Buscar

A Importância da Filosofia na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba 
 Licenciatura em pedagogia
 
Filosofia da educação l Prof: Antônio Alberto Pereira 
Nome: Raiane da Silva Venâncio Felix 
Resumo do texto: Para que Filosofia?
 As evidências do cotidiano: no dia a dia fazemos perguntas a todo tempo, com expetativa de obtermos respostas. Assim, uma pergunta contém, mesmo que silenciosamente, várias crenças que não à questionamos. Acreditamos que a realidade é feita de casualidades, que podemos conhecer e, até mesmo, controlar para uso próprio. 
 Fazemos julgamentos e comparações, distinções do certo e errado de acordo com o que tomamos como correto. Portanto, acreditamos que as pessoas possuem vontades, e por isso possuem caráter, à sua moral. Somos seres sociais, morais e racionais, e é isto que nos tornam seres pensantes dotados de raciocínio. Nossa vida cotidiana e feita de crenças que nem sempre perdemos e achamos naturais.
 Atitude filosófica: se começássemos a nos questionar por perguntas inesperadas, substituindo sucessivamente seus questionamentos.
 E se, ao invés, de sempre nos relacionar com seres de valores morais semelhantes aos nossos e nos distanciar dos que discordam, preferisse nos analisar: o que é um valor moral?. Esse alguém, estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.
 Atitude crítica: de início temos duas características de atitudes filosóficas, a negativa e a positiva. Elas constituem o que chamamos de atitude críticas e pensamento crítico. A Filosofia inicia dizendo não as crenças e aos preconceitos do senso comum. O patrono da Filosofia, Sócrates afirma que a primeira verdade fundamental filosófica é dizer: “Sei que nada sei”.
 Para que Filosofia: costumamos fazer este questionamento, no entanto, não nos questionamos sobre as outras ciências e as artes, pois já é de se imaginar que elas tenham utilidade, finalidade, Isto é, aplicação na realidade. Mas, pensamento, procedimentos espaciais para lidar com fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo doa saberes, tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. Os cientistas partem dessas questões, mas é a Filosofia quem os formula e busca resposta pra elas. A Filosofia como finalidade ensinar nos a virtude, que é o princípio do bem viver 
 Atitude filosófica: indagar 
 A atitude filosófica inicia dirigindo as indagações ao mundo que nós rodeia e as relações que nos mantemos com ele, essas questões se referem à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar, por isso as perguntas da Filosofia se dirige ao próprio pensamento.
 A reflexão filosófica: são perguntas sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir, sobre essência, significado ou a estrutura e a origem de todos as coisas.
 Filosofia um pensamento sistemático: a Filosofia opera sistematicamente, com coerência e lógica, que tem uma vocação para formar um todo daquilo que parece de modo fragmentado em nossa experiência cotidiana. Exigem que as questões sejam válidas e as respostas verdadeiras, e estejam relacionadas entre si.
 Em busca de uma definição da Filosofia, descobrimos que não há apena uma definição, mas várias. Porém, além de várias, as definições parecem contradizer se.
 As quatros principais definições gerais são: Visão do mundo (está é uma definição coletiva que se exprime em ideias, valores e práticas de uma sociedade). Sabedoria de vida (É a ação uma ação de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando se à suas vidas de modo ético sábio). Esforço racional para conhecer o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (Essa definição procura discutir até o fim o sentido e o fundamento da realidade. A consciência filosófica procura explicar e compreender o que parece ser irracional e inquestionável ). Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas (Essa definição visa o estudo e à interpretação de idéias ou significados gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc.
Podemos compreender que a Filosofia se interessa por aquele instante que a realidade natural e a histórica tornam se enigmáticas quando o senso comum, as ciências e as artes são sabem o que pensar e dizer. Sendo assim, à atividade filosófica capta a filosofia como análise, reflexão e crítica. Por fim, cada filósofo define a Filosofia do seu modo, mas podemos dizer que a Filosofia é o mais útil dos saberes de que os seres humanos são capazes.

Continue navegando