Buscar

PNLD: Programa Nacional do Livro e Material Didático

Prévia do material em texto

Formação pela Escola
 Paula da Silva Fagundes Brandão 
 Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD
Michele Cristina de lima 
BARRA DO PIRAÍ – RJ
 2022
INTRODUÇÃO
	Abordaremos nesse trabalho, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) que é formado por ações destinadas à distribuição de obras pedagógicas, didáticas e literárias, assim como, materiais de apoio para professores e alunos das escolas públicas da Educação Básica.
O PNLD nos permite participar de uma gestão democrática, possibilitando o exercício da cidadania, pois contribui para que alunos tenham acesso ao livro e com isso garanta permanência dos mesmos na escola.
DESENVOLVIMENTO
 A participação de todos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), é muito importante, fortalecendo as ações da cidadania e democracia.
A importância da escolha democrática desses materiais, com a participação ativa dos professores, visa complementar a prática e o fazer docente. É fundamental frisar que tais materiais devem estar relacionados ao Projeto Político Pedagógico da escola.
A equipe diretiva com os professores de cada Unidade Escolar se reúne para a escolha das obras, anteriormente aprovadas pelo MEC, seguindo o edital disponibilizado pelo FNDE.
Em 2019, o PNLD configurou um ciclo de 4 anos para os livros nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois eram 3 anos.
 Os livros são feitos com uma estrutura que seja resistente para que ocorra a reutilização.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, avalia a qualidade desses livros, garantindo a durabilidade do mesmo.
Os livros didáticos do PNLD, podem ser:
- Reutilizáveis: devem ser conservados e devolvidos às escolas no final do ano.
-Consumíveis: os alunos não precisam devolver, pois passam a ter a guarda definitiva.
Se acontecer diferenças entre a quantidade de alunos e de livros ( sobrar ou faltar), é preciso verificar a possibilidade de remanejamento entre as escolas.
Nossa Unidade de ensino é Educação Infantil, não vivenciamos a realidade de: remanejamento/conservação/devolução.
Conversando com outras Unidades, percebemos que é muito importante a conservação dos livros. Atitudes que podem ser feitas:
-Reuniões com os pais, explicando toda história do PNLD, relatando que outros alunos usarão os livros, já seria um início para incentivar a conservação.
-Cartazes pela escola, incentivando o cuidado com os livros como: não manusear o livro com as mãos sujas ou molhadas, não dobrá-los, não deixá-lo em qualquer lugar etc.
CONCLUSÃO
O livro didático deve ser um aliado, um norteador das práticas do professor, mas não deve ser o único suporte pedagógico e nem limitar a ação docente.
 Concluímos a importância da utilização do livro didático como mais uma ferramenta na prática docente e discente, contribuindo para a formação das estratégias de ensino.
 
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld>. Acesso em: 10/08/2022.
E-DOCENTE. PNLD: TUDO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO. Disponível em:
<https://www.edocente.com.br/blog/pnld/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/>. Acesso em: 06 ago. 2022.

Continue navegando