Buscar

Estudo de Caso 8 Descomplica 2022 - Janiane Mayra Valério

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: Janiane Mayra Valério
Curso: MBA em Gestão Estratégicas de Projetos e Metodologias Ágeis
Área: 	Gestão					Nº do estudo de caso: 8
Os desafios do empreendedorismo e da inovação no cenário pós-covid
A crise mundial causada pela pandemia da covid 19 impactou negativamente a TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) no Brasil de acordo com o relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizado pelo Sebrae e pelo IBQP. Nos últimos dois anos, os reflexos da pandemia, atrelados à crise no fornecimento de itens fundamentais e ao aumento dos custos, corroboraram para a diminuição de 9,4 milhões de empreendedores. Em 2021, 43 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos lideravam seu próprio negócio.
Com a necessidade de implementar novas formas de fazer as coisas, se observou um crescimento significativo de empreendedores digitais, 54% destes iniciaram suas atividades durante a pandemia. Um estudo realizado pela Cisco chamado Índice de Banda Larga Cisco (Broadband Index), revelou que a qualidade, o acesso e o uso de banda larga doméstica necessitam de melhorias relevantes para garantir a entrega da maioria dos negócios que dependem da internet.
Por meio dos dados apontados acima é possível compreender que um dos maiores desafios dos empreendedores, no Brasil, é se manter no mercado. O processo de empreender exige mapeamento de oportunidades e união de recursos, apesar do cenário de incertezas. Planejar estrategicamente e focar em revisões comerciais, no cenário atual e na documentação adequada gera credibilidade, solidez e um nível de segurança relacionado à boa proposta do empreendimento em si.
A demanda da população por oportunidades e produtos/serviços disruptivos insere o empreendedor em uma posição desafiadora, a da inovação. Identificar oportunidades, explorando ao máximo a criatividade e as ideias atuando na criação de valor é o que mantém o negócio à frente da concorrência.
Ter como cerne um plano de negócios bem definido, realizar constantemente um estudo de tendências, aguçar os sentidos dos consumidores de modo a gerar uma melhor experiência a fim de agregar valor ao negócio, são algumas das possibilidades de manter a inovação no cenário pós-covid.
É de suma importância a geração de novos negócios alinhados a um propósito com vistas ao sucesso neste cenário econômico focando em melhoria contínua, expansão dos canais de venda, nível de satisfação do cliente e pós-vendas para assim contribuir para a perenidade econômica da organização.
Conclui-se que as estratégias por parte dos empreendedores, permanecerão cautelosas para todos os novos projetos de inserção no mercado, readequação e expansão de negócios já existentes. Faz-se necessária uma análise dos modelos e cenário atual para garantir a assertividade na tomada de decisões e alcance do público-alvo que agreguem para a prosperidade do negócio.

Continue navegando