, interligando grupos de pesquisa de Ciência da Computação aplicada. No começo da década de 1980, com o início da comercialização dos primeiros computadores pessoais, houve um crescimento exponencial da utilização da internet como ambiente digital tecnológico.
A CRIAÇÃO DA WORLD WIDE WEB
No final da década de 1980, o cientista Tim Berners-Lee − com os cientistas do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) − criou um protocolo eficiente para distribuição de informação: a world wide web, o famoso www. O termo web simplificou a nomenclatura, mas vale ressaltar que web em si não é a internet, ela é uma aplicação criada para compartilhamento de arquivos (HTML, por exemplo). Para isto, ela se utiliza de:
(1) Navegadores (browsers como Internet Explorer, Safari e Chrome) como ferramentas de acesso.
(2) Linguagens usadas para criar um website (HTML, CCS, JavaScript, entre outras).
(3) Servidor web, onde os arquivos ficam hospedados.

Continue navegando