Buscar

Slide 3_Psicomotricidade_Estruturas psicomotoras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Educação Psicomotora Funcional
As estruturas psicomotoras
*
Esquema corporal
É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam. 
*
Coordenação motora global
É a ação simultânea dos grandes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos. 
Exemplo: para caminhar utilizamos a coordenação motora ampla em que membros superiores e inferiores se alternam coordenadamente para que haja deslocamento.
*
Coordenação motora específica
Coordenação motora fina: compreende todas as tarefas motoras finas, onde associa a função de coordenação dos movimentos dos olhos durante a fixação da atenção, e durante a fixação da atenção e manipulação de objetos que exigem controle visual, além de abranger as funções de programação.
*
Coordenação motora específica
Crianças que têm transtornos na coordenação dinâmica manual geralmente têm problemas visomotores, apresentando inúmeras dificuldades de desenhar, recortar, escrever, ou seja, em todos os movimentos que exijam precisão na coordenação olho/mão.
*
Organização espacial e temporal
Espacial – orientar-se diante de um espaço físico e perceber a relação de proximidade de coisas entre si. 
Temporal – capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos, duração de intervalos de tempos, da renovação cíclica de variados períodos.
*
Lateralidade
É a capacidade de vivenciar os movimentos utilizando-se, para isso, os dois lados do corpo, ora o lado direito, ora o lado esquerdo. 
Por exemplo: a criança destra, mesmo tendo sua mão direita ocupada, é capaz de abrir uma porta com a mão esquerda. 
*
Lateralidade
É diferente da dominância lateral que é a maior habilidade desenvolvida num dos lados do corpo devido à dominância cerebral, ou seja, pessoas com dominância cerebral esquerda têm maior probabilidade de desenvolverem mais habilidades do lado direito do corpo e, por isso, são destros
Com os canhotos, acontece o inverso, já que sua dominância cerebral é do lado direito.
*
Percepções
PERCEPÇÃO AUDITIVA: perceber, discriminar e interpretar os diversos tipos de sons.
PERCEPÇÃO TÁTIL: perceber, discriminar e identificar objetos através do tato.
PERCEPÇÃO VISUAL: desenvolve a capacidade visual, para responder com êxito uma informação sensorial.
*
Ritmo
Diz respeito à movimentação própria de cada um. Ritmo lento, moderado, acelerado, cadenciado. Noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. 
*
Ritmo
A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas. Na parte gráfica, as dificuldades de ritmo contribuem para que a criança escreva duas ou mais palavras unidas, adicione letras nas palavras ou omita letras e sílabas.
*
Equilíbrio
Reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. 
*
Equilíbrio
O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base. O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando