Buscar

SITUAÇÃO DIDÁTICA 12 LI

Prévia do material em texto

SITUAÇÃO DIDÁTICA 12 | O ENSINO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO
Objetivo: Investigar o ensino das práticas discursivas: oralidade, leitura e escrita na 1 ª série do Ensino Médio.
 
 Proposta:
· Considere que:
· É por meio da linguagem que o homem é capaz de se comunicar, seja oralmente ou por escrito e, assim, interagir com seus semelhantes e agir no mundo. Sabendo-se que a escrita é um poderoso instrumento para o letramento de uma língua, que contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno, ela deve ser um dos Eixos da BNCC trabalhados nas escolas.
· Abaixo estão as informações preconizadas pela BNCC em relação a eles:
ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de língua inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas, incluída a fala do professor.
LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em língua inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
ESCRITA – Práticas de produção de textos em língua inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.
· 
· A prática em redigir um breve texto em língua inglesa com coesão e coerência, possivelmente, favorecerá maior habilidade para ler e refletir sobre textos em Língua Inglesa, com isso, a importância do ensino da escrita, mediada por gêneros textuais será de fundamental valor ao fazer parte da práxis do professor de LI.
· É necessário saber ler e escrever em LI, com vistas, principalmente a prestar exames, sejam eles o Enem ou vestibulares diversos, daí a importância de se disciplinar o pensamento, para que a escrita possa se tornar um imprescindível meio para a aprendizagem não somente da língua materna, como também de uma segunda língua.
· O trabalho com a oralidade é deixado de lado, na maioria das escolas, privilegiando-se somente atividades interativas de leitura e compreensão textual, e, com isso, a ação de expressar suas ideias oralmente tem representado um grande desafio nas aulas de Língua Inglesa. Como processo ativo de construção de sentido, em que aprender uma nova língua seja, também, praticar a escrita e a oralidade desta língua, e, não apenas a leitura, como tem sido observado nas últimas décadas, observe as práticas sociais empreendidas nas escolas.
· Escolha uma instituição escolar para o campo de sua pesquisa e, nela, selecione uma turma de 1º ano do Ensino Médio, onde deverá realizar as seguintes atividades:
· Assistir algumas aulas (entre 2 e 5 aulas) de Inglês, observando que práticas são as mais usadas em sala de aula do 1º ano, bem como, que conteúdos e estratégias estão relacionados a cada uma delas.
· Realizar uma entrevista com o professor, buscando informações sobre que atividades devem ser planejadas e contextualizadas com o intuito de motivar o aluno para as práticas da oralidade e a espontaneidade na comunicação, aliadas ao diálogo em língua inglesa.
· Realizar uma entrevista com alguns estudantes (entre 5 e 10), em relação às práticas discursivas que consideram mais fáceis, mais difíceis e mais interessantes.
· Reflitir acerca das práticas sociais comuns em determinadas situações de sala de aula e traga uma sugestão para a grande dificuldade que os alunos enfrentam no desenvolvimento de suas habilidades orais.
· Com as informações produzidas em campo, elabore um relatório crítico-reflexivo analisando o trabalho realizado pelo Professor de Inglês no 1º ano do Ensino Médio na perspectiva de trazer soluções diante de um panorama no qual as aulas geralmente se resumem à fala do professor e ao pressuposto de que nós educadores de língua inglesa ainda mantemos uma formação voltada para uma didática marcadamente tradicional, que preconiza a transmissão de conhecimentos, privilegiando a memorização na realização das atividades em sala de aula, por meio de exercícios básicos desconectados de práticas dinâmicas que estimulam a comunicação e a oralidade.
· Para a realização do relatório siga a estrutura do Modelo do Relatório*. 
Relatório Atividade 
Situação Didática 12
1. IDENTIFICAÇÃO
	ESTUDANTE 
(Digitar nome completo, sem abreviações).
	
	NÚMERO DE MATRICULA
(Digitar o número de matrícula na UNIJORGE)
	
	Unidade (Polo):
	Período de realização da atividade prática:
2. RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO
	1. INTRODUÇÃO
	A introdução deve conter uma contextualização da escola campo de sua pesquisa, ressaltando a turma do 1º ano do Ensino Médio, foco de seu trabalho, descrevendo o perfil desses alunos, bem como a concepção de ensino da língua inglesa percebida por você. Informe os dias em que assistiu a essas aulas e como essa atividade aconteceu.
	2. DISCUSSÃO SUCINTA
	
	Com base nas informações produzidas a partir da pesquisa realizada na escola selecionada por você, mais especificamente na sala de aula de uma turma do Ensino Médio, produza um texto analisando todo o processo investigado no que se refere ao ensino da língua inglesa e as práticas (leitura, oralidade e escrita) mais trabalhadas pelo professor, bem como os conteúdos e estratégias a elas relacionados. Faça também uma reflexão sobre o que foi observado na prática docente e a formação voltada para uma didática marcadamente tradicional, o que ainda se observa em muitas escolas, em que se privilegia a transmissão de conhecimentos e a memorização.
	
	3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (máximo 15)
	Essa seção deve apresentar as referências bibliográficas conforme normas da ABNT.

Continue navegando