Buscar

Teste de Conhecimento em Antropologia e Sociologia


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	DGT0906_202002242582_TEMAS
	
	
	
		Aluno: SAMIRA ROSA VIDAL SILVA
	Matr.: 202002242582
	Disc.: ANTROPOLOGIA SOCIA 
	2022.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	EM2120371O SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E DA ANTROPOLOGIA
	 
		
	
		1.
		Na visão da teoria funcionalista, a sociedade é comparada a um organismo vivo, no qual cada parte do organismo contribui com sua sobrevivência e enfatiza a maneira pela qual as partes de uma sociedade são estruturadas para manter sua estabilidade. A teoria do suicídio de Durkheim é um exemplo clássico do que se conhece hoje por funcionalismo. As teorias funcionalistas têm quatro características principais, exceto:
	
	
	
	Enfatizam que o comportamento humano é governado por padrões estáveis de relações sociais, ou estruturas sociais.
	
	
	As teorias funcionalistas enfatizam que as estruturas sociais, baseiam-se, principalmente, em valores compartilhados.
	
	
	O funcionalismo sugere que o restabelecimento do equilíbrio social é a melhor solução para os problemas da sociedade.
	
	
	As teorias funcionalistas mostram como as estruturas sociais mantêm ou enfraquecem o equilíbrio social.
	
	
	As teorias funcionalistas buscam argumentar que, as pessoas estavam expressando contentamento porque conseguiam menos do que esperavam da vida.
	Data Resp.: 04/09/2022 14:54:19
		Explicação:
A resposta certa é: As teorias funcionalistas buscam argumentar que, as pessoas estavam expressando contentamento porque conseguiam menos do que esperavam da vida.
	
	
	 
		
	
		2.
		Os teóricos funcionalistas analisam o comportamento da sociedade de larga escala e se concentram no aspecto subjetivo da vida social. O interacionismo incorpora algumas características importantes, exceto:
	
	
	
	Enfatiza que a vida social só é possível na medida em que as pessoas atribuem significado às coisas.
	
	
	 Explica que o comportamento social requer a compreensão dos significados objetivos que as pessoas associam às suas circunstâncias pessoais.
	
	
	Insiste no fato de que as pessoas ajudam a criar suas circunstâncias sociais e não simplesmente reagem a elas.
	
	
	Ao se concentrar nos significados subjetivos que as pessoas criam em pequenos ambientes sociais, os interacionistas às vezes acabam por validar pontos de vista não oficiais ou impopulares.
	
	
	Concentra-se na comunicação interpessoal em ambiente microssociais.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:14
		Explicação:
A resposta certa é:  Explica que o comportamento social requer a compreensão dos significados objetivos que as pessoas associam às suas circunstâncias pessoais.
	
	
	 
		
	
		3.
		(IFRJ- 2011) Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que:
	
	
	
	O pensador Max Weber observou a pobreza e o descontentamento produzidos pelo capitalismo e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem, justificando assim o comportamento humano.
	
	
	Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.
	
	
	Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
	
	
	Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.
	
	
	 Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:20
		Explicação:
A resposta certa é: Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
	
	
	EM2120373ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
	 
		
	
		4.
		A estrutura social é um tema presente nos estudos sociológicos que tem grande impacto na qualidade de vida da população. Baseado nisso, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida. 
	
	
	Uma pessoa moradora de uma residência simples, sem saneamento básico, está satisfeita por ter uma moradia e considera-se em boa condição social. 
	
	
	A classe média no Brasil é caracterizada por possuir grande acúmulo de dinheiro que a torna uma estrutura social frágil, se comparada a outras organizações sociais.
	
	
	Os movimentos sociais funcionam como mecanismos que incentivam a criação de espaços sociais, os quais dão independência econômica à população.
	
	
	A desigualdade social fundamenta-se na habitação, pois a obtenção de outros elementos de sobrevivência depende, exclusivamente, dos indivíduos. 
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:34
		Explicação:
A resposta certa é: A estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida. 
	
