Buscar

Exploração sexual infantil no Brasi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Exploração sexual infantil no Brasil: é possível combatê-la?”
Apesar dos inúmeros problemas de nossa sociedade, é incontestável que anualmente crianças e adolescentes são alvos da exploração sexual. Um levantamento da ONDH mostra que 73% dos casos de abuso têm início no íntimo do ciclo familiar das vítimas, sendo 40% praticados por pais e padrastos. Na atualidade, onde estamos suscetíveis a diferentes maneiras de violência é comum encontrar pessoas que já foram abusadas mentalmente, fisicamente ou verbalmente, sendo uma taxa de 87% de suspeitos do sexo masculino e a vítima do sexo feminino em 46% das denúncias recebidas.
Conforme o filósofo Thomas Hobbes infere “O homem é o lobo do homem”, esta afirmativa representa uma alegoria que aponta que o mesmo é apto de cometer atrocidades e perversidades contra constituintes de sua própria espécie, sendo na sua naturalidade ruim, e a exploração sexual infantil é um dos atos que sustenta essa frase. 
Um fator importante para a ocorrência da exploração é a falta de recursos nas escolas que privam um melhor ensino aos jovens de famílias que vivem sob altas dificuldades financeiras, assim por carência de recursos para sobreviverem acabam influenciados a exercer o ato de prostituição. Esse óbice alcança sobretudo regiões em que há pouco investimento do governo, o que manifesta a indiligência política com a sociedade menos favorecida. Outro fator de aumento está associado com os meios de comunicação, especialmente a tecnologia, que mesmo sendo importante para nosso dia a dia, contribui para a propagação de conteúdos obscenos infanto-juvenis em grande escala, colabora para disseminação na divulgação do tráfico de jovens que visam a sexualização de suas vítimas. 
Existem vários meios de prevenção, como o apoio indispensável do Estado e de profissionais peritos para que estejam auxiliando a lidar com o assunto nas escolas, o investimento em organizações habilitadas em extinguir essa forma criminal, assim tornando provável o combate e a atenuação dos casos relatados e viabilizando o bem-estar e a integridade mental e física dos jovens brasileiros que sofrem com a exploração sexual.

Continue navegando