Buscar

Profissional de Apoio Escolar 1

Prévia do material em texto

Profissional de Apoio Escolar
Analise as afirmativas e associe ao seu correspondente. Caso não esteja correta sua resposta, volte aos textos e tente novamente. Esse movimento possibilita revisar seus aprendizados e corrigir sua resposta:
1 Lei nº 12.764, de 2012- Segundo essa lei, os sistemas de ensino além de assegurar matrícula para pessoas com TEA nas classes regulares de ensino, devem oferecer o atendimento educacional especializado e o Profissional de Apoio Escolar, desde que comprovada a necessidade, visando o atendimento de cuidados especiais, como higiene, alimentação e locomoção, acarretando aos gestores penalidades caso esse direito de matrícula não seja atendido.
2 Decreto nº 8.368, de 2014- Regulamenta a lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
3 Lei nº 13.146, de 2015- Traz contribuições importantes acerca de aspectos pertinentes ao fazer do Profissional de Apoio Escolar e, em seu artigo 3º, destaca suas atribuições.
2 Segundo as legislações estudadas, são atribuições do Profissional de Apoio Escolar:
A Exercer atividades de alimentação, higiene e locomoção do educando com deficiência e atuar em todas as atividades escolares nas quais sua atuação se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
B Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras pedagógicas para a plena participação dos educandos com deficiência, considerando suas necessidades específicas.
C Elaborar o Plano Educacional Individualizado, adequando e adaptando o currículo e a avaliação escolar de acordo com as necessidades do aluno.
D Diagnosticar a deficiência do educando, orientando as famílias e a escola no atendimento às suas necessidades.

Continue navegando

Outros materiais