	
	 
		
	
		5.
		O Brasil é um país subdesenvolvido que ainda possui uma significativa quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Sobre os fatores que contribuem para a construção e a permanência da pobreza no País, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A pobreza brasileira não é causada por um episódio único, e sim resultado de uma série de fatores históricos, sociais, conjunturais e políticos.
	
	
	O desenvolvimento tardio do Brasil configura-se como uma das causas do quadro de pobreza no País.
	
	
	A histórica dependência econômica que o Brasil tem em relação às nações desenvolvidas e aos organismos financeiros internacionais agrava ainda mais a desigualdade social e a pobreza existentes no País.
	
	
	O tipo de colonização ao qual o Brasil foi submetido no passado exerce influência até os dias atuais na distribuição da riqueza no País.
	
	
	Fatores históricos possuem influência insignificante na expressiva quantidade de pessoas que vivem na pobreza no Brasil. O principal fator reside em uma tradição cultural de desvalorização do trabalho. A maior parte dessas pessoas opta por não trabalhar por comodismo ou escolha.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:38
		Explicação:
A resposta certa é: Fatores históricos possuem influência insignificante na expressiva quantidade de pessoas que vivem na pobreza no Brasil. O principal fator reside em uma tradição cultural de desvalorização do trabalho. A maior parte dessas pessoas opta por não trabalhar por comodismo ou escolha.
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre o moderno conceito de cidadania, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos - civis, políticos e sociais.
	
	
	Os direitos sociais - parte fundamental da cidadania - dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, referem-se à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
	
	
	As grandes revoluções políticas europeias dos séculos XVII e XVIII marcaram o início da expansão dos direitos
políticos para camadas populacionais antes excluídas da condição de cidadãos.
	
	
	Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
	
	
	A emergência dos Estados de Bem-estar Social no século XX foi importante impulsionador dos direitos sociais e, portanto, um fenômeno relevante para a consolidação da cidadania moderna.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:52
		Explicação:
A resposta certa é: Os direitos sociais - parte fundamental da cidadania - dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, referem-se à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
	
	
	EM2120746ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
	 
		
	
		7.
		A invenção da máquina de imprensa possibilitou a formação das comunidades de leitores (grandes massas de leitores que tinham acesso a livros até então de escassa circulação), bem como a formação de um aparato comercial em torno da leitura - algo que começou a aparecer no século XVIII (FERNANDES, Cláudio. Invenção da Imprensa. Mundo Educação UOL, s.d.)
Em relação à invenção e desenvolvimento da máquina de imprensa, indique a afirmação falsa:
	
	
	
	A habilidade de ler e entender gerou a necessidade de erradicar as barreiras do analfabetismo, resultado da falta de educação formal.
	
	
	O desenvolvimento da impressão fez com que a escrita virasse um meio de comunicação de massa.
	
	
	Passou a ser possível se comunicar com um grande número de pessoas, ao contrário dos manuscritos, que ficavam limitados a um pequeno número de pessoas da elite que tinham acesso a eles.
	
	
	A tecnologia para disseminar textos escritos foi automaticamente disponibilizada para todos.
	
	
	Pela primeira vez, cópias de mensagens podiam ser produzidas de forma econômica e distribuídas com facilidade, diminuído as distâncias de tempo e espaço.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:55:56
		Explicação:
A resposta correta é: A tecnologia para disseminar textos escritos foi automaticamente disponibilizada para todos.
	
	
	 
		
	
		8.
		As primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C.. Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos ¿ dois milênios mais tarde ¿ ganhassem forma. De fato, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade (SOUSA, Rainer. Origem da Escrita. Mundo Educação UOL, s.d.)
Com base na invenção da escrita, podemos afirmar que:
	
	
	
	O Velho Testamento, Novo Testamento e o Alcorão deixaram de ser importantes depois da invenção da escrita.
	
	
	A comunicação escrita foi uma grande inovação que permitiu a comunicação ao longo do tempo e espaço.
	
	
	A escrita foi o primeiro meio de comunicação de massa e é importante até hoje.
	
	
	Os sermões não foram importantes para a propagação de livros religiosos.
	
