Buscar

O etnocentrismo, Antropologia

Prévia do material em texto

Atividade 3
O etnocentrismo.
Não precisamos ir muito longe para reconhecer que algo muito desagradável e cruel, em relação a convivência entre pessoas acontecem todos os dias, a cada minuto, a cada olhar soberba de alguém que se acha melhor do que o outro. Desde criança, me perguntava o Porquê de tanta violência, pois a cultura imposta pela a sociedade era e ainda é, muito desumana, logo fui entendendo que eu não precisava compactuar com a postura da sociedade em relação a raça, a religião e o desrespeito com o outro. Já se passaram muitos anos desde a minha primeira percepção do etnocentrismo e nada mudou, hoje vivemos o retrocesso promovido por um governo que incita a violência e o ódio, e faz homenagem a torturadores, dando margem ao aumento do etnocentrismo. 
As perseguições religiosas estão cada vez mais presentes nos dias de hoje, como as que sofrem os Umbandistas e outras religiões. 
Temos também como por exemplo, grupos como os de vendedores ambulantes, esses agridem pessoas do mesmo grupo, apenas por serem de Nacionalidades diferentes, temos hoje perseguição contra, os Haitianos, os Bolivianos e outros, principalmente em regiões como, Brás e Rua 25 de Março, região central de São Paulo; esses sofrem muito para conseguir trabalhar em meios a comércios onde existe muita disputa por grupos que se denominam melhores e mais poderosos. Enfim, esses comportamentos existem pelo o mundo a fora, principalmente aqui no Brasil por termos a diversidade cultural e miscigenação de raças. Quando temos julgamentos dos comportamentos dos hábitos, costumes e valores utilizando os nossos padrões, estamos agindo de forma etnocêntrico. Quando desconsideramos outras visões de mundo e inferiorizamos o inaceitável, ao nosso padrão estamos perdendo muito, estamos abrindo mão de uma cultura rica e que pode de alguma forma humanizar mais as pessoas.
O etnocentrismo é triste, é cruel, é a realidade, mas não temos que aceitar como uma sina, vamos continuar lutando contra esse tipo de comportamento, e educando essas e as novas gerações para que respeitem o outro.

Continue navegando