Buscar

Enfermagem Interdisciplinar Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso
	ENFERMAGEM INTERDISCIPLINAR
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	Iniciado
	14/09/22 12:11
	Enviado
	14/09/22 13:20
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	4,5 em 5 pontos  
	Tempo decorrido
GABARITO:
	1 hora, 9 minutos
1 – B ; 2 – B ; 3 – B ; 4 – E ; 5 – B (ERRADA) ; 6 – D ; 7 – E ; 8 – B ; 9 – A ; 10 – D 
PERGUNTA 1
(ENADE, 2013) Um olhar acerca da história da Enfermagem demonstra uma contínua preocupação com a qualidade dos cuidados em saúde, sobretudo, no que diz respeito às questões de higiene e conforto. A partir de Florence Nightingale, a área de Enfermagem estruturou os principais preceitos que possibilitaram a consolidação da atual compreensão de segurança do paciente. Cabe ressaltar que, recentemente, houve a integração dos conceitos de gestão de riscos no que se compreende por segurança do paciente. Diante da relevância histórica do tema, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de qualificar o cuidado em todos os estabelecimentos de saúde no território nacional.
Nesse contexto, infere-se que a segurança do paciente é:
	
	a.
	O evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
	
	b.
	A redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário, associado ao cuidado com a saúde.
	
	c.
	O incidente ocorrido que resultou em dano físico, social ou psicológico do paciente.
	
	d.
	A ação curativa do dano físico, social ou psicológico causado ao paciente e à sua família.
	
	e.
	O resultado do dano físico, social ou psicológico.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
(COMPERVE, 2016) É responsabilidade e dever dos profissionais da Enfermagem registrar, no prontuário do paciente e em outros documentos próprios da área, as informações inerentes ao processo de cuidar e ao gerenciamento dos processos de trabalho, necessárias para assegurar a continuidade e a qualidade da assistência. Em relação aos registros das ações dos profissionais de Enfermagem, leia as afirmações a seguir.
I. No gerenciamento dos processos de trabalho, devem ser registradas as informações imprescindíveis sobre as condições de recursos humanos e materiais, excluindo-se as de ordem ambiental, que são de competência da Direção Geral da instituição.
II. O termo assinatura eletrônica refere-se a uma tecnologia que permite garantir a integridade e a autenticidade de arquivos eletrônicos, e que é tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel, com valor legal.
III. Deve ser registrado, no prontuário do paciente, um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, a família ou a coletividade humana, em um dado momento do processo saúde e doença.
IV. Caso a instituição ou o serviço de saúde adote o sistema de registro eletrônico, mas não tenha providenciado, em atenção às normas de segurança, a assinatura digital dos profissionais, deve-se fazer a impressão dos documentos para guarda e manuseio por quem de direito.
Das afirmações, estão corretas:
	
	a.
	I e IV.
	
	b.
	III e IV.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	II e III.
	
	e.
	I e III.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
(EBSERH, 2016) Na unidade oncológica, encontra-se internado um paciente com diagnóstico de enfermagem “Risco para infecção relacionado com as defesas inadequadas decorrentes da imunossupressão secundária à radiação ou a agentes antineoplásicos”. Considerando as medidas adotadas para reduzir infecção nesse paciente, leia as frases e assinale a alternativa correta.
I. Evitar frutas cruas, carnes vermelhas, peixes e vegetais crus quando a contagem absoluta de leucócitos for menor que 1000/mm 3.
II. Dar preferência para verificação de temperatura retal, por se tratar de procedimento mais fidedignos para identificação de febre.
III. Usar emolientes fecais para evitar a constipação intestinal e esforço para defecar.
IV. Realizar preferencialmente injeções intramusculares.
	
	a.
	I, II e IV estão corretas.
	
	b.
	I e III estão corretas.
	
	c.
	II e IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas II está correta.
	
	e.
	Apenas III está correta.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
(FUNRIO, 2014) Considerando o prontuário do paciente e outros documentos próprios da Enfermagem, independente do meio de suporte, tradicional (papel) ou eletrônico, como uma fonte de informações clínicas e administrativas para tomada de decisão, o Conselho Federal de Enfermagem, por meio da Resolução COFEN Nº 429/2012, reafirma a responsabilidade e o dever dos profissionais da Enfermagem de registrar, no prontuário do paciente, seja em meio de suporte tradicional (papel) ou eletrônico, as informações inerentes ao processo de cuidar. Nesse sentido são obrigatórios os registros indicados nas alternativas,  exceto:
	
	a.
	Um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
	
	b.
	Os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
	
	c.
	As ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados.
	
	d.
	Os resultados alcançados como consequência de ações ou intervenções de enfermagem realizadas.
	
	e.
	As informações imprescindíveis sobre as condições ambientais, recursos humanos e materiais, visando à produção de um resultado esperado.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
(COPERVE – UFSC, 2018) Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
 
I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.
II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de enfermagem, cuidado, saúde e ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.
III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do processo de Enfermagem.
IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.
V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.
	
	a.
	I e IV estão corretas.
	
	b.
	IV e V estão corretas.
	
	c.
	II e V estão corretas.
	
