Buscar

Ciclo 2 - Fundamentos da Educação

Prévia do material em texto

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: CAIQUE LOPES MENDES – RA: 8164382
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA 
ATIVIDADE CICLO 2
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROFESSORA: MARIA CECILIA DE OLIVEIRA ADÃO
SÃO PAULO
2022
A) O nome do mito escolhido:
A Lenda de Teseu
B) Breve resumo do mito:
	
Teseu era filho do Rei Egeu da cidade de Atenas, mas foi deixado com a mãe em outro país desde seu nascimento, sem conhecer a identidade de seu pai. Ao chegar à juventude, foi enviado pela mãe para Atenas, a fim de que herdasse o reinado. A caminho de seu destino, Teseu mostrou suas qualidades tirando a vida de bandidos, tornando-se famoso e querido pelo povo mesmo antes de chegar a Atenas. Lá chegando, foi recebido pelo Rei Egeu, que estimulado pela esposa, tentou matar Teseu, sem saber que ele era seu filho. A morte não chegou a ocorrer, pois Teseu se declarou como filho, sendo reconhecido pelo pai. Pela bravura de Teseu, seu pai o envio a Ilha de Creta com a finalidade de matar, Minotauro, um perigoso mostro preso no Labirinto de Creta, uma construção repleta de caminhos e passagens dispostos da maneira mais confusa possível, para impedir que qualquer pessoa pudesse sair de suas entranhas. Tal labirinto construído pelo arquiteto Dédalo, a pedido do poderoso Rei Minas, cujo filho havia sido morto ajudando o Rei Egeu, por isso, todos os anos, o Rei Egeu era obrigado a sacrificar sete moças e sete rapazes atenienses ao mostro.
Chegando em Creta, junto com os demais jovens que seria entregue ao mostro,Teseu conhece Ariadne filha do Rei Minas, que apaixonada por ele, procurou Dédalo para descobrir o segredo para sair do labirinto, dando então um novelo de linha para Teseu, para que ele fosse desenrolando à medida que entrasse no labirinto. Assim Teseu matou o Minotauro e conseguiu sair do confuso labirinto, levando de volta para Atenas os jovens atenienses e Ariadne, que morreu a caminho. O rei Egeu achando que o filho teria morrido se matou. Teseu então assumiu o trono de seu pai tornando-se um rei muito bom para Atenas. Morreu assassinado por um amigo, havendo indícios que foi banido de Atenas. Com sua morte, foi novamente considerado por seu povo como herói e protetor dos indefesos.
C) Explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica:
 “A educação no período homérico não se preocupava com métodos de aprendizagem, mas sim, estava direcionada ao seu fim, ou seja, à determinação da finalidade da educação e aos meios para concretizá-la” (MURARI, AMARAL, PEREIRA MELO, 2009). Compreendendo assim apenas aspectos técnicos e éticos, como contexto para a formação. Os mitos por sua vez incitavam os jovens a adquirirem virtudes modelares ao dos personagens mitológicos. Teseu por exemplo apresentava tais aspectos, e representa o homem- herói, que descreve bem o processo de formação homérico, pois com suas aptidões físicas e coragem derrotou Minotauro, se tornou Rei de Atenas, e com sua honra e nobreza foi considerado um rei muito justo por todos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS, SG., and AVANCI, JQ. Apresentação. In: Labirinto de espelhos: formação da auto- estima na infância e na adolescência. Rio de Janeiro 2014. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/vdywc/pdf/assis-9788575413333-02.pdf > Acesso em: 24 de abril de 2022.
KRASTANOV, S. V. CORREÊA, R. A. Fundamentos Histórico e Filosófico da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.
MURARI, AMARAL, PEREIRA DE MELO. In. Objetivos e características da Educação Homérica: uma reflexão sobre o conceito de Areté. 2009. Disponível em < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2562_1928.pdf> Acesso em: 24 de Abril de 2022.

Continue navegando