Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A homeopatia, fundamentada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, é um modelo terapêutico que propõe o princípio de cura pela similitude, através da administração de doses infinitesimais de substâncias medicinais que, ao terem sido experimentadas previamente em pessoas sadias, apresentaram sintomas semelhantes aos do indivíduo enfermo. Essa terapia baseia-se na utilização de preparações medicamentosas com diversas escalas de diluição, que visam a promover a cura do paciente por meio de uma estimulação do organismo, levando-o a homeostasia.
Disserte sobre as etapas de preparação de um medicamento homeopático.
Resposta esperada
Para manipular um medicamento homeopático, a primeira preparação, feita a partir dessas substâncias de base, é a tintura-mãe, que pode ser obtida ao colocar a droga vegetal em contato com uma combinação de água e álcool, a qual é agitada de modo regular durante vários dias (lembrando o processo de maceração). Se a matéria de base é um mineral, este é utilizado pulando-se a etapa da tintura-mãe; o mineral é triturado em um pilão até ficar solúvel; a partir de então, são feitas as primeiras diluições. Por fim, se a substância for de origem animal, ela passará pela trituração, assim como as substâncias de origem mineral. Qualquer produto resultante da trituração deve ser homogeneizado logo depois dessa primeira etapa. Assim, as etapas subsequentes necessárias para produzir um medicamento homeopático são a diluição e a dinamização.
- Diluição: consiste em colocar a base (tintura-mãe, produto da trituração etc.) em contato com um diluente e, em seguida, repetir o processo várias vezes. O diluente pode ser água, álcool, sacarose, lactose ou soro fisiológico, de acordo com o caso. Dois métodos podem ser utilizados: a diluição hahnemanniana e a diluição korsakoviana.
- Dinamização: é uma série de agitações (as chamadas “sucussões”) da mistura depois de cada diluição, para favorecer o contato entre o diluente e o diluído, e facilitar a eclosão. Na homeopatia, não se dissolve, mas se “faz eclodir” a informação trazida pela substância de base; a dinamização aumenta a impregnação do diluente, favorece a troca e, por meio do próprio movimento, aumenta a energia. Atualmente, as preparações homeopáticas podem ser realizadas mecanicamente, num aparelho chamado dinamizador, que se encarrega das duas etapas, diluição e dinamização.
Minha resposta
Para manipular um medicamento homeopática. A 1 preparação, será feita a partir dessas substância de base, a tintura-mãe , que pode ser obtida ao colocar a droga vegetal em contato com uma combinação de água e álcool , sendo agitada de modo regular por vários dias. Se a matéria de baee é um mineral , este é utilizado pulando a etapa da tintura- mãe . O mineral é triturado em um pilão até ficar solúvel ; só então , são feitas as primeiras diluições . Se a substância for de origem animal , ela passará pela trituração, assim como as substâncias de origem mineral . Qualquer produto resultante de trituração deve ser homogeneizado logo depois dessa primeira etapa . as próximas etapas são: Diluição e a Dinamização Diluição-> Consiste em colocar a base em contato com um diluente e, em seguida , repetir o processo várias vezes . O diluente pode ser água, álcool, sacarose , lactose ou soro fisiológico, de acordo com o caso. Dois métodos podem ser utilizados: a diluição hahnemanniana e a diluição kirsakoviana. A Dinamização-> É uma série de agitações da mistura depois de cada diluição. para favorecer o contato entre o diluente e o diluído, e a facilitar a eclosão . Na homeopatia, não se dissolve , mas se "faz eclodir " a informação trazida pela substância de base ; a dinamização aumenta a impregnação do diluente, favorece a troca e, por meio do próprio movimento , aumenta a energia .
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Observe que a resposta formulada por você contempla o esperado.
2
De fato, os metabólitos secundários representam uma interface química entre as plantas e o ambiente circundante, e a sua síntese, seja a nível de composição ou quantidade, frequentemente é afetada de acordo com as condições desse ambiente a que o vegetal está exposto. Alguns produtos secundários exercem suas funções pela semelhança com metabólitos endógenos, receptores, hormônios ou neurotransmissores e, por isso, possuem efeito benéfico nos sistemas fisiológicos humanos.
Como são classificados os metabólitos secundários e quais atividades biológicas podemos relacionar com essas diferentes classes?
Resposta esperada
- Compostos fenólicos (ácidos fenólicos, flavonoides taninos, tocoferóis , polifenóis): moléculas pertencentes a essas classes são denominadas como antioxidantes naturais, ou seja, compostos que são capazes de interagir com radicais livres, espécies reativas de oxigênio (EROs) e espécies reativas de nitrogênio (ENOs).
- Terpenos: apresentam potencial atividade antimicrobiana, bactericida e também atividades anti-inflamatórias, relaxante muscular, tripanocida, larvicida contra o Aedes aegypti, dentre outras atividades.
- Glicosídeos: atualmente, a maioria dos esteroides utilizados como anticoncepcionais ou em terapêutica (anti-inflamatório, andrógenos, estrógenos, progestágenos). Suas propriedades farmacológicas demonstram potencial de ação hemolítica, citotóxica e molusquicida, atividade antifúngica e antiviral, atividade espermicida, atividade expectorante e diurética, atividade anti-inflamatória, atividade imunomoduladora e antitumoral.
- Compostos nitrogenados
- Digitálicos: apresentando alta eficácia no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e atividade inotrópica
- Alcaloides: substâncias que possuem acentuado efeito no sistema nervoso central.
- Os metabólitos secundários envolvidos na defesa contra patógenos no vegetal, que também podem apresentar ação antimicrobiana em outros organismos, e os metabólitos utilizados na defesa contra herbivoria, que, geralmente, apresentam atividade sedativa, relaxante muscular ou anestésica, e assim por diante.
Minha resposta
Os metabólicos secundários são definidos como moléculas orgânicas resultantes de várias reações anabólicas e catabólicas das estruturas celulares no processo do metabolismo basal e aparentemente não possuem relação com crescimento e desenvolvimento da planta. São característicos de um determinado grupo vegetal, enquanto os metabólicos primários estão distribuídos por todo o reino vegetal. O termo secundário toma como base o fato de que esses metabólicos são produzidos a partir de metabólicos conhecidos e oblíquos do metabolismo basal ou primário. Apesar de ser uma separação didática entre os tipos de metabolismo, devemos admitir que separar esses metabolismos em duas vias distintas não tem sentido se considerarmos os aspectos fisiológicos e biológicos. Esses metabólicos secundários têm importantes funções ecológicas nas plantas: • protegem as plantas contra herbívoros e patógenos; • servem como atrativos ( aroma, cor, sabor) para polinizadores • funcionam como agentes de competição entre plantas e de simbiose entre plantas e microorganismo.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Observe que a resposta formulada por você contempla integralmente o esperado.

Continue navegando

Outros materiais