	d.
	III e V estão corretas.
	
	e.
	I e III estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
(UFES, 2015) Ao cuidar de um paciente ou de um grupo de clientes é necessário que haja um pensamento crítico acerca da assistência a ser prestada, bem como os objetivos que se almejam com ela. Uma das formas de sistematizar esse processo foi a padronização dos diagnósticos de enfermagem. Dessa forma, podemos afirmar que o diagnóstico de enfermagem é:~ Resposta: D
Comentário: a NANDA-I define que  diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre respostas/experiências atuais ou potenciais do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde / processos de vida. Proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem de forma a atingir resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.
	
	a.
	O diagnóstico clínico que determinará o tratamento das respostas humanas à saúde e à doença.
	
	b.
	A identificação de uma condição patológica, que possa interferir no estado de saúde do indivíduo, sendo dependente de resultado de uma série de exames, sejam eles físicos ou laboratoriais.
	
	c.
	A padronização de uma linguagem refinada para a enfermagem, oriunda do avanço do desenvolvimento de estudos.
	
	d.
	O julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos vitais atuaisou potenciais.
	
	e.
	A classificação de uma patologia.
 
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
(FCM, 2017) A investigação para melhoria da segurança do paciente e prevenção de possíveis danos abrange:
	
	a.
	Identificar o erro, identificar o responsável, propor soluções e mensurar a intervenção.
	
	b.
	Identificar o erro, compreender as causas dos erros, advertir o profissional e propor soluções.
	
	c.
	Identificar o dano, compreender as causas dos danos, realizar treinamento e avaliar o impacto do treinamento.
	
	d.
	Determinar a magnitude do dano, número e tipos de eventos adversos prejudiciais; identificar o responsável, advertir o profissional e avaliar o impacto da advertência.
	
	e.
	Determinar a magnitude do dano, número e tipos de eventos adversos prejudiciais; compreender as causas dos danos e identificar soluções e avaliar o impacto das soluções.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
(FCC, 2015) Atualmente, a melhoria da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde tem recebido atenção especial em âmbito global. Nesse contexto, o COREN − SP e a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente − REBRAENSP elaboraram uma cartilha contendo os “10 Passos para a Segurança do Paciente”, no qual, dentre eles, destacam-se:
	
	a.
	Prevenção de queda e atendimento domiciliar.
	
	b.
	Identificação do paciente e paciente envolvido com sua própria segurança.
	
	c.
	Utilização de tecnologia inovadora e cirurgia em local correto.
	
	d.
	Acolhimento e comunicação transparente.
	
	e.
	Participação da família e higienização das mãos.
 
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
Por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem, o registro sucinto contendo informações pertinentes a acontecimentos ou intercorrências com o cliente, realizado pelo profissional de Enfermagem, corresponde:
	
	a.
	À anotação de Enfermagem.
	
	b.
	À evolução de Enfermagem.
	
	c.
	Ao histórico de Enfermagem.
	
	d.
	À prescrição de Enfermagem.
	
	e.
	Ao diagnóstico de Enfermagem.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
(CESPE, 2013) Um homem de setenta e quatro anos de idade foi internado na clínica médica de um hospital após apresentar dificuldades respiratórias. Evoluiu com infecção do trato urinário, hipoatividade, rigidez nos membros superiores e inferiores, disfagia e pneumonia hospitalar. No momento do exame físico, o paciente estava alerta, respondia a alguns comandos simples, apresentava acúmulo de muco em vias aéreas superiores e dificuldade para tossir, não era capaz de sair do leito sozinho e era-lhe administrado oxigênio sob máscara de Venturi fornecendo 50% de FiO 2 . A filha que o acompanhava relatou que, havia mais de um ano, o paciente tinha sido diagnosticado com câncer de próstata e que, desde então, o pai vinha apresentando sono fragmentado durante a noite e sonolência diurna. A filha relatou, ainda, que, havia um mês, seu pai tinha sido internado com dores na região pélvica, ocasião em que fora diagnosticada metástase óssea, advinda do câncer de próstata, sem possibilidades de cura. Referiu, por fim, que, na noite anterior, seu pai não dormiu bem, em razão da agitação e da dispneia. O paciente tinha histórico de constipação crônica e havia evacuado pela manhã fezes líquidas. O exame físico indicou roncos à ausculta pulmonar. Nas 24 horas seguintes, internado, o paciente apresentou diurese de 1.100 mL, sob dispositivo urinário externo, e permaneceu sob dieta por sonda nasoenteral, com boa aceitação, sem relatos de vômito.
Conforme a taxonomia de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, o paciente apresenta:
	
	a.
	Constipação percebida, evidenciada por história de constipação crônica e ausência de evacuação por três dias.
	
	b.
	Mobilidade física prejudicada, evidenciada por prejuízo cognitivo e dor.
	
	c.
	Padrão de sono prejudicado, evidenciado pela falta de controle do sono e sono interrompido.
	
	d.
	Desobstrução ineficaz das vias aéreas, evidenciada por tosse ineficaz e ruídos adventícios respiratórios.
	
	e.
	Infecção urinária, evidenciada por incontinência e uso de coletor urinário externo.

Outros materiais