	
	A invenção da escrita não influenciou mudanças culturais.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:56:26
		Explicação:
A resposta correta é: A comunicação escrita foi uma grande inovação que permitiu a comunicação ao longo do tempo e espaço.
	
	
	EM2120374CORPO E SAÚDE NA VISÃO SOCIOANTROPOLÓGICA
	 
		
	
		9.
		''As medicinas tradicionais indígenas obedecem a níveis de casualidade e itinerários terapêuticos distintos do modelo biomédico ocidental, e procuram restabelecer o equilíbrio entre o indivíduo e o mundo. (...) A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas aprovada em 2007 afirma que os 'os povos indígenas têm direito a suas próprias medicinas tradicionais e a manter suas práticas de saúde, bem como desfrutar do nível mais alto possível de saúde, e os Estados devem tomar as medidas necessárias para atingir progressivamente a plena realização deste direito (artigo 24)'.'' (CMI, 2013 ¿ A Política de Atenção à Saúde Indígena no Brasil). Em relação às medidas tradicionais indígenas, é correto afirmar:
	
	
	
	As medicinas tradicionais não têm a mesma base científica de que a medicina ocidental e não devem estar presentes em trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	
	
	As medicinas tradicionais não são medicina de verdade, pois ainda partem de crenças mágicas e pajelanças exóticas, por isso não devem estar presentes em nenhum trabalho de saúde com povos indígenas.
	
	
	As medicinas tradicionais são diferentes, mas não menos importantes do que a medicina ocidental, e devem estar presentes apenas em trabalho de saúde com povos de culturas muito primitiva.
	
	
	As medicinas tradicionais são diferentes, mas não menos importantes do que a medicina ocidental, e devem estar presentem em qualquer trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	
	
	As medicinas tradicionais usam o mesmo modelo biomédico da  medicina ocidental e devem estar sempre presentes em qualquer trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:56:31
		Explicação:
A resposta certa é: As medicinas tradicionais são diferentes, mas não menos importantes do que a medicina ocidental, e devem estar presentem em qualquer trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	
	
	 
		
	
		10.
		Para responder a esta questão, leia o trecho a seguir, de Ferreira (2008, p. 478): ''Na relação sujeito x sociedade, existem interesses e necessidades (conscientes e inconscientes) tanto do sujeito, como, também, os interesses e estratégias de controle da ordem social. Os códigos de conduta, os interditos e os padrões de comportamento aceitos e valorizados socialmente influenciam o comportamento dos sujeitos com relação aos seus corpos. Como foi dito anteriormente, trata -se de uma relação topológica, não havendo o dentro e o fora.  Um influencia o outro simultaneamente.'' (FERREIRA, F. R. A produção de sentidos sobre a imagem do corpo. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 12, n. 26, p. 471-483, set. 2008.) O texto mostra como nosso corpo é determinado por padrões sociais.
Todas as alternativas a seguir indicam exemplos desses padrões, EXCETO: 
	
	
	
	São um exemplo de padrão  de comportamento definido socialmente nossos hábitos de beber refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois apenas água é uma necessidade fisiológica;
	
	
	São um exemplo de padrão de comportamento definido socialmente os horários  em que nos alimentamos, ainda que a necessidade de alimentar-se seja uma necessidade biológica. 
	
	
	É um exemplo de padrão de comportamento definido socialmente o fato de respirarmos constantemente, ainda que a necessidade de respirar seja uma necessidade biológica.
	
	
	São um exemplo de padrão de comportamento definido socialmente os pratos que elaboramos na cozinha, pois nosso corpo tem a necessidade de comer e seja uma necessidade biológica.
	
	
	É um exemplo de padrão de comportamento definido socialmente o nosso costume de dormir em camas e colchões, ainda que a necessidade de dormir seja biológica.
	Data Resp.: 14/09/2022 20:56:35
		Explicação:
A resposta certa é: É um exemplo de padrão de comportamento definido socialmente o fato de respirarmos constantemente, ainda que a necessidade de respirar seja uma necessidade biológica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina