Buscar

Ludicidade: Conceitos e Importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 PEDAGOGIA EaD
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares Semestre: 3º NOTA: 0,0 a 2,5
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini 
Acadêmico (a): Maria Gabriely Ribeiro Mendes RGM: 053.20605
Polo: Malacacheta MG
As atividades deverão ser respondidas atendendo as Orientações para cursar a disciplina de Ludicidade, texto postado no Arquivo, observando as datas de devolutiva.
Antes de responder as atividades, estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo e leia os artigos postados no Arquivo. Esses textos complementam as aulas. 
As demais Atividades deverão ser respondidas e postadas gradativamente, após receber as atividades anteriores já com as correções. Lembre-se: cada professor tem estratégias diferentes. Estude para aprender e será um profissional de sucesso no futuro!
Atividades da Aula 1 – 2022 2
1.1 - Olhar uma criança enquanto brinca com seu corpo e com os objetos, durante os primeiros meses de vida, comprova-se como ela apropria-se de si e do mundo a sua volta. Nesses contatos inicia-se a relação entre o lúdico e a criança, processo que continuará pela vida afora. Portanto, pode-se afirmar que: 
I – Nos primeiros meses a ação lúdica da criança inclui também a afeição, a imitação e, mais tarde a representação, ações que favorecem a vontade de crescer, de se desenvolver.
II – Nessa fase, a criança repete várias vezes a mesma ação porque lhe dá prazer e alegria e permite a ela conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao grupo social e cultural no qual convive. 
III - Essas primeiras ações lúdicas têm como finalidade desenvolver a identidade e a capacidade simbólica da criança. 
IV - A relação entre a criança e o adulto e dela com os objetos envolve não apenas o brincar pelo brincar, mas é bem mais complexo. 
V - O contato com outras crianças, nos primeiros meses de vida, é necessário para que ela construa sua autonomia. 
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A (X) I, II e IV
B ( ) I, III e V
C ( ) II, III e IV
D ( ) II, III e V
E ( ) III, IV e V 
1.2 - A brincadeira é atividade necessária para a criança em todas as fases do seu desenvolvimento porque:
I – Brincar livremente, num meio rico em estímulos, vai preencher necessidades que resultarão no avanço de seu desenvolvimento em múltiplos aspectos. 
II – Na brincadeira e no jogo a criança explora os objetos que a cercam, exercita sua agilidade física, experimenta seus sentidos e desenvolve seus pensamentos. 
III - Brincando e jogando a criança constrói a consciência de si, do outro e da relação entre ambos, desenvolvendo também o comportamento em grupo. 
IV – Na brincadeira as crianças interagem entre si e realizam atividades lúdicas necessárias para se conhecer, aprender e constituir-se como sujeitos concretos pertencentes ao grupo social e cultural no qual convivem. 
V – Na brincadeira a criança realiza ações que não conseguiria fazer na vida real, pois brincado ela pode sonhar, imaginar, criar, inventar situações diferenciadas.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A ( ) I, II e III
B ( ) II, III e IV
C ( ) III, IV e V
D ( ) I, III e V
E (X) Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado.
1.3 - Segundo Huizinga, “o jogo está presente em tudo o que acontece no mundo” e o autor destaca em latim, as designações mais importantes que o homem já recebeu:
I - Homo erectus: homem guerreiro, lutador.
II - Homo ludens: homem brincante, que joga.-
III - Homo habilis: homem que descobriu a América.
IV - Homo faber: homem fabricante, engenhoso. -
V - Homo sapiens: homem sábio, erudito. -
É correto apenas o que se afirmou em: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) I, II e V
C ( ) I, IV e V
D (X ) II, IV e V
E ( ) Todas as alternativas estão corretas
1.4 – Conceitos são expressões que definem, caracterizam ou representam uma ideia, um termo ou uma categoria, dentro de um contexto específico. Para entender a teoria lúdica, é preciso entender os principais conceitos que se aplicam na sua prática. Destacam-se a seguir:
I – Atividade lúdica é a expressão que engloba as ações ou atividades que proporcionam diversão, alegria e prazer. 
II – Brincadeira é uma atividade inata na criança resultando em comportamentos mecânicos e geradores de prazer. FALSOOO
III - Jogos pedagógicos ou didáticos são atividades que favorecem a aprendizagem, independentemente de estarem relacionados a determinado conteúdo. NÃO SEI 
IV – Lúdico é um termo que remete especificamente à infância, é a qualidade de qualquer ação que estimula a fantasia, o divertimento ou a brincadeira da criança. NÃO SEI
V - Brinquedos educativos são os materiais utilizados na educação infantil e que facilitam à criança adentrar no universo sociocultural, ampliando o desenvolvimento das áreas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais. VERDADE 
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I e II
B ( ) II e III
C ( ) II e IV
D ( ) III e IV
E ( X ) IV e V
Atividades da Aula 2 – 2022 2
2.1 - O jogo – “paidia” em grego – já estava presente na educação ocidental conforme as obras de filósofos da Grécia Antiga e, ao longo desses mais de dois milênios, destacam-se fatos importantes:
Simm I - O uso do jogo na Grécia Antiga era obrigatório entre os soldados, como preparativo para as guerras e nas lutas entre gladiadores.
SIM II - Afonso X, rei de Castela e Leon (Espanha), mandou produzir o primeiro “Livro dos Jogos” em 1283, na tentativa de resgatar e divulgar os jogos da época. 
Ss III - A Companhia de Jesus, no Século XVI, elaborou um método para ensinar latim aos povos das terras descobertas por meio de exercícios lúdicos. 
NAOIV – Pestalozzi criou o “Jardim de Infância” (Kindergarten), lugar onde as crianças deviam fundamentalmente brincar.
SIIM V – Os psicólogos Piaget, Vygotsky e Wallon comprovaram a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança.
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A ( ) I, II e III
B ( ) II, III e V 
C (X) III, IV e V 
D ( ) Todas as alternativas são falsas.
E ( ) Todas as afirmações estão corretas.
2.2 - Froebel, pedagogo alemão, é considerado o reformador educacional mais completo do século XIX e foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividade importante na educação das crianças. Dentre suas contribuições, destacamos:
SIMI – O autor enfatizava que a educação infantil é indispensável para a formação da criança e criou blocos de construção para o treino de habilidades nas atividades criadoras. 
II – O educador desenvolveu também um método pedagógico para educar órfãos de guerra e escreveu suas ideias sobre educação na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. 
SIM III - Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho para a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entende-lo. 
 SIM IV – Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. 
SIM V – O educador também foi precursor dos estudos da psicologia infantil
es. 
SIM IV – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), publicado em 1990, dispõe sobre a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, incluindo no Artigo 16 o direito à liberdade e no Inciso IV: direitode brincar, praticar esportes e divertir-se. 
SIM V - Em 1989, nova carta da ONU afirma que: “Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e éticas”.
 Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
São afirmações corretas:
A ( ) I, II e IV
B ( ) I, III e V
C ( ) I, II e III
D ( ) II, IV e V
E (X) Todas as afirmações são corretas
2.4 - A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei suprema e fundamental do Brasil, também denominada Carta Magna. Está dividida em títulos, capítulos e artigos. No Título VIII – Ordem Social, Capítulo VII – Da família, da criança, do adolescente e do idoso, encontra-se o Artigo 227. Baseado neste Artigo elabore um texto justificando a quem cabe o papel de assegurar esse direito às crianças e aos adolescentes. 
 Valor: 0,0 ( ); 0,2 ( ) ou 0,4 ( )
 - A resposta deve ter no mínimo 8 linhas, ser coerente, coesa e sem erros de grafia. 
 Segundo o artigo 227 da carta magna o princípio da prioridade absoluta determina que o direito de assegurar os direitos as crianças e aos adolescentes são de todos, é dever da sociedade, do Estado e da família, porém esse dever de zelar dos direitos desses jovens é em especial responsabilidade do Poder público, com total prioridade pelas políticas públicas e as ações do governo.
 Esses direitos que devem ser tomados sobre as crianças e aos adolescentes é por exemplo a educação que deve ser incentivada com a colaboração da sociedade para que esses jovens possam ter o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. Porém entre esse direito a outras diversidades que esses jovens possuem, dentre eles a proteção contra toda forma de negligência, exploração, abuso sexual, violência, crueldade e opressão

Continue navegando