Buscar

PORTFÓLIO 3 E 4 SEMESTRE SERVIÇOS JURÍDICOS CARTORÁRIOS E NOTARIAIS 2022 2 - A participação do idoso na concretização da democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Há 09 anos
Já imaginou sempre tirar NOTA MÁXIMA em seu Portfólio assim como os demais Cursistas fazem sem precisar quebrar cabeça e perder noites confeccionando-o?
Então, seja muito bem vindo(a), meu nome é RAILDO, sou especialista em confecção de portfolios de Ciências Contábeis, Economia, Administração, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão Púbica, Educação Física, Serviço Social, Produção Industrial, Negócios Imobiliários entre outros Cursos da UNOPAR e ANHNAGUERA, estou no mercado há 09 (NOVE) anos, tenho muitos clientes satisfeito Graças a DEUS. Estou aqui para te ajudar a tirar uma nota máxima em seu trabalho acadêmico e já tenho pronto para envio este: 
PORTFÓLIO 3º E 4º SEMESTRE SERVIÇOS JURÍDICOS CARTORÁRIOS E NOTARIAIS 2022.2 - A participação do idoso na concretização da democracia.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A participação do idoso na concretização da democracia
A democracia tem sido um assunto de extrema relevância no cenário político brasileiro, pois sua manutenção e fortalecimento revelam nosso compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a proximidade das eleições a nível federal aprofunda, ainda mais, esse debate. 
Para tratarmos da efetiva democracia e não apenas de uma democracia formal, é preciso ter em mente que nossos processos de escolha precisam estar pautados na inclusão dos vários grupos sociais, inclusive aqueles mais vulneráveis que carecem de políticas públicas mais inclusivas.
Nesse cenário, nosso enfoque de estudo é sobre a necessidade da discussão acerca da inclusão na população idosa de maneira efetiva nos processos eleitorais, mesmo diante do voto facultativo a partir dos 70 (setenta) anos, conforme previsão no texto constitucional. Em nossa última eleição, tivemos estudos estatísticos que demonstraram que boa parte de nosso eleitorado é representado mais por pessoas idosas do que por jovens que, entre os 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, também possuem o voto facultativo. 
A partir de um estudo estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020, 1 (um) a cada 5 (cinco) eleitores que participaram das eleições municipais é idoso e isso representou uma marca histórica1:
Caso tenha interesse entre em contato:
WhatsApp: 073 99912 5456
E-mail: raildoyy@gmail.com