Buscar

atividade 2 Quimica

Prévia do material em texto

Nome: Soraya de Paula Lima RGM: 423.836
	UM BREVE DESCRITIVO DO EXPERIMENTO
Relatório Aula 6
	PERGUNTA
	
Onde podemos aplicar o preparo de soluções na Engenharia Ambiental/Sanitária?
	RESPOSTA
	Pode-se aplicar junto as indústrias farmoquímicas, indústrias de fermentação, alimentos e de derivados químicos da madeira. O engenheiro assim pode utilizar os seus conhecimentos para solucionar problemas técnicos relacionados ao meio ambiente e outros. Dentre essas aplicações estão a química do músculo, química industrial, combustão, química atmosférica, oxidação e a bioquímica.
	
	UM BREVE DESCRITIVO DO EXPERIMENTO
	Será aqui descrito o preparo de soluções e diluição, bem como a padronização de soluções e técnicas de titulações, que poderão ser utilizadas dentro da Engenharia Ambiental / Sanitária.
	PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	Garante-se a própria segurança utilizando jaleco e calçado fechados, tem-se cuidado com os reagentes, bem como a segurança da qualidade dos resultados do experimento, realizando a higienização das vidrarias antes do procedimento de calibração para se obter resultados confiáveis. Verifica-se também se o laboratório está preparado para a realização do experimento.
Inicia-se o procedimento para o preparo da solução sabendo-se previamente as quantidades a serem utilizadas, que nesse caso são: 0,3g de NaOH e 0,03g de NaOH.
Será necessário pesar a massa com o valor mais aproximado possível das quantidades pedidas, utilizando-se uma balança analítica. Para isso descarta-se o peso do béquer onde aos poucos e cuidadosamente coloca-se pequenas quantidades de NaOH usando uma espátula para esse procedimento. Aguarda-se a estabilização da balança e anota-se o valor exato conseguido.
Para inicar a diluição, retira-se o béquer da balança, acrescenta-se 100ml de água destilada e com um bastão de vidro macera-se o NaOH até estar homogêneo. Essa solução será transferida para um balão volumétrico com a ajuda de um funil, onde deveremos completar com água deslidada até os 250ml, tendo o menisco como referência agitando levemente a solução para homogeneizar.
Para a padronização da solução devemos preparar uma quantidade a mais, precavendo alguma perda acidental, erros de medida, repetição, etc. O reagente a ser utilizado será o Biftalato de potássio e para esse experimento será feito em duplicado para se obter maior confiabilidade no processo.
Para esse procedimento marca-se previamente as vidrarias a serem utilizadas como por exemplo: nº 1 e nº 2 no béquer e erlenmeyer respectivamente.
Inicia-se novamente a pesagem do reagente anulando-se o massa referente ao béquer. Utiliza-se 1,5g de biftalato de potássio, repetindo esse processo 2 vezes para a utilização em duplicado. Aguarda-se a estabilização do peso e anota-se os valores exatos respectivamente em casa pesagem.
Para a diluição dessas massas utiliza-se uma proveta com 20ml de água destilada e passa-se para o béquer nº 1 e a seguir a mesma quantidade de água para o béquer nº 2. Com outro bastão limpo macera-se a solução e transfere-se a solução preparada para o erlenmeyer.
Para a titulação irá ser utilizado o reagente indicador fenolftaleína com apenas 2 a 3 gotas que serão suficientes para verificar se a solução é confiável. Para isso agita-se o erlenmeyer até ficar homogêneo.
Para o processo de titulação iremos utilizar a bureta, mas inicialmente iremos homogeneizar a mesma lavando com água, depois descarta-se completamente a mesma. A seguir utilizamos a solução para homogeneizar e também descartamos, para tornar assim o experimento mais confiável. Inicia-se o processo de titulação colocando o volume correto na bureta e ajustando a vazão em gotejamento para dentro do erlenmeyer agitando levemente até obter uma coloração. Logo que aparecer a coloração, para-se o gotejamento.
Anota-se sempre as massas e volumes consumidos na bureta.
Para a quantidade de 0,03g de NaOH que é dez vezes mais diluída que a outra no primeiro experimento, utiliza-se uma alíquota de 10ml, transfere-se para outro balão volumétrico e completa-se com água destilada até o menisco. Procede-se de igual forma.
	LISTAS DE MATERIAIS E REAGENTES
		Hidróxido de sódio (NaOH)
	Biftalato de Potássio
	Água destilada
	Fenolftaleína
	Erlenmayer, Béquer, balança analítica, espátula, funil, balão volumétrico, bastão de vidro, proveta e bureta.
Unigran EAD Polo Lisboa, 2022
Nome: Soraya de Paula Lima RGM: 423.836
	UM BREVE DESCRITIVO DO EXPERIMENTO
Relatório Aula 8
	PERGUNTA
	
Onde podemos aplicar galvanização na Engenharia Ambiental/Sanitária?
	RESPOSTA
	A corrosão de materiais como ferro e aço trazem muitos prejuízos não só econômicos, como ambientais. Uma maneira de impedir ou evitar essa corroção é o processo de galvanização. Para fins de licenciamento ambiental é utilizado p processo (técnica) de galvanoplastia (cobragem, cromagem, douração, estanhagem, zincagem, niquelagem, prateação, esmaltagem, entre outros). Há também a possibilidade de utilização dos resíduos líquidos da galvanoplastia no tratamento dos efluentes.
	
	UM BREVE DESCRITIVO DO EXPERIMENTO
	Será realizado um procedimento de galvanoplastia, ou seja, é uma técnica que visa fazer um revestimento que confira proteção contra desgastes devido a sua manipulação, corrosão, utilização rotineira, etc.
	PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	Foi posto num béquer uma solução de sulfato de zinco, onde também mergulhamos uma placa de zinco. Em um outro béquer pusemos uma solução de sulfato de cobre, onde mergulhamos uma placa de cobre. No meio utilizamos uma ponte salina, ou seja, uma pequena mangueira de silicone vedada com algodão. Utilizando um multímetro, iremos fazer uma medição para verificarmos se há algum tipo de corrente elétrica através de um processo de oxidação e redução.Verificou-se que no multímetro havia uma variação de corrente onde ainda podemos observar que o cobre está a oxidar sendo esse o (ânodo) polo positivo; e temos o zinco que está reduzindo e onde está havendo um desprendimento de elétons.
	LISTAS DE MATERIAIS E REAGENTES
	Béquer
Multímetro
Mangueira de silicone (vedada com algodão)
Solução de Sulfato de zinco
Solução de Sulfato de cobre
Placa de zinco
Placa de cobre
Polos: 1 negativo e 1 positivo
Unigran EAD Polo Lisboa, 2022

Continue navegando